No dia 04 de novembro, às 19h, a editora Avant Garde Edições fará o lançamento da obra “NENHUMA POESIA”, da autora Bid Lima, na Galeria do Clube dos Diários. A publicação representa um marco para a editora, pois apresenta o formato trilíngue em seu acervo, com poemas em português, espanhol e italiano.
A obra mostra mais um lado de Bid Lima, dessa vez na poesia, utilizando a linguagem como território de fronteiras fluidas. Sua poesia é caracterizada por palavras que desafiam convenções e convidam o leitor a uma experiência sensorial e intelectual única.
Patrocinado
Segundo a Profa. Dra. e Poeta Geni Brito, que assina o texto de apresentação da obra, destaca a potência do trabalho:
“A poética de Bid Lima é um entrelaçar de palavras que faz da força criadora uma ponte capaz de encurtar a distância entre a essência humana e sua realidade extrínseca”.
Brito ainda ressalta que a autora dá “vigor a um gigantesco tecido plurilíngue, no qual sua ‘poesia experimental’ é o fio condutor que tece e denuncia, em verso, a controvertida realidade em que vivemos”.
O evento de lançamento, aberto ao público, será um momento para celebrar a literatura e a arte, com a presença da autora.
Bid Lima é figurinista, cenógrafa e produtora cultural, graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Educação na Universidade de Columbia em Assunção. Sua trajetória no teatro começou nos anos 1990, e desde então já trabalhou com a maioria dos diretores teatrais de Teresina. Apresentou seus trabalhos não apenas no Piauí, mas também na Europa e África. Recebeu o prêmio de teatro Melhores do Ano, elaborou figurinos premiados e criou cenários para peças como “As Malditas”.
Bid Lima atuou em espetáculos como “Quando as máquinas param”, “A casa de Bernarda Alba” e “Corpúsculo” – sátira do filme “Crepúsculo” que também ganhou adaptação para o cinema. Já foi presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), fez parte do Grupo Harém de Teatro, foi Diretora de Unidade de Articulação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, fundou o Coletivo CAPEMGA – Coletivo de Arte, Pesquisa, Movimentos, Gerações e Ancestralidades em 2019. Atualmente atua como Assistente Técnico do Palácio do Governo e foi eleita a primeira mulher Presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Teresina.