O mundo precisa de arsidade, por Noé Filho

Acredito que existe um longo caminho a ser percorrido para que um dia possamos afirmar com convicção que a arte é valorizada como deveria em nosso país. Existem inúmeras demandas, pautas, propostas que precisam ser levadas adiante para que a arte não seja vista como supérflua e para que jovens talentos possam reconhecer na arte uma opção viável, digna e honesta para obterem seus sustentos e construírem suas vidas.

Um dos grandes benefícios que a pós-modernidade trouxe para o universo artístico foi a compreensão que o fazer artístico não pode ser enquadrado em um molde único, hermético e estrito. As manifestações artísticas são tão únicas quanto cada um de nós. E todas essas manifestações podem conviver e dialogar em harmonia, porque existem públicos para todas elas.

Infelizmente, sinto que em vários segmentos artísticos há uma desunião ou falta de abertura ao diálogo. Esse cenário com certeza dificulta bastante a conquista de avanços reais para a própria classe artística. Para que a arte seja valorizada, os artistas precisam ser valorizados e respeitados. Para os artistas serem respeitados, a união entre eles, mesmo com todas as diferenças que naturalmente existem de visão de mundo e sobre o próprio fazer artístico, é fundamental.

Por isso, pensei na criação desta palavra: arsidade. Uma palavra para sumarizar o sentimento e a necessidade da união entre os artistas em prol das várias demandas e pautas em comum entre eles, visando sempre ao engrandecimento e valorização da arte na sociedade.

 

ar.si.da.de

Substantivo Feminino. Do latim ars, -dade.
1. União de artistas das mais diferentes áreas e influências em prol do fortalecimento da importância da arte na sociedade.
2. Sentimento de empatia, solidariedade, cooperação e ajuda mútua entre artistas.

 

Arsidade significa torcer pelo sucesso do outro artista, significa dividir seus aprendizados, significa inspirar novos artistas, significa deixar o ego de lado, significa entender que é natural outros artistas terem outras visões de mundo, significa estar disposto ao diálogo, significa prestigiar os colegas artistas, significa evitar fazer críticas que não são construtivas, significa fazer críticas construtivas, significa respeitar, significa união, significa solidariedade, significa relevar erros dos outros, significa empatia, significa mobilizar-se para que mais conquistas sejam realizadas, significa entendimento, significa dar conselhos sinceros, significa amor à arte.

O mundo precisa que os próprios artistas se unam em prol da arte para que nós que amamos arte também possamos contribuir e apoiar essa luta.

Por Noé Filho.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas