Conheça o Mapa Colaborativo de Teresina: IN.SURGE

Em 2017 a arquiteta e urbanista Mariana Fiúza retorna ao Brasil, depois de uma experiência estudando para o mestrado na Holanda. Ao chegar em Teresina ela resolve contactar amigos e expõe o desejo de criar um mapa turístico como os que havia visto na Europa feitos por iniciativa independente. A vivência da arquiteta fez com que ela pensasse em guias que pudessem expressar de forma honesta e sincera a experiência com os locais, fazendo uma avaliação de cada um desses locais, diferentemente do que os mapas convencionais expunham.

A ideia amadureceu e foi desenvolvida aqui em Teresina e o grupo iniciou as atividades que começou com um grupo de amigos e foi se ampliando se tornando um mapa colaborativo com dicas e ideias bem diversificadas, tudo feito de forma autêntico e com avaliações honestas por parte dos envolvidos.

A Pesquisa levou em consideração conhecimentos multidisciplinares como a Antropologia, História, Geografia e os diversos outros conhecimentos agregados ao mapa. Tudo com o objetivo de desnudar um pouco das opções de serviços que a cidade tem disponível, ampliando os horizontes dos teresinenses a respeito da própria cidade. A provocação serve para que o próprio teresinense conheça melhor as multifaces das regiões, dos serviços e opções de lazer.

Com a iniciativa, Mariana espera que outras propostas surjam e que os teresinenses conheçam a própria cidade e desconstruam a imagem de que não existem opções de lazer na cidade e propõe um olhar por uma outra óptica, sendo também um convite para que cada um possa desbravar o ambiente urbano e descobrir lugares novos.

O mapa é distribuído de forma gratuita, mas como é iniciativa independente contou com poucos recursos para a impressão do material. Eles disponibilizam a versão digital que pode ser encontrada no link abaixo:

Versão digital do Mapa

Instagram: @in.surge

 

 

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas