Programação do Junta EXPANDIDO oferece oficinas gratuitas com artistas do Piauí

A ocupação Junta EXPANDIDO, na Escola Estadual de Dança Lenir Argento (EEDLA), segue com a realização de oficinas gratuitas com artistas piauienses e temáticas diversas. A ocupação vai durar cerca de seis meses e é proposta pela diretoria e curadoria do JUNTA Festival Internacional de Dança em parceria com a EEDLA. Até então foram realizadas três oficinas e a programação segue cheia de atividades.

Rosa Prado

Mais três oficinas serão realizadas até o fim do mês de junho e duas delas já estão com inscrições abertas: “Scrapbook de Artista”, com a artista visual Rosa Prado e “Audiovisual e dança: criando diálogos”, mediada por Tássia Araújo, artista audiovisual, documentarista e curadora de cinema brasileiro.

Scrapbook de Artista acontece de 31 de maio a 03 de junho, de 9h às 11h, e é para quem gosta de trabalhar com cadernos e livros para esboço de projetos artísticos ou quer aprender a fazê-los. Rosa Prado veio do Maranhão para o Piauí e tem um percurso multidisciplinar que investiga práticas manuais tradicionais como bordado, costura, construções com papel, ilustração com carimbo e meios digitais. É criadora da plataforma Sketch & Co. na qual investiga os princípios do slow design e desenvolve objetos e artigos de papelaria.

Tássia Araújo

Na oficina “Audiovisual e dança: criando diálogos”, que acontece de 7 a 10 de junho de 9h30 às 12h30, Tássia Araújo propõe estabelecer uma relação entre corpo e câmera que vá além da captação de imagem, buscando ampliar as possibilidades do diálogo entre câmera e corpo para quem quer produzir trabalhos autorais. As inscrições para as oficinas do Junta EXPANDIDO podem ser feitas através do link , também disponível nas redes sociais do JUNTA no Facebook + link e Instagram + link.

Grupo Casa Di Monique

Finalizando a etapa de oficinas da ocupação, tem a “Vivência Di Monique – Terra QUEERida” da Casa Di Monique – um grupo de ballroom composto por pessoas negras e LGBTQIPA+ das periferias de Teresina e Timon. Ballroom é um movimento surgido na comunidade negra latino-americana LGBTQI+ da Nova York dos anos 60 que se espalhou pelo mundo como movimento político, de ocupação de espaços e de celebração da diversidade de gênero, sexualidade e raça.

Durante quatro dias, as pessoas inscritas na oficina participarão de atividades teóricas – para entender o surgimento da Casa Di Monique e sua relação com as cenas ballroom do Norte e Nordeste; e práticas – aprendendo coreografias de voguing (dança marcada por poses inspiradas em revistas de moda, originada nos ballrooms e que popularizada nos anos 90 após a apropriação da cantora estadunidense Madonna, no seu single “Vogue”). Por fim, a oficina encerrará com um ball (baile) online onde os participantes poderão pôr em prática o que aprenderam. Esta oficina acontece de 14 a 17 de junho, das 16h às 18h e as inscrições serão anunciadas em breve nas redes sociais do JUNTA.

“O EXPANDIDO é um projeto de ocupação com ações formativas e de fomento à criação em dança. Além das oficinas, a programação traz residências artísticas, mostra de vídeos e incubadoras, que são uma novidade dessa modalidade do JUNTA. Nas incubadoras nós vamos investir em artistas criadores de Teresina, fomentando seu trabalho financeiramente por meio da Lei de incentivo Aldir Blanc, e através da formação desse lugar criativo para que a gente possa, no contexto de isolamento social, fazer algum tipo de ‘manutenção’ no trabalho dos artistas do nosso estado”, comenta Jacob Alves, um dos curadores e diretores do JUNTA.

O projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc através do edital/prêmio Maria da Inglaterra, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí / Governo do Piauí / SIEC / Ministério do Turismo / Governo Federal e tem apoio da Escola Estadual de Dança Lenir Argento – EEDLA. Para mais informações, acesse o site www.juntafestival.com.br ou as redes sociais do Festival.

Assessoria de Imprensa

Claryanna Alves – 86 98163-1012

Tertuliano Filho 86 9 9986-0939

Sair da versão mobile