Junta EXPANDIDO abre inscrições para residência “Tem criança na sua dança?”

A residência será online e gratuita e as inscrições podem ser feitas até 1º de agosto

A Ocupação Junta EXPANDIDO está com inscrições abertas para a residência artística “Tem criança na sua dança?”. A residência acontece de 2 a 20 de agosto, online e gratuitamente. As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto através do formulário disponível no site www.juntaexpandido.com.br.

Proposta pelas artistas Weyla Carvalho e Emanuella Souza, a residência é um convite para mergulhar numa investigação sobre a dança para e com crianças. “Será uma oportunidade para que fazedoras e fazedores de dança interessados/as na relação dança-criança, reflitam, discutam, produzam e compartilhem os entendimentos sobre infâncias numa perspectiva plural e representativa, articulando intercâmbios de desejos, ideias e fazeres para tecer novas estéticas de dança para e com crianças” comenta Weyla Carvalho, mãe de três meninas e artista da dança em Teresina desde 1992.

“Nós estamos aqui tentando instigar ou pensar um fazer investigativo de como a relação dança e criança não deve ser engessada, fechada e desvinculada do social, como as questões raciais, de gênero, de classe”, explica Emanuella Souza, que compõe o corpo docente da Escola Estadual de Dança Lenir Argento e é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí.

A residência partirá de algumas premissas: Como a criança é pensada? Como a criança pensa? Quem e como pensam por ela? Quais espaços as crianças circulam? Quais são suas experiências? Quais são suas experiências em dança? Quais crianças estão em cena e como se movimentam? O que querem dançar? “São várias provocações e acreditamos que outras provocações vão surgir nessa troca que vai ser a residência”, diz Emanuella.

A Ocupação Junta EXPANDIDO também está com a mostra de vídeo QUIÇÁ em exibição no link www.juntafestival.com.br/juntaflix com obras de videodança selecionadas pela curadoria do evento. A cada semana, de quinta a sábado, uma obra fica em exibição no site, e às 19h do sábado, acontece uma live no instagram @juntafestivalteresina com os artistas criadores das obras.

O Junta EXPANDIDO, na modalidade OCUPAÇÃO, é financiado pela Lei Aldir Blanc através do edital/prêmio Maria da Inglaterra, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, Governo do Piauí, SIEC, Ministério do Turismo, Governo Federal e tem apoio da Escola Estadual de Dança Lenir Argento – EEDLA.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas