A Academia Piauiense de Poesia – ACAPP

19399421_1694585714182973_2841066040522909195_n

Academia Piauiense de Poesia (ACAPP), fundada em 20 de fevereiro de 2016, tem entre os membros poetas e escritores piauienses. Criada para valorizar a arte da poesia, é lá que os profissionais que se dedicam à poesia se unem para fortalecer a classe, além de acolher os poetas e ajudar a divulgar a poesia.

E a diversidade de integrantes se tornou uma das características da academia, são poetas com faixas etárias, gênero, estilos, profissões, formações e de regiões variadas. Um exemplo disso é a integrante Isis Baião que é jornalista, escritora e dramaturga.

“O papel da Academia é semear e difundir a literatura poética como manifestação artística indispensável para a formação  cultural, social e humana, em especial, da juventude. ” Iza Ferreira

A Academia nasceu da necessidade dos próprios poetas de criarem um espaço para compartilhar as suas criações, necessidades e fortalecer os laços entre os poetas. E desse encontro de poetas nasceu a ideia de se criar uma instituição jurídica para a organização formal da Academia.

A ACAPP já está regulamentada e devidamente registrada, e tem como Patrono o poeta Mario Faustino. “Eu estou imensamente feliz com essa grande homenagem ao meu tio. Não tenho palavras para expressar a gratidão por esta Academia escolher o nome desse grande poeta para ser o patrono”, destacou emocionado o senhor Dubá, que recebeu o diploma que representa a homenagem ao poeta piauiense.

“Nós temos projetos de levar poesias onde ela não chega como nas escolas públicas e queremos também ajudar o poeta a editar seus livros, fazer antologias”, destaca Iza.

Um dos objetivos da ACAPP é resgatar (através dos patronos dos poetas empossados e também por meio de outras atividades) os nomes dos poetas piauiense que já faleceram.

Fontes: Diário do Povo e Cidade Verde

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas