Receita de Geleia de Umbu

O primeiro post dessa ala alimentícia não poderia ser mais simbólico. Vou ensinar vocês como fazer uma deliciosa e refrescante geleia de umbu. O umbu é uma frutinha original do Brasil, mais abundante na região Nordeste, onde se encontra os pés carregados, quando está na época, que é no período chuvoso. Esse fruto tem um sabor adocicado e cítrico, o que faz com que seus produtos sejam todos deliciosos. Sucos, vitaminas, doces e hoje a nossa geleia.

Primeiramente, coloque os umbus numa panela e cubra com água. Eu usei 1kg de umbu, mas você pode ficar a vontade para usar a quantidade que desejar. A água tem que cobrir completamente os umbus. Feito isso, acenda o fogo e deixe que a agua ferva por alguns minutos. Mas fique de olho, pois quando ferver, pode derramar. Agora é preciso deixar os umbus esfriarem para ir à nossa próxima fase.

Após os umbus estiverem frios, você vai separar o caroço da polpa. Como a “carne” do fruto está bem mole por causa da água quente, basta você apartar levemente, com a mão, o umbu e o caroço vai sair. É importante que nessa parte a higiene das mãos esteja em dias para não comprometer a qualidade final do produto. Depois desse processo de separação, agora chegamos na parte adocicada. Como eu usei 1 kg de umbu, coloquei meio quilograma de açúcar. Assim, você poderá fazer as medidas e as alterações que desejar. Vá mexendo de vez em quando para que o doce não pregue na panela e nem queime. Com o fogo baixo, demorou em torno de uma hora até que ficou pronta. O ponto da geleia é aquela em que o doce fica quase igual ao brigadeiro, firme, mas macio.

Por último, mas não menos importante, é saborear essa delícia com o que te convêm. Eu usei a geleia de umbu juntamente com uma fatia de queijo coalho. Sem comparação!

Sair da versão mobile