Dois grupos do Piauí integram a programação oficial do 16º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, que acontecerá de 8 a 13 de dezembro em Tauá, no Ceará. São eles: o Coletivo Cabaça e o Grupo Vagão, que vão apresentar espetáculos que valorizam a cultura popular e reforçam a diversidade artística do estado, em um dos eventos mais importantes do Nordeste dedicados ao teatro, circo e dança.
O Coletivo Cabaça, formado por artistas do litoral piauiense, leva para o festival na quinta-feira, dia 11, o espetáculo “A Menina e o Boizinho”, para o Anfiteatro do Parque da Cidade. Com início às 19h, a montagem é uma adaptação da obra de Aci Campelo e dirigida por Ryck Costa, que acompanha a menina Zagaia e o Boizinho Fubá em uma aventura marcada por figuras míticas, caretas do bumba-meu-boi e personagens do folclore regional. Unindo teatro, música e elementos da cultura tradicional, o espetáculo reafirma o compromisso do coletivo com a criação colaborativa e com a difusão das manifestações artísticas do Piauí.

No mesmo dia, o Grupo Vagão, que nasceu em 2016 nos trens do Rio de Janeiro e hoje está consolidado no Piauí, apresenta o espetáculo “Clássicos de Palhaços”. Será às 10h, na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade, na programação da Mostra Escola, e às 21h, no Anfiteatro do Parque da Cidade, na Mostra Principal do festival. Com direção de Jimmy Charles, o grupo revisita cenas históricas da palhaçaria brasileira, trazendo humor, música ao vivo e forte interação com o público.
SOBRE O FESTIVAL
Reconhecido como um dos mais importantes encontros culturais do interior do Ceará, o Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas promete encantar moradores e visitantes com uma programação plural, gratuita, acessível e voltada para públicos de todas as idades.
Ao longo de seis dias, o município se transforma em um grande palco de manifestações culturais, reunindo cortejo, reisado, performances contemporâneas, espetáculos de teatro, circo e tradições populares. Este ano, o evento conta com mais de 40 apresentações, com a participação de 23 atrações de 14 cidades cearenses, de sete estados brasileiros e seis atrações internacionais.
As apresentações estão distribuídas em três mostras. Duas delas serão realizadas no Parque da Cidade, na Casa Criativa e no Cineteatro de Tauá: Mostra Principal, com espetáculos de diversas linguagens voltados ao grande público, e Mostra Infanto, dedicada ao público infantil e juvenil. A terceira é a Mostra Escola, que leva apresentações diretamente às escolas públicas de Tauá, em sessões exclusivas para estudantes e a comunidade escolar.
O 16º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e da Associação Arte Jucá, com o apoio da PNAB, PNAB Ceará, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer. Tem como parceiro a Casa Criativa, em Tauá. O Festival dos Inhamuns é integrante da REDE Festivais de Arte e Cultura do Ceará.