No dia 10 de novembro (segunda-feira), das 8h às 18h, a Casa do Cantador será o palco do Festejo Cordel Cantador, um encontro com repentistas, cordelistas, artistas, fazedores de cultura e todas as pessoas que amam uma boa cantoria. Será uma grande festa de rimas, versos e troca de saberes. Uma ação articulada pelo produtor e gestor cultural Noé Filho, que também atua como Agente Territorial de Cultura do território de Teresina.
“O Festejo Cordel Cantador é uma semente que estamos plantando com muito carinho para contribuir com a valorização da arte do cordel, do repente e da literatura oral piauiense, além de chamar atenção da cidade para a Casa do Cantador, este importante espaço de resistência, memória e cultura.” Noé Filho, Agente Territorial de Cultura do Piauí.

A programação, totalmente gratuita, contará com feira de cordel, oficinas formativas, apresentações culturais e um sarau coletivo, reunindo nomes como Agamenon, Toinha Brito, Joaquim da Mata, Antônio Raimundo, Luzinete Fontenele, Marina Campelo, Luíza Cantanhêde, Edimar Barbosa, Poliana Sepúlveda, Poeta Beiju, Jotão, Marta Betânia e Francisco Almeida, entre outros artistas da Cordelaria Chapada do Corisco e da Casa do Cantador.
“Venha viver um dia inteiro de rimas, oficinas e cantoria, com mestres e poetas que mantêm acesa a chama do cordel e do repente, tradições defendidas com amor pela Cordelaria Chapada do Corisco e pela Casa do Cantador!”, convida Marina Campelo, Presidente da Cordelaria Chapada do Corisco.
Entre os destaques do dia estão as oficinas “Cordel: Rima, Métrica, Emoção”, com Edimar Barbosa e Luzinete Fontenele, e “Escrevendo com Outros Passos”, com Marina Campelo e Luíza Cantanhêde. À tarde, Poliana Sepúlveda ministra a Oficina Criativa de Elaboração de Projetos Culturais, seguida por uma roda de conversa com cordelistas e repentistas locais e o encerramento com o Sarau dos Cantadores, um momento aberto à participação de todos os presentes.

“A importância do Festejo Cordel Cantador será celebrar a rica cultura popular do Piauí com apresentações de cordel, música e dança. O evento contará com a participação especial de Joames, reconhecido mestre da literatura de cordel e Patrimônio Vivo do Piauí, e nós do Comitê de Cultura do Piauí ficamos muito felizes em correalizar este importante evento.”, destaca Poliana Sepúlveda, Coordenadora-Geral do Comitê de Cultura do Piauí.

O Festejo Cordel Cantador é uma ação integrante do Plano Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com realização do Comitê de Cultura do Piauí e do Agente Territorial de Cultura Noé Filho. O evento conta com apoio da Casa do Cantador, Cordelaria Chapada do Corisco, Geleia Total e Instituto Federal do Piauí (IFPI).



Confira a programação completa:
08h às 09h: Apresentação dos repentistas Agamenon, Toinha Brito, Joaquim da Mata e Antônio Raimundo
09h às 11h: Oficina “Cordel: Rima, Métrica, Emoção” ministrada por Edimar Barbosa e Luzinete Fontenele
09h às 11h: Oficina “Escrevendo com Outros Passos” ministrada por Marina Campelo e Luíza Cantanhêde
11h às 11h30: Apresentação “Cordel, Repente e Reisado”, com Poeta Beiju
14h às 15h30: Oficina Criativa de Elaboração de Projetos Culturais ministrada por Poliana Sepúlveda 15h30 às 17h: Roda de Conversa com cordelistas e repentistas da Cordelaria Chapada do Corisco e da Casa do Cantador
17h às 18h: Sarau dos Cantadores com Jotão, Marta Betânia, Francisco Almeida, Luzinete Fontenele e todas as pessoas que quiserem se juntar nessa grande cantoria
08h às 18h: Feira de Cordel (exposição e venda de cordéis)
Inscrições para as oficinas: https://forms.gle/YNWj9msRYBzkPdV47
Realização:
Agente Territorial de Cultura | ASSAAC | Comitê de Cultura | Programa Nacional dos Comitês de Cultura | Ministério da Cultura | Governo Federal
Apoio:
Casa do Cantador | Cordelaria Chapada do Corisco | Geleia Total | IFPI