Equipe

Alisson Carvalho, Ana Cândida Carvalho, Auryo Jotha, Ayrton de Souza , Cândido Sales, Caio Negreiros, Fagner Araújo, Herick Felipe, Ícaro Uther, Igor Filipe, Joana Tainá, José Ailson, Lourrane Silva, Luan Rodrigues, Marciléia Ribeiro, Maria Teresa, Miguel Cardoso, Noé Filho, Paulo Narley, Richard,  Rose Gomes, Talita Costa, Thiago Utua, Wonnack Alves e Zayze Medeiros.

Alisson Carvalho

Nasci na chapada chamuscada de corisco que é apelidada oficialmente de Teresina. Sou Redator-Chefe da Geleia Total, escritor, artista visual, ator e diretor. Publiquei os livros “Boxers” e “Chocalho do Gado” em 2020. Tenho contos publicados nas antologias “Afrofuturismo o Futuro é Nosso” (2019), “Você Não Está Sozinho” (2020) e “Pele” (2020). Sou apaixonado por cajuína e suco de cajá.

Ana Cândida Carvalho

Teresinense. Escrevo com a luz e com as palavras. Vez ou outra troco direita e esquerda, e não acerto amarrar meus próprios cadarços. Tropeço no vento e finjo ter pulado de propósito, evitando o olhar do outro (mesmo de quem observa calado). Coleciono cabeças de bonecas, e só não esqueço minha própria cabeça porque está grudada ao pescoço. Viciada em romances asiáticos e chocolate roubado (roubo de mim mesma, depois das promessas de vida saudável). Ativista autista. Evito atividade física e grosserias. Prefiro palavras floreadas e melodias para dormir. Escuto a mesma música repetidamente. Já não toco mais o piano da sala. Não suporto o som do telefone.  Conheço bem o silêncio. Temo as horas contadas. Prefiro dias nublados e as quatro paredes do quarto. Voo em pensamento, mas insisto em conservar os pés bem presos ao chão. Sonho, frequentemente, que tenho asas. Tenho medo de altura. Minha estatura é baixa.

Auryo Jotha

Nasceu em 12 de fevereiro de 1995, em Teresina-PI. Foi fisgado desde cedo pela literatura e outras formas de entretenimento que envolvem ficção científica, terror e fantasia. A curiosidade por descobrir coisas novas e a vontade de criar fizeram do leitor um contista, que busca sempre trazer elementos do seu cotidiano e do imaginário local em suas histórias.

Ayrton de Souza

Me chamo Ayrton de Souza, Teresinense nascido em Janeiro de 1999, faço licenciatura de Letras-Português pela UFPI. Pela Universidade eu participo do Grupo de Estudos sobre o Mal na Literatura – Gemal, onde debatemos livros e autores que se debruçam sobre temas insólitos. Fora da Universidade eu escrevo, publiquei esse ano de forma autoral um romance de nome “O Vírus em Dolores” na plataforma da Amazon, fui um dos selecionados no edital de minicontos do Arte como Respiro, do Itaú Cultural e tive um conto publicado numa revista da Unicamp, numa edição sobre Isolamento Social. Curto muito música, trilha sonora de filmes e games, e passo a maior parte do tempo lendo, ouvindo música, escrevendo ou jogando. Sou mais ativo no Twitter @ayrtonde_souza.

Cândido Sales Gomes
Nasceu em Parnaíba-PI, cresceu e foi criado em Teresina e desde 2019 habita no Canadá. Além de ser um profissional competente e comprometido em aprender e se aperfeiçoar continuamente, Cândido honra cada letra em seu nome, estando sempre a postos para ajudar seus amigos a conquistarem seus sonhos, com uma generosidade e paciência que, infelizmente, não se vê tão fácil por aí.  Tem uma visão sensível e atenta para a arte, a tecnologia e o empreendedorismo. Na Geleia Total, além de contribuir com seus conhecimentos e ideias, foi o responsável pela construção do portal da Geleia Total, permitindo que tenhamos um espaço para condensar todo o conteúdo que geramos sobre a cultura e a arte do Piauí. Twitter / Youtube / Site

Caio Negreiros

Caio Negreiros é natural de Teresina, bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. É fotógrafo, poeta, procurador do município de Teresina. Já publicou os livros de poesia “A decadência das horas” (1993), “Portal do Hades” (1996), “Sobras do dia” (2002) e “Poemas insidiosos” (2012). Participou também da coletânea “Eros das eras” organizado por Marleide Lins. Como fotógrafo, teve fotos suas publicadas no livro “Livro: Piauí-Brasil -Alto Ribantejo -Portugal -Identidades e Diversidade Cultural”, nas revistas Revestrés (nº 14 e 24) e Fotografe Melhor (ed. 254), e no site viajeaqui.abril.com.br.

Fagner Araújo

Sou piauiense, nasci em Pedro-II, mas cresci em Piripiri. Atualmente sou professor de Língua portuguesa, Redação e Literatura em São Paulo. Gosto de tocar forró, não me separo do meu violão e tiro umas fotos de vez em quando. Gosto de fazer uns artesanatos, escrever, ler de tudo um pouco e também gosto de brincar com meu gato (ele tem tiktok, sigam lá @ovirgulino). Ultimamente tenho me dedicado bastante ao estudo da Literatura de Cordel. Tenho um livro de poemas lançado em 2019, de forma independente; tenho alguns cordéis escritos e faço vídeos para meu canal no YouTube pra falar do Piauí e das coisas do Nordeste! Inscrevam-se!

 

Herick Felipe

O artista visual e designer Herick Felipe é natural de Campo Maior, mas radicado em Teresina. Herick já cursou Ciência da Computação e Design Gráfico. Apesar de não concluir os cursos enveredou pela área e conta com orgulho que seu trabalho tenta sempre valorizar as suas origens.

Ícaro Uther
Nasceu em 12 de junho de 1992, em Parnaíba-PI. Ícaro é um artista multifacetado e um ativista cultural. Cineasta, designer e escritor. Na Geleia Total, Ícaro produz vídeos para o nosso canal do YouTube.

Igor Ganga

Sou Igor, nasci em Teresina-Pi, em 1990. Desde criança brinco com o impossível. Amava lápis e canetas, os melhores brinquedos. Sou psicólogo por formação e artista pela intuição, vocação e por desígnio da vida.

Sou um projeto antigo. Não ando só. O que faço, o que pinto e o que canto, faço com e pelo meus: os que estão por vir e os que já foram. Sou peixe que voa ao mergulhar e pássaro que mergulha ao voar. Sou tudo e nada ao mesmo tempo. Tenho penas e escamas. Sou indefinível e decifrável, basta me ler.

Nessa trajetória, me tornei psicoterapeuta e ajudo pessoas a mergulharem para também voarem (principalmente artistas). Me tornei professor nos últimos anos e isso é algo inusitado e mágico no meu caminho. Sou artista desde sempre.

Amo falar, cantar, desenhar, pintar. Amo escutar e ajudar. Amo ensinar.  Enfim, sou poesia, sou ritmo, sou imagem, sou espelho, sou água. Sou batuque metafísico que pulsa um axé que me atravessa.

Tenho um lema: é preciso gangar. Gangar mesmo, enxergar além, transceder, confrontar limites. Ajudo a escurecer os horizontes, a fim de ampliá-los.

No amor de Yemanjá, Axé.

Joana Tainá

Me chamo Joana Tainá, sou teresinense e nasci em 31 de janeiro de 2000. No âmbito acadêmico, curso Letras português na Universidade Federal do Piauí – UFPI, participo do Grupo de Estudos sobre o Mal na Literatura (GEMAL) e sou professora. Amo viajar dentro dos livros e fora deles, nas horas livres costumo vagar por outras terras (estados) desbravando e conhecendo a arte e cultura local. Gosto muito de todas as manifestações artísticas, em especial a música, pois passei uma parte considerável da minha infância e início da adolescência dentro da Escola de música de Teresina e do Centro de artesanato Mestre Dezinho, uma das principais veias culturais da cidade. Tenho o habito de passar a maior parte do tempo lendo, desenhando, ouvindo música e buscando novos conhecimentos. Na Geleia Total, faço parte da equipe de redação como revisora de textos. Instagram: @joana.taina

José Ailson Nascimento (Um Zé)
Nasceu em 24 de fevereiro de 1993, em Santana do Araguaia-PA. O menino paraense encontrou em Teresina seu lar, seu ofício e seu destino. O olhar único do Um Zé, como é conhecido nas redes sociais, consegue capturar a essência de pessoas e lugares. Com os pés descalços em chão firme, cabeça nas poesias de Manoel de Barros e a mesma alma do menino interiorano, José Ailson constrói sua história com fotografias intensas, densas e cheias de sombras. Na Geleia Total, o Um Zé nos empresta sua arte para registrar com precisão a alma dos artistas homenageados.

Lourrane Silva

Lourrane Silva nasceu em 25 de fevereiro no município maranhense Presidente Dutra. Radicada em Teresina para estudar, é Arquiteta e estagiou em órgãos do município e do estado, como Fundação Monsenhor Chaves, SDU-Centro Norte, SECULT. É artista visual e fotógrafa amadora. Lourrane alia os conhecimentos acadêmicos com as suas criações artísticas fazendo do seu processo criativo uma provocação sobre temas como patrimônio e memória de Teresina. É colunista e integrante da equipe da Geleia Total atuando em diversas áreas.

Luan Rodrigues

Olá, sou Luanderson Rodrigues (Luan), Teresinense. Atualmente curso Jornalismo. Também simpatizo com a escrita, o teatro, cinema, com a internet. Enfim, o mundo da arte e cultura. Busco sempre conhecer o novo. Acredito no gigante e nobre poder da Geleia Total em poder divulgar o potencial piauiense para o universo.

 

Marciléia Ribeiro

Marcileia Ribeiro é teresinense, formada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Piauí. É escritora, artista visual, professora e poeta. Revisora e mediadora do Clube de Leituras da Geleia Total. Revisora de obras já publicadas.

Maria Teresa

Maria Teresa é teresinense. Atualmente graduanda em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Realiza pesquisas na área da história da imprensa piauiense e atua como produtora de telejornalismo. “Das paixões que acumulo no peito, três reverberam: história da arte, arquitetura sacra e bumba meu boi.”

Miguel Cardoso

Sou Miguel Cardoso, Advogado, 28 anos, homem trans, componente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-PI, Conselheiro Municipal LGBT, Coordenador Suplente da ATRAMS, Estudante do Curso Téc. em dança, professor, militante da causa LGBTQI+, palestrante, estou sempre em busca de direitos igualitários tão como respeito e garantias de livre expressão e dignidade, tentando sempre compartilhar minhas vivências e experiências como homem trans para essa nova geração respaldado no respeito com o intuito de acolher e ajudar e dedicando minha vida ao combate a LGBTfobia e a qualquer tipo de lesão aos direitos e garantias fundamentais de todo cidadão especialmente a causas voltadas ao mundo trans. É um prazer fazer parte desse time!

Noé Filho

Noé Filho

Nasceu em 20 de dezembro de 1990, em Teresina-PI, mas passou a infância em Socorro do Piauí, Manoel Emídio e Canto do Buriti. Idealizador da Geleia Total, Noé, embora não se considere um artista, está tão imerso nas artes quanto os artistas. Apaixonado pela criação, Noé arrisca, de quando em vez, escrever algumas palavras. Um bairrista e curioso irrecuperável que nunca se cansa de consumir arte. Noé está sempre se aperfeiçoando na arte de apreciar a arte, ou melhor, as artes, em toda sua pluralidade. Noé ama o Piauí e sua cultura. Acredita que é por meio da valorização da nossa arte e da nossa cultura que o Piauí poderá crescer e se desenvolver cada vez mais.

Paulo Narley

Paulo Narley é natural de Buriti dos Montes, Piauí. Filho de Maria Eliane e Gonçalo Soares. Titio da Lara e do Jorge. Graduado em Letras Português e mestrando em Letras, área de Literatura, pela UFPI. É escritor e revisor de textos. Participa do OXE LGBT+NE, coletivo de autores LGBTQIA+ nordestinos. Autor das obras “Tudo o que eu colori no céu da sua boca” (Editora Viseu) e “Cada roçar temeroso de olhos ou peles” (Editora Nua). Possui contos nas antologias: “Plurais” (Editora Se Liga); “O amor está nas nuvens” e “Entre drinks, músicas e amor” (Editora Ruppell); “Conteúdo Impróprio” (Editora Sinna); “Flahes: amor em curta metragem” (Editora Rouxinol); “Somos” (Editora Psiu); “O Nordeste em Cores” (publicação independente do Coletivo OXE LGBT+NE). Participa da organização das antologias “Um final feliz para nós” (Editora Ruppell), “Pele” (que reúne textos de pessoas LGBTQIA+ piauienses) e “Você não está sozinho” (publicação independente). É colunista da Geleia Total e da Em Contos Editorial. Amante da palavra viva, que cativa e vira abraço de alma. Considera a escrita como uma maneira de ser no mundo, lugar de pertencimento, encontro e resistência.

Richard Henrique

Me chamo Richard, tenho 25 anos e dentro da comunidade LGBTQIAP+ ocupo o espaço de gay e queer. Sou formado em Publicidade & Propaganda pela Estácio Ceut, sou multiartista, estou produtor cultural e trabalho também com marketing, social media e redação. Sou idealizador do Movimento Stouradas, organizo a ocupação ManiFesta e estou integrante do Coletivo Salve Rainha. Desenvolvo atividades, esporadicamente de maneira independente, nas áreas de fotografia, moda, audiovisual e artesanato. Tudo isso me faz ser doida e fluida. Minha vida é trabalhar com pessoas. Me sinto realizado nisto. Sou do signo de touro, asc leão, lua gêmeos e para mais informações vamos se conhecendo.

Rose Gomes
Nasceu em 9 de setembro de 1993, em Teresina-PI. Estudante de Filosofia na Universidade Federal do Piauí, Rose sonha mesmo em estudar e trilhar o caminho da Moda. Não é à toa que Rose tem um estilo único e arrebatador, que transforma um simples passeio em um acontecimento. Mulher forte, empoderada e com uma voz suave e encantadora. Na Geleia Total, Rose organiza e publica a programação cultural no Piauí.

Wonnack Alves

Nascido e criado em Teresina-PI. Músico e compositor. Proprietário do Cajuína Estúdio. Um dos organizadores do Movimenta Cajuína (evento autoral). Fotógrafo. Amante da música e de tudo que envolve essa arte. Além de músicas, gosta de escrever textos de reflexão e poesias. Trabalhos lançados: EP Primeiro Passo com a Constante Variável em 2015 e o EP Reflexão, Positividade e Amor com a Sintonizando Sonhos em 2016. Na Geleia total falará sobre os trabalhos musicais feitos em nossa terra e também publicará alguns de seus textos.

Zidane Medeiros

Zidane Medeiros é natural de Teresina-PI e atualmente transita entre desenho, poesia e prosa, não impedindo-se nunca de experimentar outras facetas artísticas. Buscando a todo custo trazer ao mundo sua sensibilidade mais desenfreada, enxerga nos processos de sua produção um trabalho terapêutico do início ao fim, de suma importância para o seu ser e estar no mundo. Além disso, colabora semanalmente com tirinhas no Programa Interativo da TV Assembleia de Teresina.