Modo escuro Modo claro

A 11ª edição do JUNTA toma conta de Teresina com arte, corpo e movimento em novembro

Entre os dias 24 a 30 de novembro Teresina vai vivenciar o ritmo da dança de maneira mais intensa com a 11ª edição do JUNTA Festival, que transformará a cidade num palco gigante de arte, encontro e muita energia.

A proposta do festival é ocupar o Centro com dança contemporânea e mostrar que essa arte não é um bicho de sete cabeças, é pra todo mundo! E o melhor é que é tudo de graça. São 18 espetáculos com artistas de oito cantos do Brasil, além de oficinas, rodas de conversa (“Buchadas”) e ações formativas.

Patrocinado

O JUNTA não é só um festival, é uma experiência que une, provoca e cria conexões. O festival espalha ideias por meio da dança, mostrando que ela pode falar de identidade, política, festa e memória. Por sinal, o tema deste ano, “Memórias do Futuro”, fala sobre honrar nossa história para construir um amanhã mais diverso e cheio de possibilidades.

No festival o público terá contato com o baiano Fábio Osório Monteiro com “Bola de Fogo”, que une a performance com a venda de acarajé. Enquanto prepara o quitute, ele solta histórias que misturam humor, ancestralidade e afeto. É pura “escrevivência”, como diria a grande Conceição Evaristo, inspiração para sua pesquisa.

E pra quem curte uma festa, a Cia Dançurbana, de Mato Grosso do Sul, chega com “CAVUCADA – a festa não será amanhã”. O espetáculo é uma viagem pela trajetória do grupo, com um pé no brega funk e outro na cultura pop. É pra dançar junto e não ficar parado.

O JUNTA se preocupa em valorizar a diversidade e a curadoria se propõe fugir do tradicional, não é atoa que a programação conta com espetáculos que contemplam todos os públicos.

“A forma como observamos a dança e promovemos espetáculos foge do tradicional. Buscamos valorizar trabalhos e pessoas diversas: em idades, gêneros e modos de criação”, conta a curadora Janaína Lobo.

O JUNTA é um respiro de arte e criatividade para a cidade, o festival prova como a cultura é vital. É na dança, no corpo e no encontro que a gente quebra paradigmas, ocupa espaços e reescreve, juntos, a história da nossa cidade.

ENTRADA:

Confira a programação completa:

Segunda-feira (24)

Terça-feira (25)

Quarta-feira (26)

Quinta-feira (27)

Sexta-feira (28)

Sábado (29)

Domingo (30)

Adicionar um comentário Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior

Piauí fortalece debates e ações no Encontro Nacional dos Comitês de Cultura

Próximo Post

Teresina é cenário das gravações do longa-metragem piauiense selecionado pela Amazon “O Pescador - A Lenda do Cabeça de Cuia”

Patrocinado