Vitorino Rodrigues

Vitorino Rodrigues

Vitorino Rodrigues, natural de Demerval Lobão-PI, é licenciado em letras Português e Inglês, pela Universidade Federal do Piauí, e especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Piauí. É professor de Língua Portuguesa concursado pela Prefeitura de Teresina, desde o ano de 1998, e pelo Governo do Estado do Maranhão, na cidade de Timon-MA, desde o ano de 2004. Além da profissão de professor, Vitorino também é ator, produtor cultural, poeta e dramaturgo. Iniciou sua carreira como ator em 1996, quando estreou no espetáculo Barrela, de Plínio Marcos e direção de Adalmir Miranda, pelo Grupo Corpos de Teatro, completando 20 anos de carreira neste ano.

“Se você estiver procurando glamour, fama, coisa assim, desista. Mas se você quiser mergulhar no abismo, sem paraquedas, que é a profissão artista de teatro, então segue em frente.” Vitorino Rodrigues

Nome Completo: Vitorino Rodrigues de Sousa Neto

Descrição: Ator e diretor

Data de Nascimento: 22/12/1968

Local de Nascimento: Demerval Lobão-PI

A infância do artista

Desde criança, Vitorino Rodrigues era fascinado pelo mundo da imaginação, da interpretação, da possibilidade de viver outros mundos, outras realidades, outras vidas. E isso se refletia nas brincadeiras, no prazer imenso em ver TV. Na adolescência começaram as primeiras experiências, ainda bem amadoras, no Clube de Jovens; depois na empresa onde trabalhava. Quando começou a trabalhar passou a frequentar o teatro, o cinema e a vontade de um dia vir a ser ator foi crescendo mais e mais. No final de 1994, quando trabalhava na TELEPISA, um amigo seu, que era (e ainda é) cantor, poeta, palhaço, ator, estava ensaiando o espetáculo BARRELA e foi solicitado ao elenco que procurassem pessoas que tivessem interesse em fazer teatro e levassem essas pessoas pra fazer teste para o personagem Portuga. Conhecedor dessa sua vontade de ser ator, ele o levou até o diretor do espetáculo – o Adalmir Miranda. E ficou para o elenco. Estreando como ator em dezembro de 1996, na estreia do espetáculo na cidade de Floriano-PI, no Teatro Maria Bonita.

Os projetos do artista

Em 1998, então no Grupo Alla de Teatro e Dança, Vitorino Rodrigues criou o projeto Teatro para Vestibular que consistia em adaptações de textos literários para a linguagem teatral para apresentações em escolas. Por este projeto foram montados os espetáculos Vidas secas, de Graciliano Ramos; O tempo consequente, de H. Dobal; A jangada de pedra, de José Saramago; Lírica de Camões, de Luís Vaz de Camões; Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa; Ataliba o vaqueiro, de Francisco Gil Castelo Branco; Um manicaca, de Abdias Neves; e O alienista, de Machado de Assis. No ano de 2002, estreou, ainda pelo Grupo Alla de Teatro e Dança, o infantil Dona Bruxa faz a festa.

Algumas experiências no teatro

Em 2005, Vitorino Rodrigues integrou o elenco dos espetáculos Circo desmontado, texto de Raimundo Dias e direção de Roger Ribeiro, e Um brasileiro no céu, texto de Carlos B. Filho e direção de Roger Ribeiro, ambos pelo Grupo Proposta de Teatro, de Timon – Ma. Em 2007, estreou o espetáculo 17 minutos antes de você, pela Truá Cia de Espetáculos, dramaturgia coletiva, direção de Eraldo Maia e Co-direção de Elielson Pacheco. Em 2010, estreou os espetáculos A cidade substituída, no qual exerce a função de diretor, e Sol sanguíneo, na função de ator, ambos pelo Grupo Indigentes de Teatro; e O diário da bruxa, no qual atua e assina o texto do espetáculo, pelo Grupo Proposta de Teatro.

Os resultados do trabalho no teatro

Nestes 20 anos de profissão na área do teatro, Vitorino Rodrigues​ recebeu indicações para o prêmio de Melhor Ator (espetáculo Barrela) nos festivais de Guaramiranga-CE e Isnard Azevedo (Florianópolis-SC), ambos em 2004; recebeu, juntamente com todo e elenco do Barrela, o prêmio de Melhor Conjunto de Atores em Blumenau-SC (2004), no ano de 2008, foi premiado na categoria Melhor Ator com o espetáculo Um brasileiro no céu (Grupo Proposta de Teatro) em Floriano-PI; e foi premiado como Melhor Ator do I Festival de Teatro de Horizonte – CE, em 2011, pelo espetáculo “17 minutos antes de você”.

Teatro desde o berço

Vitorino Rodrigues​ nos conta que ama o teatro porque é sua própria vida, já nasceu com ele. O teatro existia nele antes mesmo que se desse conta disso. Por isso mesmo o teatro significa tudo – pelas glórias e inglórias! E dá de conselho a quem deseja seguir este ofício que “se você estiver procurando glamour, fama, coisa assim, desista. Mas se você quiser mergulhar no abismo, sem paraquedas, que é a profissão artista de teatro então segue em frente”. Vitorino Rodrigues acredita na arte (e no teatro de forma mais específica) como o instrumento que nos possibilita ser mais humanos. A pessoa que melhor corresponde a essa imagem, enquanto talento, ralação, é a Fernanda Montenegro. Além dela, ele admira demais o trabalho do saudoso Raul Cortez; e por fim, o Marco Nanini. E de atores piauienses, Vitorino destaca Adalmir Miranda, Ruidglan Barros (que hoje mora no Rio de Janeiro) – já os admirava antes de começar a fazer teatro – e hoje tem um carinho muito grande e respeito demais o trabalho da atriz Silmara Silva. Inclusive no seu novo monólogo, com previsão de estreia para o início de 2017, é dirigido por ela. Vitorino sonha em poder ter uma estrutura onde não só ele, mas um núcleo de atores, possam mergulhar em tempo intensivo ao estudo do teatro e suas linguagens. Sem precisar se desdobrar em vários empregos para garantir o sustento.

Contatos

http://facebook.com/vitorino.rodrigues.5

http://instagram.com/vitorinorodrigues

http://blogvitorinorodrigues.blogspot.com.br

Fotos

Vídeos

Espetáculos

 

Outras fontes

https://cidadeverde.com/noticias/242567/cidade-viva-vitorino-rodrigues-fala-sobre-depois-do-fim-novo-trabalho-no-teatro

 

Última atualização: 16/10/2016

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas