Lais Rosa

Laís Rosa – Foto José Ailson (Um Zé)

Ela é um sucesso nas redes sociais, seus textos ultrapassaram as fronteiras e conquistaram admiradores de todas as partes, com apenas 24 anos, Lais Rosa é uma das nordestinas mais queridas pelo Brasil afora. Natural de Campo Maior, a escritora e artista visual é querida pelos internautas justamente por apresentar sentimentos soltos e essa espontaneidade é transformada de forma graciosa em poesia. Em 2015, Lais criou uma conta no Instagram e passou a se refugiar nos seus textos. A ideia deu certo, superou as expectativas da escritora e sem perceber lá estava ela com mais de 200mil seguidores no Instagram e 250mil seguidores na sua página do Facebook. A menina que nasceu em uma família humilde, longe da vida urbana é hoje uma das promessas da literatura e conta que tem planos para lançar seu livro no final do ano.

“Eu sempre tive uma imaginação muito fértil, aquele mundinho colorido, sempre acreditei muito na bondade das pessoas. ” Lais Rosa

Nome Completo: Lais dos Santos Oliveira

Descrição: Escritora e ilustradora

Data de Nascimento: 27/03/1993

Local de Nascimento: Campo Maior-PI

A simplicidade que encanta

A menina campomaiorense é uma apaixonada pelo Nordeste e, como toda barrista sem solução, levou essa admiração para os textos. A nordestina viveu boa parte da vida em Sigefredo Pacheco, adotou a cidade como sua e foi por ela adotada, viveu lá até 2016 quando veio para Teresina. A sua infância foi um grande exercício de imaginação, pois na ausência dos brinquedos ela e o irmão construíam histórias, desenhavam e ilustravam. “Não podia ver um papel em branco que já pegava pra desenhar”, diz a escritora. No ensino médio Laís Rosa descobriu nas aulas de literatura o prazer pela escrita, passou a frequentar a biblioteca da escola e mergulhar nas histórias apresentadas pelos livros. Apesar das dificuldades Laís teve uma infância bem rica e lúdica, sempre esteve em contato com as pessoas e a família. Esses laços afetivos serviram de inspiração para os textos que conquistaram o público e dão um tempero bem particular aos versos da nordestina.

As palavras que cativam

É no simples que se esconde a solução para alguns problemas. A paz e o alento às vezes vêm pintados com cores leves, traços fluidos, mas que tocam bem na ferida dos leitores. Lais Rosa tem esse dom, de conquistar com a simplicidade. Sem saber ela começou a seguir os passos do seu avô que também era um escritor, mas ela só descobriu a veia artística do parente quando começou a escrever. Saber as nossas origens fortalece as nossas convicções, por isso a escritora diz que a informação marcou a sua vida, já que antes ela pensava ser a única escritora da família. As suas primeiras experiências aconteceram como brincadeira, fazendo ilustrações e histórias baseadas nas vidas das amigas. Tudo se intensificou quando ela começou a escrever para o Instagram como uma fuga, para sanar as dores que vieram com o termino de um relacionamento. Expor os seus textos foi uma maneira de evitar o ócio, para fugir dos pensamentos dolorosos e a estratégia funcionou, cativando rapidamente um público que se identificou com a escritora.

A brincadeira que virou profissão

“Um coração cheio de gratidão não existe espaço para reclamação”. Quando Lais Rosa começou a escrever não imaginava que conseguiria algum sucesso, ela compartilhava com suas amigas o que escrevia e desenhava. Então uma das amigas, que já acompanhava os escritores das redes sociais, sugeriu que ela publicasse as suas poesias no Instagram. Lais acatou a ideia, e trabalhou na criação de um nome que sintetizasse um pouco do que ela era. Foi quando ela lembrou do apelido dado pelos amigos em Sigefredo Pacheco: “capiá”, que significa uma pessoa muito nordestina, o típico homem da roça. Disso nasceu o perfil nas redes sociais. Lais comenta foi atraindo cada leitor aos poucos, com textos que falam sobre o amor, a paz e a gentileza. E de tanto falar da paixão pelo cuscuz foi carinhosamente apelidada pelos seguidores de “cuscuzinho”. No começo a escritora recebeu muita ajuda dos amigos, ela conta que a Angélica Ibiapina sempre compartilhou os seus textos, além de pedir aos amigos que seguissem a escritora nas redes sociais. Assim, aos poucos a escritora foi conquistando sua legião de seguidores.

“Poesia é o que colore o mundo, eu vejo tudo colorido, as pessoas deviam ser mais gentis.” Lais Rosa

As referências da nordestina

Tanta coisa constrói um artista, mas o livro que a Lais Rosa aponta como sendo o mais marcante é “O guardião de Memórias” e destaca também a escritora Isabela Freitas, além dos colegas escritores que ela conheceu durante a sua vivência com as redes sociais. “Eu gosto muito de histórias que tenham personagens infantis, pois é algo bem puro”, diz a escritora. Apesar disso Lais escreve sobre relacionamentos, religiosidade, amizade e família. As ilustrações da Beatriz França, da Mariana Souza e do Lucas Misunaga conquistaram a escritora, pois os desenhos se assemelhavam ao seu estilo. A poesia de Lais se materializa com a conexão entre a escrita e a imagem, pois segundo a escritora, está tudo interligado e é o conjunto disso tudo que gera a identificação do público com a sua arte.

Não há fronteira na arte

Foi escrevendo sobre o nosso dia a dia que Lais Rosa se tornou o fenômeno nas redes, não há dúvidas. A escritora cativou o público com temas que falam principalmente sobre o amor próprio e relacionamentos. Apesar do número de seguidores a relação de proximidade com esses leitores continua, afinal a nordestina conta que gosta de ler os comentários e os depoimentos, muitos dos quais chegam a emocioná-la. Para ela todos devemos nos cuidar sentimentalmente, só quando nos fortalecemos é que conhecemos todas as nossas potencialidades. Então, acreditar em si mesmo é essencial. A poética de Lais foi longe, conquistou a Mariana Rui Barbosa que foi uma das primeiras pessoas famosas a repostar os seus textos e ilustrações, além da página “Palavras e Verdades” e no Facebook a página “Vozes do Brasil”. Com o sucesso as parcerias vieram e a escritora agora enfrenta o desafio de aparecer para o seu público. “Eu só existo hoje por causa das redes sociais”, conta com muita modéstia. Só sabemos que a poesia emocionou quando vemos os olhos dos leitores brilhando de contentamento e é essa a sensação que mais emociona a escritora, saber que suas palavras de alguma forma ajudaram os seus leitores. Lais lançará seu primeiro livro esse ano que trará um pouco do seu trabalho como ilustradora e escritora.

A poesia que encanta

Apaixonada por cactos e cuscuz, a nordestina cita o Nordeste, leva para o mundo coisas singelas e essenciais que, pelo sucesso, mostram o quanto carecemos desse retorno às nossas “raízes afetivas”. Lais é uma escritora que acredita profundamente no poder das palavras e na sua missão de levar uma mensagem para o seu público. O passatempo de uma menina virou paixão e hoje Lais Rosa escreve tudo aquilo que fica entalado, que não conseguimos expressar. Ela escreve para colorir o que a rotina maçante costuma apagar, por isso a poesia é cor, pinta o mundo com alegria. A escritora escolheu falar desse mundo que precisamos valorizar, que passa despercebido aos nossos olhos. Com palavras gentis e confortadoras a nordestina caiu no gosto do popular e venceu as fronteiras geográficas, que costuma ser o obstáculo para os artistas. O Nordeste está em todo o mundo e todo o mundo está no Nordeste, basta ler os textos da escritora para perceber que não existe diferenças e sim semelhanças.

Contatos

http://facebook.com/lalaveira

http://facebook.com/umanordestinacitou/

http://instagram.com/umanordestinacitou

http://poetasdobrasil.com.br/poetas/show/id/421

Fotos

Outras fontes

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/jovens-escritores-conquistam-fas-com-poesias-publicadas-nas-redes-sociais.ghtml

http://gshow.globo.com/Rede-Clube/Programao/noticia/2016/10/cidade-de-sigefredo-pacheco-e-rica-de-poesia-e-de-muita-atitude.html

 

Última atualização: 08/10/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
1 comentário
  1. Laís, amei sua inspiração. Achei por”acaso” na internet e , vim visitar sua página. Descobri que você é piauiense. Amo o Piauí (sou do Rio) e estou agora em Teresina visitando parentes. Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas