Receita de Bomba

bomba é um salgado tipicamente teresinense. Ele surgiu quando a dona Marlene Ferreira, sua criadora, resolveu empanar e fritar uma massa de esfiha que tinha sobrado com recheio de queijo e presunto. Daí surgiu essa iguaria que só se encontra no Piauí!

WhatsApp Image 2018-05-15 at 20.22.08.jpeg

Ingredientes

50g de fermento biológico fresco

1 e 1/2 xicara de (chá) de leite

1 xícara (chá) de óleo

3 ovos

1 colher de (sobremesa) de sal

2 colheres de (sobremesa) de açúcar

1 kg de farinha de trigo

Para empanada

3 ovos batidos

1 kg de farinha de rosca

1 litro de óleo para fritar

Recheio de mortadela

1 kg de mortadela

200 g de mussarela

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, menos a farinha de trigo, no liquidificador e bata por 2 minutos até ficar homogêneo. Transfira para um bowl e adicione a farinha de trigo. Sove de 6 a 10 minutos até a massa ficar bem lisa. Deixe fermentar por 1 hora.

Abra a massa na mão ou com um rolo e recheie com a mortadela e o queijo. Feche e corte a rebarba. Empane nos ovos e depois na farinha de rosca. Aqueça o óleo até aproximadamente 170ºC (coloque uma bolinha de massa e se subir está bom) e frite as bombas.

3 Shares:
1 comment
  1. Falar sobre bomba, Maria izabel, galinha da júlia, que todo mundo já está cansado de ouvir falar dessas iguarias de Teresina é muito fácil. Quero ver falar e dar a receita correta do ‘muncunzar feito em Jaicóes’ Piauí. Duvido. É uma iguaria que lota o bar ou restaurante que ofereça como atração essa saborosa iguaria que só é gostoza feita do jeito que o povo de jaicóes faz. Você come que peca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Leia mais

Receita de Cajuína

Cajuína é uma bebida não alcoólica, feita do suco clarificado e cozido do caju. A clarificação se dava…