Onun – Uburu, o novo trabalho de Pedro Ben e Joniel Veras

O novo trabalho de Pedro Ben e Joniel Veras intitulado de “Uburu” já está disponível nos principais streaming de música e que revela um momento diferenciado da carreira dos músicos que pegaram as referências das religiões de matriz africanas mais a associação com o nome da ave de rapina típica da nossa região, o urubu.

Segundo os músicos, o disco começou a ser construído antes do isolamento social, mas apesar dos obstáculos impostos pela pandemia o disco foi concluído a distância. Dessa forma é possível perceber músicas que falam de situações antes da pandemia e outras como “Urubu-de-Baixo” que parafraseia Lima Barreto. Pedro Ben frisa que o disco já estava nos seus planos e que esperava esse momento de maturidade para trabalhar com esse projeto.

“Pode vir do pelo ao pó do pé
Homenagem pro seu orixá
Enunciado de acontecer
Eu que não sei dos ritos da fé
Caibo no entendimento da terra
No bem do coice da erva mãe
Mãe medicinal
Nas sete linhas de conta
Na casa pronta de seu axé
Afoxé”
Música: Ritos da Fé (Pedro Ben/Joniel Veras)

Essa parceria entre os músicos iniciou em 2017 com a construção do EP “Trago” que é uma espécie de samba torto, posteriormente veio a construção da música “Oxalá que sim” (2019) e a partir desse momento o diálogo continuou até gerar o disco.

O disco também conta com a participação do poeta e músico Lucas Rolim que construiu os arranjos, o produtor Dimota, Assis Bezerra (pai de Pedro Ben) na guitarra baiana e cavaco, João Paulo no baixo, Leo Mesquita que é Pifero da banda Caju Pinga Fogo e Khoala que é Maestro da orquestra de Jericoacoara.

“Esse disco para mim tem um significado muito especial, pois ele representa minha segunda vida, um renascimento, mas não só por isso. O disco representa um retorno às minhas origens, pois embora me conheçam mais pelas músicas alternativas, experimentais e eletrônicas eu comecei com a música brasileira e de cunho negro como Afoxé.” Pedro Ben

O disco “Onun – Uburu” tem a produção musical de Pedro Ben, os arranjos de Pedro Ben, Lucas Rolim e DiMota, a mixagem de Jan Pablo e Pedro Ben, a masterização de Jan Pablo, a arte da capa de Joniel Veras, o  projeto gráfico de Lucas Rolim e Joniel Veras e a produção executiva de Fernanda Paz. Além disso o disco foi pré-produzido no QUARTO DIMENSÕES  em Outubro de 2020 e Gravado em Dezembro de 2020 por Gilson Barboza (DiMota) no estúdio Audiolab, Teresina – PI. Vozes gravadas por Jan Pablo.

Clique aqui e escute Onun Uburu no Spotify

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas