8 motivos que levam a Validuaté a ser a maior banda da história do Piauí, por Noé Filho

Felizmente, em toda a história do Piauí e principalmente nos últimos anos, o público tem tido o privilégio de ouvir e curtir bandas autorais piauienses excepcionais e dos mais variados estilos e influências. Mas, na minha opinião, tem um banda que se destaca a ponto de poder ser considerada a maior de toda a história: a Banda Validuaté. Tentei organizar os principais motivos que me levam a fazer essa afirmação.

1. Qualidade musical

O primeiro critério, obviamente, é a qualidade da música. Eu não sou músico, então o que eu posso avaliar é o que eu sinto. O som da Validuaté, pelo menos pra mim, transborda originalidade, misturando vários gêneros (amo mistura), e tem letras sensacionais, inteligentes, bem construídas.

2. Fãs engajados

Os fãs da Validuaté são de dar orgulho. Marcam presença, lotam os shows, comparecem aos lançamentos, fazem questão de compartilhar os lançamentos e novidades. São poucas as bandas do Piauí que têm fãs tão apaixonados e engajados.

3. Videoclipes

A Validuaté sempre teve a preocupação em lançar clipes de suas músicas. E esta é uma realidade sem volta. Clipes têm uma importância enorme para o público e para o mercado da música. Faz toda a diferença. E os clipes da Validuaté não são clipes quaisquer. São clipes com roteiros interessantes, bem produzidos, dirigidos e acabados. Tanto que os clipes já concorreram a premiações em festivais de audiovisual pelo Brasil afora.

4. DVD

A Validuaté é uma das poucas bandas autorais que têm DVD gravado ao vivo e que está completo disponível no canal do YouTube da banda. Eu acho incrível gravar e registrar um show ao vivo, porque fica um registro histórico de como a banda se apresenta. Infelizmente, nem todos podem comparecer aos shows e, de qualquer forma, fica um registro para que as próximas gerações possam conhecer não só as músicas mas como se dá o show da banda.

5. Plataformas digitais

Os álbuns da Validuaté estão presentes há muito tempo nas plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer. CD está virando artigo para colecionador. Eu mesmo, por exemplo, não tenho como escutar música em CD, porque meu notebook não tem drive para ler CD e na minha casa não tem aparelho de som para CD. Além de ser excelente para nós, o público, para a banda também é uma fonte de renda (principalmente o YouTube e Spotify geram receita) para que possa investir em suas produções e projetos. E qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode ter acesso às músicas.

6. Redes sociais

A presença digital da banda também se faz nas redes sociais, principalmente Facebook (quase 20k) e Instagram (quase 30k). Manter redes sociais atualizadas, informando o público da agenda e novidades, é imprescindível.

7. Destaque e circulação nacional

Além de ser uma banda reconhecida aqui no Piauí, já fez turnês e shows em vários Estados pelo Brasil, saiu na imprensa nacional, como Estadão, Correio Braziliense e Release Showlivre. Acredito que tem um longo caminho pela frente no que diz respeito a carreira nacional, mas a Validuaté está conectada com o cenário musical nacional e tem fãs espalhados pelo Brasil inteiro.

8. Longevidade

A Validuaté tem mais de 14 anos e sobreviveu ao teste do tempo. Mesmo com algumas mudanças na formação, a banda nunca parou e vem se renovando musicalmente sem abrir mão da sua identidade.

Não conheço nenhuma banda do Piauí que tenha desempenho tão bom em todos esses critérios. E acho que é um exemplo a ser seguido para os músicos e bandas que desejam seguir uma carreira artística com seriedade e profissionalismo. Tenho certeza que ao longo desses 14 anos de história, a Validuaté inspirou e inspira muitos músicos tanto pelo aspecto musical quanto pelo profissionalismo e gestão da carreira da banda.

Aqui, você ter acesso a todos os links da Validuaté: https://linktr.ee/validuateoficial.

 

Por Noé Filho.

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas