A cantora piauiense LEVITTA lançou, neste mês, o clipe de “Fulerar”, seu quinto single autoral. Radicada em Salvador, a artista transforma a música — já lançada em 2024 — em um projeto audiovisual com estética cinematográfica que consolida sua identidade como artista pop transnordestina. O vídeo, gravado no bairro Santo Antônio Além do Carmo (BA), marca sua estreia oficial em videoclipes e apresenta a fusão entre elementos da cultura popular nordestina e a comunidade ballroom, resultado direto da pesquisa artística que dá nome ao projeto: Forróvoguear — união do forró com a técnica e linguagem performática do vogue.

“Esse clipe só aconteceu porque foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo. Ele une minha pesquisa Forróvoguear — essa mistura do forró com o vogue, da cultura piauiense e baiana com a cultura ballroom — e marca meu primeiro clipe oficial. Além do audiovisual, o projeto também envolve oficinas de dança para compartilhar essa pesquisa”, disse Levitta.
A direção é assinada por Maria Mango, enquanto o roteiro foi desenvolvido pela escritora e cantora trans Tertuliana Lustosa. A narrativa acompanha o sonho de uma garçonete travesti que deseja transgredir sua rotina e se tornar uma “forróstar”, atravessando os limites entre realidade e imaginação para propor novas possibilidades de futuro para pessoas trans no Nordeste — fora do estigma da marginalização.

A artista destaca ainda a importância de reunir artistas piauienses na produção:
“Faço questão de trazer o Piauí como narrativa pop. O pife, a Serra da Capivara, a Cabeça de Cuia e Torquato Neto são escolhas para reforçar nossa cultura. É uma forma de dizer: isso também é pop, isso é potência.”

O clipe nasce da aprovação do projeto nos editais PIBExA 2024 e Lei Paulo Gustavo Bahia — o que permitiu expandir a pesquisa inicial em dança para uma linguagem audiovisual mais robusta, contando com equipe técnica, direção de arte e elenco especializado. Além do filme, o projeto também proporcionou oficinas formativas na Escola de Dança da UFBA, integrando diferentes linguagens como jazz funk, old way, vogue Femme, forró e repente.
Musicalmente, “Fulerar” também rompe fronteiras ao misturar forró eletrônico com o som tradicional do pífano, executado pelo músico teresinense Leonardo Mesquita, integrante da banda Caju Pinga Fogo. No clipe, ele aparece em cena tocando o instrumento como um símbolo ancestral. A presença piauiense na produção também está em outras figuras essenciais, como a roteirista Tertuliana Lustosa e a stylist e maquiadora Beatriz Couto, responsável pelo figurino e beleza.

“A pesquisa está presente nas coreografias, mas também na estética, na história, na minha vivência. É sobre juntar esses dois mundos que eu habito: a cultura popular do Nordeste e a cultura Ballroom”, afirma Levitta.
A direção de arte feita por Mandra de Lucas traz elementos que conectam Piauí, Bahia e brasilidade: referências à Serra da Capivara, à Lenda do Cabeça de Cuia, objetos ligados às religiões de matriz africana, arruda, neon, vinis e símbolos da cultura queer contemporânea — tudo costurado por camadas de estética popular, fantasia, sensualidade e devoção.
LEVITTA espera que o público piauiense receba o trabalho com carinho e orgulho:
“Espero ser abraçada. É raro ver uma cantora travesti, e mais raro ainda ver uma travesti piauiense ocupando o pop. A cena LGBT do Piauí merece incentivo e visibilidade.”
“Fulerar” é um grito de resistência e liberdade, que mostra o talento e o potencial de Levitta. A cantora destaca o desejo de abrir espaço de poder, representatividade e voz à classe LGBT. Ela finaliza apontando o propósito central de “Fulerar”, como reflexo do seu trabalho.
“Então, eu acho que tenho esse objetivo no meu trabalho de atualizar essa imagem da travestilidade, da artista, da artista travesti, de pessoas trans nesse lugar da arte, de a gente poder celebrar os nossos corpos. A Ballroom faz isso com corpos dissidentes. Basicamente, o propósito da Ballroom é celebrar o próprio corpo. Então, eu acho que é importante. Eu tenho esse objetivo no meu trabalho mesmo, de poder dar voz, poder dar uma referência para pessoas que estão transicionando, para pessoas trans, sabe? A gente sabe que é muito difícil para nós estarmos no Nordeste, estarmos num recorte do Piauí também, que infelizmente, querendo ou não, acaba sendo uma sociedade mais conservadora. Então, eu acho que traz um pouco desse grito de liberdade, dessa vontade de fulerar, de extravasar, de me divertir, sabe?”, finaliza a artista.
Ficha Técnica
Ficha Técnica: Artista Idealizadora e Prod. Executiva: Levita Rangel (@elalevitta)
Produção Geral e Direção de Arte: Mandra de Lucas (@mandradelucas)
Produção, design e comunicação: Brenda Falcão (@cigarraarteira)
Cenografia e Direção de Set: @duraproducoes
Produção de objetos e design audiovisual: Brenda Falcão (@cigarraarteira) Stylist & Beleza: Camilla Beatriz de Oliveira Couto (@btrz__)
Assist. de Beleza e Cabelo: Tom (@tonmakeup )
Produção de Moda: Levita, Mandra de Lucas, Brenda Falcão e Camilla Beatriz de Oliveira Couto @elalevitta @mandradelucas @btrz__ @cigarraarteira
Costura à mão: Camilla Beatriz de Oliveira Couto (@btrz__) Performers/ Ballet: Yan Quadros, Zoe Luiza, Camila Nantes, Thalieta Crodí (@yanfquadros, @sosendo_zoe , @calmilarn @thalie.ta)
Direção de movimento: Yan Quadros (@yanfquadros) Coreografia I (Momento “Forró”): Camila Nantes (@calmilarn) Coreografia II (Momento “Diva Forróstar”): Yan Quadros (@yanfquadros) Direção: Maria Mango (@_mariamango)
Roteiro: Tertuliana Lustosa (@tertulianareserva)
Direção de Fotografia: Gabriel Cerqueira (@gabrielgcerqueira)
Fotografia: Pedro Henrique Mota (@_phmota)
Assist. de set: Felipe Nascimento (@lipenasci__)
Assist. de Câmera: Viva Varjão (@vivavarjao)
Catering: Soraia Guimarães, Anderson Lopes (@sora_maraes, @lopes.andersson)
Consultoria de Acessibilidade: Iracema Vilaronga (@iravilaronga), Juniro
Edição: Larinha do Rec (@larinhadorec)
Figuração: Zima Nzinga, Maria Alice Lang, Camila Rosso, Gustavo Oliveira, Thais Maria, Leon Tremme, Dione Tremme, Isabella Criola, Flora Leles, Neftara, Joseh Jara, Ian Tremme, Maria Dreams, Nola Criola, Mariana dos Reis.
Agradecimentos: Iglu Loc, Bruna (Café e Cana), Dei Um Nó, House of Tremme, Nola Criola, Maria Dreams, Bebel Nails, Leonardo Mesquita.