Começa hoje (11/08) o Salão do Livro do Piauí com muita cultura, encontros e Esperanças

Logo do Salão do Livro do Piauí de 2023.

 

A 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (@salaodolivrodopiaui) acontece entre os dias 11 e 20 de agosto no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e já foi confirmado o show da cantora Vanessa da Mata no encerramento do evento, no dia 20 de agosto.

O Salão do Livro do Piauí – SaLiPi, realizado anualmente desde 2003, é o principal evento da Fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil.

Com duração de 10 dias o SaLiPi movimenta a cena literária e cultural do Piauí, aquece o mercado livreiro e atrai um público superior a 200 mil pessoas interessadas em tudo o que ele oferece.

Mais que uma feira de livros e um ponto de encontro entre escritores e leitores, durante dez dias o visitante tem à sua disposição, simultaneamente, as mais diversas linguagens com as do teatro, dança, música, literatura, artes visuais, cinema, entre outras.

Com o tema central: “Com livros há esperança, e com Esperança, liberdade”, neste ano, o Salão do Livro do Piauí homenageará três figuras icônicas da literatura brasileira: Esperança Garcia, Lygia Fagundes Telles e Millôr Fernandes.

Esperança Garcia

Mulher negra e escravizada que teve sua voz ecoada através de uma carta em 1770, tornando-se símbolo de luta e resistência. Sua história inspira a valorizar a coragem e determinação em meio aos desafios, representando a força da mulher piauiense e sua contribuição para a história e cultura do Brasil.

Lygia Fagundes Telles

Grande dama da literatura brasileira. A edição deste ano celebra o centenário de seu nascimento. Sua obra primorosa, marcada pela sensibilidade e profundidade, encanta leitores há décadas, estabelecendo um legado de excelência e maestria literária que perdura geração após geração.

Millôr Fernandes

Verdadeiro mestre das palavras, cuja genialidade humorística e visão crítica contribuíram significativamente para a cultura brasileira. Sua obra multifacetada, que abrange escrita, desenho e aforismos, continua a encantar e provocar reflexões até os dias atuais.

Entre os nomes confirmados na programação deste ano, temos Zezé Motta, Antônio Xerxenesky, Djamila Ribeiro, Raphael Montes, Kaká Werá, Itamar Vieira Junior. Serão palestras, bate-papos, atividades culturais e muito mais que o 21º Salão do Livro do Piauí oferece. Uma experiência enriquecedora e diversificada, explorando os diversos espaços e os dez dia que compõem essa celebração da literatura e da cultura.

Confirma a programação completa no site do evento (aqui).

11/06 (Sexta-Feira)

18h30 — Solenidade Oficial de Abertura

19h — Mesa de Abertura: “As Esperanças de hoje”
Com: Zezé Motta (RJ), Tina Ribeiro (PI) e Chitara Sousa (PI)

Apresentação musical: Matheus e Jorge (Oeiras/P])
Local: Cine Teatro da UFPI

21h – Show com Dimas Bezerra e Banda
Local: Palco Marcus Peixoto / Praça de Alimentação

 

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas