Teresina celebra a literatura com a 7ª edição da Balada Literária

A Balada Literária chega na sua 7ª edição e homenageia o músico parnaíbano Teófilo Lima. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro no Memorial Esperança Garcia e será gratuito e conta com palestras, oficinas, lançamento de livros e apresentações musicais.

 

Além do músico, a Balada Literária também homenageia outros nomes expressivos da cultura nordestina como o poeta Miró da Muribeca (PE), a escritora Roseane Borges (MA), a filósofa Maria Vilani (CE), a pesquisadora Inaldete Pinheiro (RN) e o cantor Chico César (PB). 

 

A Balada Literária surgiu em 2006 durante uma das edições da Festa Literária Internacional de Paraty por iniciativa de Marcelino Freire que se inspirou na atmosfera da Vila Madalena (SP). Então ele reuniu livreiros, donos de bares, proprietários de sebos, escritoras e escritores. Em Teresina, o evento acontece desde 2017 e tem movimentado a cena literária piauiense.

 

Em 2023, a Balada celebra o cantor parnaibano Teófilo Lima, produtor cultural e apresentador do programa Piauizando. Teófilo iniciou sua carreira musical em 1990 com a banda “Rabiscos Urbanos”. De 1994 em diante, seguiu carreira solo e suas composições logo o levariam a participar de vários festivais no Piauí, assim como em outros estados. 

 

O compositor tem três CDs lançados: Teófilo com Fusão (2001), Matulão (2005), Teófilo (2018) e o EP Lusco Fusco (2022), seu trabalho mais recente. Durante esses mais de 30 anos de carreira, Teófilo conquistou o coração dos ouvintes de todos os lugares com sucessos como “Pedra do Sal”, “Beijos e cacos” e  “No Azul”, canções que inspiram diversas gerações de compositores da música piauiense.

 

A Balada este ano acontece em três capitais no mês de dezembro: Recife (2 e 3), Teresina (5 e 6) e São Paulo (8). Em Teresina, já estão confirmadas as presenças de Rosane Borges, Maria Vilani (mãe do cantor Crioulo) e o idealizador da Balada Literária, o escritor Marcelino Freire. 

 

Para acompanhar mais notícias do evento você pode acessar o Instagram @baladaliterariapi e Facebook Balada Literária Pi

Programação

Terça – 05/12

18h30 – Abertura

por Marcelino Freire e Wellington Soares

19h – Lançamento dos livros

“Beijos e cacos”, de Teófilo Lima, “A vida é um ônibus”, coletânea de textos em homenagem a Miró da Muribeca, e “Entrevistas com Autores piauienses e um bróder”, vol. 2, da coleção organizada por Wellington Soares.

20h – Show musical

Acústico com Teófilo Lima e Convidados (as), incluindo no repertório uma homenagem especial ao cantor e compositor Chico César. Apresentação a cargo da jornalista Déborah Radassi.

 

Quarta – 06/12

9h – Mesa-redonda

Pioneiros do rock no Brasil e no Piauí

Com os convidados Machado Júnior (compositor e publicitário), Hermano Medeiros (Historiador e escritor), Edvaldo Nascimento (Cantor e compositor) e Kasbafi (Músico), sob mediação de Teófilo Lima

10h

Educação, cultura e arte na vida de Maria Vilani

Escritora, filósofa, ativista cultural e fundadora do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), no Grajaú, extremo sul de São Paulo, com mediação de Marcelino Freire.

Na ocasião, a autora autografará seus livros.

15h

Rosane Borges lê a Carta de Esperança Garcia

Inaugurando o projeto “Caranguejolê”, Rosane Borges falará sobre o legado da 1° Advogada Negra do Brasil, com mediação de Assunção Aguiar, superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do governo do Estado. Antes, porém, Assunção conversará com a intelectual maranhense, uma das homenageadas da Balada Literária 2023, sobre sua trajetória como jornalista, professora e escritora, autora, entre outros, do livro “Fragmentos do Tempo Presente”.

Na ocasião, Rosane Borges fará uma sessão de autógrafos.

16h30 – Mesa-redonda

Cenas musicais protagonizadas por artistas e bandas piauienses

Com a participação de Fábio Crazy (Músico e escritor), Aristides Oliveira (Pesquisador independente e professor) e Geraldo Brito (Músico e escritor), que, no final, lançarão seus respectivos livros: “Narguilé Hidromecânico – 20 Anos”,

“Asseclas na Cena Rock em Teresina” e “Noite, sons na Cidade Maravilhosa”. Caberá à jornalista Alexandra Teodoro a condução dos trabalhos.

17h30 – Mesa-redonda

O legado poético de Miró da Muribeca: lirismo, periferia e denúncia social

Sob a visão de Feliciano Bezerra (Prof./Uespi, cantor e compositor), Kilito Trindade (Poeta), Thiago E (Músico e poeta), Elio Ferreira (Prof. Dr. Letras/Uespi) e Demetrios Galvão (Historiador e poeta), com mediação de Marcelino Freire.

19h – Encerramento

Shows com Maria Sebastiana, a agricultora que virou sanfoneira, e Nayra Lima, a “rainha do bolero”, duas grandes artistas populares do Nordeste. Os espetáculos serão conduzidos por Sônia Terra, ex-secretária de cultura do Piauí.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas