Modo escuro Modo claro

Expomusic reúne artistas e terá espaço para formação e valorização da música piauiense

Foto: Divulgação

O Complexo Clube dos Diários, em Teresina, recebe nos dias 28 e 29 de janeiro a primeira edição da Expomusic – Feira da Música do Piauí. O evento surge em um momento de crescimento do segmento de música, cultura e entretenimento no estado e tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade à cadeia produtiva da música piauiense.

A feira reunirá músicos, compositores, intérpretes, produtores culturais, técnicos, estudantes e demais interessados para discutir temas fundamentais para o desenvolvimento do setor musical no Piauí. A proposta é promover debates sobre a profissionalização da música, abordando questões como direitos autorais, produção independente, circulação da música local e os desafios enfrentados pelos artistas piauienses.

A programação inclui palestras, workshops, cursos, pocket shows e uma exposição dedicada à memória da música no Piauí. Entre as atividades formativas, a I Expomusic oferecerá cursos e workshops sobre luthieria e fabricação de instrumentos, uso das redes sociais e plataformas de streaming, além de formação técnica voltada para produção musical independente.

Patrocinado

Também estão previstas atividades como o workshop O Dom da Arte na Luthieria, com Jean Kesler, e Do Quarto para o Mundo (Home Studio + Distribuição Digital), ministrado por Sandro Sertão.

O evento também contará com apresentações de canto lírico, com Gislene Danielle, pocket shows de Jamile Jah — com os trabalhos Além do Tempo e Ventos de Aruanda — e de James Brito, que apresenta A Música Popular Piauiense. A programação inclui ainda palestras como “Os desafios da música autoral piauiense”, com George Mendes e Viriato Campelo, e “Direitos Autorais e Música Piauiense”, além do lançamento do livro O Som Daqui, de Geraldo Brito.

No segundo dia do evento, também será realizada a entrega do prêmio “Os Melhores da Música Piauiense de 2025”, reconhecendo artistas e iniciativas que se destacaram no cenário musical do estado.

Com o intuito de fomentar negócios, promover o intercâmbio de ideias e proporcionar formação, a Expomusic se coloca como um espaço dinâmico para o crescimento da música no Piauí.

“Considera-se que não apenas o espaço de lazer e entretenimento são importante, mas, sobretudo o surgimento de propostas para transformar esse potencial em geração de empregos, potencializar as empresas que vivem do ramo, realizar exposições de equipamentos musicais e divulgar os empreendedores do setor, dentre outras estratégias”, disse o coordenador do Projeto o cantor e produtor cultural Edvaldo Nascimento.

Para a profissionalização dos artistas locais, ainda há muitos obstáculos a serem superados. De acordo com Soraya Guimarães, uma das coordenadoras da Expomusic, embora a cena musical do Piauí tenha potencial, os artistas enfrentam grandes dificuldades para alcançar a sustentabilidade em suas carreiras.

“Os artistas não têm conhecimento, por exemplo, sobre direitos autorais, não têm organização sindical e, seus cachês são sempre muito baixos se compararmos com os preços dos equipamentos de uso. Os editais disponíveis são muito restritos e muitas vezes projetos sem interesse cultural são aprovados. Muitos artistas se sentem desestimulados”, afirma Soraya Guimarães, uma das coordenadoras do evento.

Confira a programação:

Adicionar um comentário Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior

Piauí Afropindorâmico: exposição abraça a identidade afro-indígena do estado

Próximo Post

Artistas piauienses serão homenageados com premiação dos 'Melhores da Música em 2025'

Patrocinado