“I SALÃO DE LETRAS DA MULHER – SALEM”

(I Colóquio de literatura e decolonidades: discursos interseccionais)

 

O I SALÃO DE LETRAS DA MULHER – SALEM (I Colóquio de literatura e decolonidades: discursos interseccionais) , organizado pela AVANT GARDE EDIÇÕES e PRODUÇÕES e o Núcleo de Estudos Literários Piauienses – NELIPI/UESPI, será realizado de 24 a 27 de maio, no Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro. O SALEM conta com outros partícipes essenciais para a sua realização: Eventos e treinamentos; ASSAAC PIAUÍ; Fundação Quixote; Alencar Assessoria de Educação e Cultura; Mestrado em Letras Uespi / PREX; CCOM-PI e patrocínio Governo do Estado do Piauí.

A temática da mulher na Literatura e em outras linguagens de arte teve grande impulso nos últimos anos deste século. Essa pulsão é resultado da luta de algumas mulheres e escritoras que desempenharam um importante papel para uma conscientização das restrições impostas à mulher em todos os aspectos sociais, assim como na literatura e em outras linguagens de arte. Com objetivo de estabelecer discussões sobre o tema será realizado o colóquio acadêmico. Pretende-se dar visibilidade às escritoras, artistas com atuação em diversas áreas e investigadoras de literatura e gênero.

Neste primeiro SALEM serão homenageadas três mulheres representativas nas letras e nas artes, a escritora Cristiane Sobral (BSB), a Profa. Dra. Maria Sueli Rodrigues (PI) e a Me. coreógrafa e bailarina Luzia Amélia (PI).

Presenças, conferências e mesas confirmadas:

Na programação contamos ainda com participação da pesquisadora e contadora de história, Carlinha Senna, que ministrará uma oficina de contação de história; Luiza Cantanhêde e Sérgia A. que realizaram os lançamentos de livros no “Conversas entre elas”, Dani Marques em “Sarau Leia Mulheres” e Sônia Terra convida “Pretas Sarau”. O show de abertura será “Mulher no Samba”, com Duda DI; no segundo dia, Cláudia Simone e a Velha Guarda do samba, no Theatro 4 de Setembro e Monise, no Clube dos Diários e no terceiro dia “mulher no Samba”, com Rosário Bezerra e Assis Bezerra.

Considera-se de relevante importância, nestes dias atuais que vivenciamos, com tantas perdas de direitos identitários, avançarmos culturalmente para não retroceder ao sistema patriarcalista que resultou na exclusão de muitas escritoras do cânone literário e de tantas mulheres nas artes em geral.

Inscrição para mesas e conferências, participações com trabalhos ou sem trabalhos a apresentar ou como ouvinte:  https://doity.com.br/isalem.

Sair da versão mobile