Josefina Gonçalves

Josefina Gonçalves – Foto José Ailson (Um Zé)

É difícil dissociar a história do artista da sua arte, grande parte da sua obra acompanha os acontecimentos da sua vida, representa o que o artista está vivendo ou a forma como ele enxerga o mundo. Isso se torna mais forte quando o artista em questão nasce para a arte e respirando arte. Foi assim que aconteceu com uma das maiores artistas plásticas da nossa época, Josefina Pacheco Gonçalves, que é natural de Barras-PI. Formada em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, especialista em História da Arte e Arquitetura e em Gestão de Negócios da Moda. Já lecionou no Instituto Camillo Filho no Curso de Artes Visuais e na UNINOVAFAPI no Curso Design de Modas. Com obras premiadas e exposições que já rodaram o Brasil e ultrapassaram as fronteiras do país.

“A arte é uma das coisas que mais humaniza o ser humano.” Josefina Gonçalves

Nome Completo: Josefina Pacheco Gonçalves

Descrição: Artista Plástica

Data de Nascimento: 11/05

Local de Nascimento: Barras-PI

A veia artística

Não foi por acaso que artista plástica Josefina Gonçalves se tornou essa grande artista e referência, afinal nasceu no seio de uma família que respira arte, sempre foi educada e incentivada a experimentar elementos que trabalhavam o universo do lúdico. Influências positivas não faltaram, pois, segundo a artista plástica, o seu pai é da academia de Letras, mas a veia artística foi herança materna, pois a mãe que pintava e trabalhava com a arte. Ela conta que ficava admirada com os trabalhos de sua mãe. E não é que quando criança Josefina, não contente em pintar apenas os seus trabalhos escolares, acabava pegando os dos colegas. Com 8 anos de idade ela já desenhava e participava de concursos de arte para crianças. Depois disso a jovem artista não parou, foi se destacando e despertando a admiração da família, professores e amigos. “Eu posso dizer que eu passei a minha vida toda pintando”, declara a artista plástica.

O percurso da artista

A arte não tem limites e nem as inspirações dos artistas. Chega uma hora que é preciso explorar o mundo para se aperfeiçoar. A artista plástica autodidata, Josefina Gonçalves ingressou no curso de Ed. Artística na Universidade Federal do Piauí onde conheceu Afrânio Castelo Branco que incentivou a jovem a procurar uma escola mais focada em educação artística já que naquele período a universidade focava em Música e Teatro. Portanto, Josefina, seguindo o conselho do amigo, foi para a Bahia, começou a estudar na Escola de Belas Artes (UFBA) e posteriormente fez licenciatura em desenho plástico. A artista plástica conta que morou na Bahia durante 6 anos, viveu um período de grande efervescência cultural com o surgimento do Axé e Timbalada, grandes exposições, pintura na rua, frequentava ateliês, participava de movimentos culturais, trocas e contato com gente de toda parte. Depois de formada a artista plástica voltou à Teresina onde começou a trabalhar com aerografia e gravuras usando a nudez como tema dos seus trabalhos que tinham como clientes os hotéis e motéis, arte que não recebia o devido valor. Nessas andanças a artista vai parar em Fortaleza e permanece lá por 6 anos onde abre o seu ateliê que servia como local de produção, foi nesse período que ela começou a trabalhar com moda. Então, Josefina retorna para Teresina, grávida do seu filho, Rafael Gonçalves, período no qual começa a pintar temas relacionados à maternidade.

Uma vida de realizações

Os traços e obras de Josefina Gonçalves já viajaram os quatro cantos do mundo e conquistou o público por onde passou. Em 1998 recebeu o Prêmio Originalidade de Pintura em Seda, APCPP Associação Portuguesa de Cultura E Pintura em Porcelana (Rio Grande do Sul). A artista plástica também fez parte da União de Arte e Seda, nesse período suas amigas levaram alguns dos seus trabalhos para a exposição Brasil 500 anos cujo resultado foi anunciado por meio da ligação do Consulado informando que a artista plástica tinha ganho o Prêmio Originalidade em Pintura em Seda EXPO98 e convidando-a para receber o prêmio em Lisboa- Portugal. Já recebeu o Título de cidadã Teresinense da Câmara Municipal de Teresina (2005) e a Medalha de honra ao Mérito Wall Ferraz (2001). Foi membro curadora do College Arte responsável pelo Circuito Internacional de Arte Brasileira (CIAB) e já participou como jurada representante do Estado do Piauí, no Festival de Parintins, Amazonas. Sua história com as artes plásticas é marcada por grandes conquistas, exposições e trabalhos sociais.

 “Arte é o belo, são as cores, todas as formas no mundo, as pessoas, os sentimentos. A arte pra mim é todo o meu mundo.” Josefina Gonçalves

A inspiração e o processo criativo

Os traços inconfundíveis das obras da Josefina Gonçalves são bem conhecidos, a artista já participou de exposições em São Paulo, Porto Alegre Fortaleza, Salvador, São Luís, Brasília, Belo Horizonte entre outras. Além dos países: República Dominicana, Itália, Argentina, Áustria, Portugal, Espanha, Turquia, China e Tailândia. A artista plástica usa o ser humano como tema principal das suas obras e expressa isso com muitas cores e um estilo bem particular que se torna marcante. Ela comenta que suas telas retratam homens e mulheres de sutil sexualidade com movimentos leves e provocantes. Ela usa a harmonia das cores nas formas abstratas onde o ser humano se comunica com um universo.

O atelier e a arte que cura

Quem entra no atelier da Josefina Gonçalves se sente em casa. É no atelier que ela mistura as aulas de pintura e estamparia. O local já tem mais de uma década e tem como objetivo estimular o processo criativo dos alunos respeitando suas particularidades e compartilhar experiências com vários artistas. O local recebe pintores de todos os lugares, inclusive de fora do país. As aulas variam, vão desde os cursos para desenho e pintura até o artesanato, trabalha com todos os níveis de conhecimentos e faixa etária. No atelier os artistas têm a oportunidade de compartilhar experiências. Ela trabalhou em alguns projetos como: Curso Arte das Fibras Naturais (2008), Projeto Oficina de Arte (promovido pelo Ministério da Cultura em 2006), Projeto de Estamparia para Terceira Idade no CCEPLAR (2006) e o Projeto Irmão Sol Irmã Lua (Estamparia para crianças e jovens especiais, Casa Dom Barreto que acolhe crianças e jovens especiais. Sob a coordenação do Professor Marcílio Rangel em 2004). Josefina conta que não só ensina, mas aprende com os seus alunos, o espaço que criou é mais que uma escola de artes, é um lugar para se socializar, para esquecer os problemas e que esse espaço é a sua grande paixão.

Pintar é libertar-se

Josefina Gonçalves gosta de conhecer e viajar, toda vez que explora uma cidade nova leva suas experiências para a sua arte. A artista conta que foi explorando a figura humana nas suas telas com traços que iam dos mais realistas, onde se definia mais a volumetria do corpo, até os mais simples. “Cada vez eu estou simplificando os meus traços”, comenta Josefina. Não tem segredo, a arte liberta, a artista plástica não tem cerimônia ao expressar o quanto gosta de trabalhar com a arte e comenta que o ingrediente é fazer o que gosta. As pessoas encontram na arte um oásis, conseguem transformar a dor em beleza e extraem alegria de onde existia tristeza. Pintar e desenhar tem que fazer bem, por isso a aposta de Josefina é na diversão. Ela diz que o professor tem que ser uma bússola para guiar os seus alunos e fazer com que eles mesmos encontrem a sua identidade e o seu processo criativo. “Arte é o belo, são as cores, todas as formas no mundo, as pessoas, os sentimentos. A arte para mim é todo o meu mundo”, diz Josefina Gonçalves. A artista plástica que já contribuiu muito para as artes plásticas está sempre atuando na cena cultural da cidade, seja produzindo ou promovendo encontros e trocas entre os artistas. Tanto conhecimento e experiências artísticas se misturam com a sua humildade e cuidado em dar liberdade aos alunos. Josefina só arrasta admiradores com suas obras, a sua simpatia e carinho pelo mundo, pelas pessoas e pela arte.

Contatos

http://facebook.com/josefina.goncalves.16

http://instagram.com/atelier.josefinagoncalves

josefinagoncalvespintura@hotmail.com

http://atelierjosefina.wordpress.com

Fotos

 

Vídeos

Lista de exposições

Participou de diversas exposições no Brasil, nas cidades São Paulo, Porto Alegre Fortaleza, Salvador, São Luís, Brasília, Belo Horizonte entre outras e no Exterior nos seguintes países, República Dominicana, Itália, Argentina, Áustria, Portugal, Espanha, Turquia, China, Tailândia.

Outras fontes

http://cidadeverde.com/noticias/174454/artista-plastica-piauiense-faz-sucesso-divulgando-quadros-nas-redes-sociais

 

Última atualização: 06/08/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas