As Dez Melhores Obras Literárias do Piauí

No livro “Literatura Piauiense”, Luiz Romero Lima, professor de Teoria da Literatura Brasileira, Portuguesa e Piauiense, apresenta a lista das dez melhores obras literárias do Piauí. Essa lista foi elaborada pela equipe do Caderno Alternativo, que convidou professores, escritores e acadêmicos, pedindo a cada um, uma relação dos dez melhores livros de autores piauienses. Segue a lista:

  1. O HOMEM E SUA HORA – Poemas – Mário Faustino. O peso dessa obra está no trabalho experimental com a linguagem.
  2. BEIRA RIO BEIRA VIDA – Assis Brasil. Segundo comentário de Herculano Moraes, no Dicionário Biográfico dos Escritores Piauienses de Todos os Tempos, de Adrião Neto, o autor forma com O.G. Rego de Carvalho e H. Dobal a tríade mais famosa e importante da literatura piauiense da atualidade.
  3. RIO SUBTERRÂNEO – O.G. Rego de Carvalho, publicado em 1967. É a obra mais importante do escritor de Oeiras. Romance feito numa época em que o Piauí era muito atrasado.
  4. LIRA SERTANEJA – Hermínio Castelo Branco. O autor era um sertanejo apegado a terra, na convivência com o mundo rural das fazendas de sua família.
  5. ZODÍACO – Da Costa e Silva. Trata-se de um livro que deve ser lido a qualquer tempo. O tema sempre moderno.
  6. ATALIBA, O VAQUEIRO – Francisco Gil Castelo Branco. O livro ressalta a temática da seca nordestina.
  7. TEMPO CONSEQUENTE – H. Dobal. Uma obra que subsiste ao tempo.
  8. UM MANICACA – Abdias Neves. Registro dos costumes teresinenses do início do Século XX. O livro mostra a vida social com os preconceitos e a falsa moral.
  9. OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA – Torquato Neto. Reunião de grandes escritos do poeta mais famoso do Estado.
  10. CURRAIS DE SERRAS – Alvina Gameiro. Romance regionalista, publicado em 1980. O livro faz abordagem sobre a linguagem do sertanejo piauiense.

É claro que qualquer lista do gênero sempre nos deixa com sensação de que “esqueceram” ou “não poderiam deixar de listar” esta ou aquela obra, mas com certeza nos dá um panorama das obras de maior relevância da literatura piauiense. Conta pra gente aqui nos comentários quais livros você adicionaria a essa lista.

Total
0
Shares
6 comentários
  1. Entendo que, no escopo da arte ampliada, é sempre um exercício importante avaliar a literatura piauiense sob diferentes aspectos, especialmente da produção de novidades artísticas, com criatividades, que dizem algo de inusitado e de forma muito simples.

  2. Eu adoraria conhecer as autoras piauienses (não pude deixar de reparar que quase todas as indicações são de autores, e me perguntei onde estariam as mulheres, rs). Fica aí a indicação 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas