Usina Santana recebe o projeto Usina teatral fora do eixo

Objetivando descentralizar o acesso à arte, o projeto USINA TEATRAL FORA DO EIXO chega para mostrar que o teatro está em todos os lugares e vai a todos os espaços, dessa forma o bairro Usina Santana é o palco para esse grande encontro artístico.

A ideia do projeto é apresentar os espetáculos “Fábulas” e “O que te escrevo é de puro corpo inteiro” em escolas públicas da região contemplando desde o público infantil até o público adulto.

Segundo o cronograma as apresentações iniciam com o espetáculo e “O que te escrevo é de puro corpo inteiro” que acontecerá no dia 07 de fevereiro, às 20h, na Unidade Escolar Arthur Medeiros Carneiro. O espetáculo é assinado pela Truá Cia de Espetáculos e terá entrada gratuita para a comunidade.

“O que te escrevo é de puro corpo inteiro” conta a história de um professor de Literatura, escritor e ator que conta, de forma confessional, a sua história de vida. Com isso, conhecemos os seus desejos, sonhos e angústias, além dos confrontos que atravessam a sua trajetória.

“O protagonista da cena, em seu quarto, trava um embate entre o acúmulo de cultura e a solidão do homem incompreendido. Umas vezes irônico, outras poético, dramático. Ali, naquela noite, sozinho naquele quarto, diante daquela mesa, daqueles livros, daquelas fotografias, repleto de lembranças, memórias, arquivos de uma vida, esse homem ator -professor- escritor tateia os escombros de sua alma”, descreve Vitorino Rodrigues.

Um grupo de jovens estudantes da Unidade Escolar Artur Medeiros Carneiro iniciou um projeto teatral, despertando interesse pela arte cênica e realizando apresentações na escola. Teodorico Júnior, um dos líderes desse grupo, pretendia ingressar no teatro profissional e buscou ampliar seus conhecimentos artísticos. Participou de oficinas de interpretação para teatro e cinema ministradas por artistas piauienses, como Silmara Silva, Roger Ribeiro, Igor Medeiros e Cícero Filho.

Posteriormente Teodorico Júnior foi convidado a integrar grupos profissionais da região, incluindo a Truá Cia de Espetáculos, Teresina Animações e Produções Culturais, além do Humanitas Grupo de Teatro em Timon, Maranhão. Atualmente, ele faz parte do elenco do Grupo de Teatro da Uespi.

“A Usina Santana é um bairro que limita a região do Grande Dirceu com a zona rural (até bem pouco tempo, ainda era zona rural da cidade) e tem uma população carente de tudo, especialmente de bens culturais, de acesso a atividades artísticas porque nem os grupos chegam até a comunidade nem a comunidade consegue se deslocar até o bairro Dirceu I, onde está sediado o Teatro João Paulo II ou, muito menos, ao centro. No entanto, o anseio de arte e cultura é gritante entre os moradores da comunidade, como pude notar durante as apresentações teatrais que realizei na escola. Ainda que de forma amadora, pude perceber o quanto a comunidade é sensível em relação à arte e, ao contrário, o quanto somos carentes de acesso à arte produzida na nossa cidade. Daí surgiu a ideia do projeto: abrir um canal de acesso dos produtores culturais à região periférica geográfica e culturalmente; por outro lado, favorecer à comunidade, o acesso à cultura em geral e, especialmente, ao teatro”, explica Teodorico Júnior.

Com isso, o projeto visa proporcionar à comunidade uma experiência artística com ações formativas e apreciação de espetáculos teatrais para movimentar a cena cultural da região e circular pelos espaços. O projeto é financiado pela lei SIEC 2023 por meio da Secretaria de Cultura do Piauí e patrocinado pelo Grupo FERRONORTE.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas