I Jornada Holística do Museu do Piauí- Casa de Odilon Nunes

“A Arte de Viver Bem”

05 a 07 de Dezembro de 2018

A I Jornada Holística do Museu do Piauí que traz como tema “A Arte de Viver Bem” nasce da percepção do movimento crescente de apoio e busca do bem estar físico e mental da população em geral. Na cidade de Teresina e regiões próximas o interesse por atividades voltadas para uma vida mais saudável tem se intensificado, gerando demandas cada vez mais expressivas de ações que atendam às atuais carências no campo da saúde e bem estar da população. Dentre essas ações destacam-se as que utilizam a ideia de integração entre mente e corpo como premissa fundamental para a saúde integral do ser, ou seja, as filosofias e terapias holísticas, como yoga, meditação, reiki, acupuntura e ayurveda (medicina tradicional da Índia), por exemplo.

Nesse sentido, os museus enquanto instituições públicas sociais, culturais e históricas voltadas às questões que permeiam a comunidade em que se inserem e promotoras de argumentos culturais, políticos e éticos, constituem um importante instrumento para a mediação dos mais diversos conteúdos de interesse público. Sob essa perspectiva, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes assume o compromisso de trazer para o centro da discussão a temática da saúde integral do ser, com vistas a promover diálogos e vivências no âmbito da saúde e bem estar fundamentados no paradigma holístico, incluso pela Organização Mundial de Saúde em um conceito ampliado de saúde.

Com a colaboração e participação de diversos profissionais, entidades e praticantes de atividades integrativas (corpo e mente), como escolas, instrutores, artesãos e grupos, o Museu do Piauí realizará entre os dias 05 e 07 de dezembro de 2018 um conjunto de atividades gratuitas direcionadas ao público em geral incluindo crianças e idosos. Essas atividades objetivam propiciar reflexões, experiências e conhecimento sobre o assunto, dentre as quais destacamos: exposição de curta duração de mandalas, rodas de conversas, oficinas e vivências terapêuticas e feira de produtos artesanais e orgânicos (segue em anexo a programação).

A I Jornada Holística do Museu do Piauí  é um empreendimento sem fins lucrativos, objetiva ser um evento integrante do calendário cultural da cidade de Teresina, para isso se busca o estabelecimento de parcerias entre interessados e apoiadores do assunto. Nesse sentido, a programação do evento conta com o auxílio de voluntários, grupos e instituições que contribuirão com produtos, serviços, materiais de consumo e/ou equipamentos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ERRATA: ACRESCENTAMOS A ATIVIDADE ABAIXO:

* No dia 06 de Dezembro

15:00 hs: Roda de Conversa: “Sagrado Feminino – O despertar da Autocura”.
Convidadas:
Kalu Falcao- (Especialista em Saúde pública, Acupuntura e Terapia Neural. Mestre em Reiki e facilitadora de Meditação. É visionária e fundadora do movimento Inspire (@inspiregratidao).
Larissa Vasques – (Terapeuta integrativa e cosmo-sistêmica, idealizadora do sistema terapêutico e de autoconsciência: SIR – Reestruturação Integral do Ser)
Naira Cibele- (Doula, educadora perinatal, instrutora de yoga, reikiana, integra o equipe da Escola de Yoga de Teresina e faz parte do coletivo de doulas Ciranda Semear).

____________________________________________________________________

Dora Medeiros

(Diretora do Museu do Piauí- Casa de Odilon Nunes)

(86) 99997 7603

______________________________________________________________________

Elaini Pacheco

(Educadora do Programa Educativo do Museu do Piauí – integrante da equipe de organização da “I Jornada Holística do Museu do Piauí”)

(86) 98804- 2847

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas