João Allbert

João Allbert

João Allbert, piauiense natural de Luzilândia que começou com a carreira de fotógrafo aos 27 anos, atualmente trabalha como Fotógrafo no Palácio de Karnak, edifício-sede oficial do Governo do Piauí. João Albert já trabalhou como Repórter Fotógrafo em jornais como Meio Norte e Portal O Olho. Também tem fotos publicadas na National Geopraphic, Iphotochannel e na Agência de Notícias Magnum Photos. Idealizador de projetos como Los Senhoris, Sertanejos e DF, sendo esses projetos, propostas para sua primeira exposição para este ano.

Nome Completo: João Allbert

Descrição: Fotógrafo

Data de Nascimento: 02/11/1988

Local de Nascimento: Teresina-PI

Início da carreira

João Allbert inicialmente tinha o desejo de trabalhar com vídeos, especificamente com imagens de natureza, mas por conta do alto valor do equipamento de vídeo optou por adquirir uma câmera básica para iniciar na fotografia. João iniciou de fato na carreira de Repórter Fotográfico através de uma oportunidade no Jornal O Olho e posteriormente já cursando Jornalismo começou a trabalhar como estagiário no Jornal Meio Norte. No início da carreira, João não teve nenhuma influência específica, apenas o gosto e o desejo de trabalhar com fotografia.

As influências

O intuito de João Allbert no início da fotografia era retratar imagens da natureza, entretanto, por falta de um equipamento adequado e com as oportunidades de trabalhar em jornais aqui do Estado ele seguiu carreira no fotojornalismo retratando cenas do cotidiano transmitindo com sensibilidade o dia a dia do piauiense e muitas vezes denunciando o descaso de pessoas que ocupam as calçadas do Centro da cidade. As influências e inspirações para o estilo fotográfico de João Albert são o fotógrafo estadunidense Pete Muller, o também estadunidense Art Wolfe que trabalha com fotografias tanto de natureza quanto de humanidades e Steve McCurry, fotógrafo da National Geographic. Todos os fotógrafos citados são fotógrafos humanitários, ou seja, fotógrafos que retratam cenas cotidianas dos mais diferentes cenários sociais.

O cotidiano fotografado

Uma característica forte no trabalho do João Allbert é a maneira como ele retrata as cenas do cotidiano, não especificamente pessoas mas todo o contexto da cena, para ele a imagem deve contar a história do que estava acontecendo no momento em que ela foi capturada onde quem observa consegue interpretar e identificar o local e todo o conjunto que compõe a foto. O gosto por retratar o ambiente como um todo surgiu através das influências de fotógrafos já citados anteriormente.

A profissão de fotógrafo

Apesar de não ter seguido na área de ciências naturais, João Allbert não deixou de expressar sua paixão pela natureza, em um dos seus projetos, intitulado Cativeiro, no qual ele retrata a maneira como os animais são expostos em jaulas por puro entretenimento em zoológicos. Muitas vezes as condições em que os bichos são mantidos dentro das jaulas são extremamente inapropriadas e é com a fotografia que João denuncia, por meio de imagens em preto e branco, a situação dos animais.

O resgate por meio da fotografia

O trabalho fotográfico de João Allbert não é apenas sobre retratar, mais que isso, é um resgate de raízes. Através da câmera ele consegue revelar o Piauí perdido entre o desenvolvimento e a globalização, Piauí esse que está nos olhares e em cada marca de expressão no rosto de pessoas simples que ainda mantém a cultura viva através do sotaque, dos gestos, das crenças, dizeres e costumes. É pela fotografia que João Albert revela o Piauí por meio de piauienses anônimos e muitas vezes despercebidos, mas que com o olhar atento do fotógrafo tornam-se obras de arte que têm um papel fundamental no resgate da nossa história.

É preciso se esforçar

Para os jovens que tem pretensão em iniciar na carreira de fotógrafo, João Allbert acredita que o estudo é essencial para o sucesso de qualquer profissional da fotografia, além do mais, o exercício de praticar as teorias deixam o olhar mais refinado, o que pode vir a ser a identidade do fotógrafo. Uma dica importante para quem já tem um equipamento básico e por enquanto não tem condições de adquirir um mais avançado, João incentiva o estudo de novas técnicas de fotografia visando um aperfeiçoamento do fotógrafo e melhor uso do equipamento.

Contatos

http://www.flickr.com/photos/145503864@N02/albums
http://instagram.com/joaoallbertphoto
http://facebook.com/joao.allbert
http://facebook.com/joaoallbertdocs

Fotos

Vídeos

 

Outras fontes

 

Última atualização: 22/01/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas