De jornalista a artista, a história de Alexandra Teodoro

Alexandra Teodoro é natural de Raul Soares-MG, mas radicada em Teresina onde formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Gestão de Processos Comunicativos, pela UFPI. Ela é especialista em Comunicação Organizacional e Mídias Sociais. Além disso tem curso técnico de moda pelo SENAC. Atua em TV desde 1994 e já trabalhou em Paulo Herculano Produções (1993 a 1994); Árvore Propaganda (1993, 1994 e1995); TV Timon  como Produtora (1994 a 1996); Jornal Meio Norte (1994, 1995 e 1996); TV Meio Norte como Produtora e apresentadora Mercado (1996 a 1998); TV Antena 10 como Produtora (1998); TV Educativa (Piauí) como Produtora e repórter (1998 a 1999); POUPA –GANHA SORTEIOS – Campo Grande – MS como Produtora (1999 e 2000); Jornal Primeira Hora – Campo Grande – MS como editora de Cultura (1999 e 2000); TV Tropical – afiliada da Record em Natal – RN como Produtora e editora de imagens (2000); TV Metrópole – canal 21 – Belo Horizonte – MG como Produtora e editora de imagens (2000 e 2001); Jornal Correio do Piauí (2001 e 2003). Portal AZ – editora de Cultura (2003, 2004 e 2005); Site www.emdianews.com.br que foi a primeira Tv On Line da região Norte Nordeste (2005 a 2012) . Assembleia Legislativa do Piauí – Assessoria de Imprensa (2003 a 2007); Desde 2007 trabalha na TV Assembleia como produtora e apresentadora.  Como artista visual Alexandra expõe desde 2007 e atualmente tem obras na Galeria Montmatre.

Foto: Pablo Ferreira

“Eu sou jornalista e fui me percebendo fazedora de arte ao longo do tempo.” Alexandra Teodoro

Nome: Alexandra Teodoro

Descrição: Jornalista e artista visual

Local de Nascimento: Raul Soares-MG

Escrito por: Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley

 

Foto: José Ailson Nascimento

Arte desde a infância

Alexandra Teodoro desde criança esteve cercada por pessoas que valorizavam as artes, e rememora como a família aprendeu desde cedo a gostar e a respeitar a arte. Ela conta que a avó, Lourdes Maria, que era dona de casa e semianalfabeta dormia escutando Blues na rádio Transamérica. Alexandra começou a morar com a avó com quatro anos de idade, mas lembra que a mãe costumava pintar como forma de lazer e sempre que ia visitá-la prestava atenção nas telas expostas na parede da casa. Após o casamento da sua mãe, que passa a morar em Parnaíba-PI, Alexandra começa a ter contato com a cultura piauiense e de tanto visitar a cidade começa a morar no local. Atravessada pela influência musical da avó, aliada à riqueza artística da literatura e às viagens à casa materna foi que a menina agregou diversas influências artísticas que seriam reveladas só posteriormente com o ingresso na universidade.

O jornalismo

Alexandra Teodoro mudou-se para Teresina depois que prestou vestibular, embora tenha passado para os cursos de Engenharia e Letras ela optou por este, mas no semestre seguinte deixou o curso e ingressou no curso de Jornalismo. Na graduação foi o momento de se deparar com realidades diversificadas, novidades e alguns conterrâneos. Uma das pessoas que deu suporte para Alexandra nesse período foi a cantora de ópera Maristela Grubber. Nesse período, nos intervalos entre as aulas, Alexandra e os colegas de curso ocupavam o ócio criando ou assistindo as criações dos estudantes. Nesses momentos ela começava a entender e se aproximar da arte piauiense já que muitos desses artistas eram estudantes vindos de várias regiões do Piauí. Ela relembra que foi no ambiente acadêmico que conheceu Machado Júnior, Roraima, João Cláudio Moreno, entre outros. A partir dessas vivências a estudante de jornalismo percebeu o quanto a arte piauiense influenciava e era influenciada pelos constantes diálogos culturais que fazem com que seja difícil definir de esse campo tão multifacetado. “Enquanto comunicadora eu tive a sorte de conhecer muitas pessoas bacanas da classe artística que circulavam pela universidade.”

A contribuição da TV Assembleia

Alexandra Teodoro começou a trabalhar na área da Comunicação na TV Timon, que depois se tornaria a TV Meio Norte, lá ela passou a produzir no programa Sábado Show apresentado pela Maia Veloso e em um Telejornal que ia ao ar pela manhã. Segundo Alexandra, essas experiências serviram como uma escola e essa geração de profissionais foram a base para as novas gerações de jornalistas a qual ela estava incluída. O Trabalho de Conclusão de Curso de Alexandra Teodora foi a proposição de uma emissora de TV para a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. A TV foi proposta pelo deputado estadual Themístocles Filho e começou a fazer parte da Rede Pública de Televisão, além disso faz parte da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí que retransmite a TV Câmara. A emissora começou a transmitir em 2007 e posteriormente Alexandra Teodoro, que trabalhava na produção da TV e já conhecia toda a dinâmica da TV e o roteiro das produções de programas televisivos, pois já tinha apresentado o Mercado de Ofertas na TV Meio Norte é convidada para se tornar apresentadora na TV Assembleia.

“A arte hoje representa todo o meu objeto de trabalho na comunicação.” Alexandra Teodoro

Uma visão ampla da arte

Alexandra Teodoro é uma comunicadora preocupada com a valorização da arte e cultura de piauiense, não é por menos que desde cedo preocupou-se em entender o universo artístico investido em cursos, além de sempre estar imersa no cenário local presenciando eventos artísticos e dialogando com os profissionais das mais diferentes áreas. Alexandra demonstrou na prática que o jornalismo cultural exigia um conhecimento aprofundado e que a cultura não é simplesmente lazer, mas está atrelada à saúde e economia. Portanto, Alexandra foi ampliando seu repertório de informações para conseguir “falar a mesma língua dos artistas”, ela, que já escrevia poesias, começou a estudar música, então, o colega Kelvin Medeiros, integrante da banda Fronteiras Blues, musicou um dos poemas de Alexandra e posteriormente Wilson e Machado Junior também musicaram letras da jornalista multifacetada. A pintura brotou na vida da jornalista no período que ela trabalhava em campanhas partidárias de um político que estava concorrendo ao pleito, no período ocioso entre as edições das gravações ela começou a investir em materiais de pintura e deixar a sua criatividade fluir por meio das artes visuais.

Valorizando a arte

Alexandra Teodoro é uma comunicadora que foi, ao longo do tempo, se percebendo artista, mas sempre com o intuito de ampliar o seu diálogo com os artistas. Dona de um estilo de escrita forte, bem intenso e os traços livres na pintura, a jornalista conquistou um lugar de destaque tanto no jornalismo como nas artes. O espirito livre da jornalista impresso na sua arte, no seu modo de pensar a arte e na sua forma de produzir arte encanta muitos olhares de tal forma que seus quadros estão espalhados pela cidade como Galeria Montmatre, a Academia Piauiense de Letras, entre outros. Além disso as suas letras musicadas fazem parte do repertório de bandas autorais. Alexandra Teodoro que desde cedo já tinha experimentado como era ser jornalista, entrevistando um artista que admirava, hoje atua na área demonstrando respeito e valorizando a arte piauiense.

Contatos

Facebook.com/alexandra.teodoro.9

Instagram.com/alexandrateodoro/?hl=pt-br

Fotos

Vídeo

Exposições

Cores e formas – Assembleia Legislativa (2007);

Cores e formas -Clube dos Diários (2007);

Pintura Poetica – Música Para Todos (2014);

Montmartre – exposições coletivas.

Outras fontes

Última atualização: 23/09/2019

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas