Lucia Lopes

Lucia Lopes – Foto Cineas Santos

Pintura é técnica, mas o que ela é capaz de expressar, isso é arte. A arte de mostrar quem se é de verdade e o que se passa dentro de si e no mundo à sua volta. A tal técnica pode ser aprendida ou aperfeiçoada em escolas especializadas, mas antes disso é preciso um impulso interno, acordar o artista nato ainda adormecido. Sim, a arte é nata e singular. Que o diga Lucia Lopes, artista visual teresinense autodidata, e adepta de pinturas abstratas e ilustrativas. Em meio às cores vivas e traços vários, ela desenvolve um trabalho enigmático, real e inquietante, como ela mesma gosta de destacar. “Eu retrato o mundo real, a gente vive num verdadeiro conflito”, declara a artista. Depois de uma longa pausa, Lucia iniciou suas pinturas com um estilo de trabalho totalmente focado em retratar as emoções humanas em toda a sua complexidade. Com obras espalhadas por galerias em toda a capital piauiense, também divulga seus trabalhos nas redes sociais, o que faz ser cada vez mais conhecida e valorizada. Com pouco mais de dois anos de trabalho já participou de várias exposições como “Reflexos do amor”, “Singularidades”, “Traços Eras” e “Linhas”. Durante essa semana você vai conhecer o trabalho da talentosa Lucia Lopes.

“Eu retrato o mundo atual, a gente vive num verdadeiro conflito.” Lucia Lopes

Nome Completo: Lucia Lopes

Descrição: Artista plástica

Data de Nascimento: 17/12

Local de Nascimento: Teresina-PI

Buscando sua identidade

Não foi influência familiar que fez com que a artista visual Lucia Lopes seguisse pelo caminho da pintura. Tudo aconteceu de maneira muito natural, desde muito nova Lucia já rabiscava, comprava os materiais para seus fazer seus desenhos com o dinheiro que ganhava da mesada. No início não passava de um passatempo. Algum tempo depois, quando adolescente, se mudou para Recife, onde cursou o ensino médio. Ficou balançada em permanecer por lá cursando Artes Cênicas, mas no fim das contas decidiu voltar para a Teresina.  Lucia disse que depois dessa sua volta, não se dedicou prontamente às artes, quis dar um tempo de tudo, afinal ainda era muito nova, e resolveu curtir essa fase sem se preocupar com outras questões artística, ainda estava procurando seu caminho.

Se voltando para a arte

Quando a artista plástica Lucia Lopes revolveu voltar ao mundo das artes, desenvolveu alguns trabalhos como a confecção de etiquetas e camisas estampadas. Também teve experiência com pintura em cerâmica, época em que abriu uma pequena fábrica para se dedicar a essa atividade. Mas foi há apenas dois anos que voltou a se dedicar à pintura em tela. Algo que surgiu como uma maneira de aliviar alguns problemas de saúde que descobriu à época. Nessa sua volta, ainda insegura e com a falta de prática, pelo muito tempo que passou distante do trabalho, contou com o apoio da amiga Josefina Gonçalves, que a incentivou nesse recomeço. Lucia relata que no início as telas não saiam da maneira como ela imaginava, mas que com o tempo, e amparada pela experiência das amigas Josefina e Kátia Velo, foi encontrando seus estilos e formas, que são fruto desse constante redescobrir-se, que para a artista é um exercício diário. “A cada dia para mim é uma descoberta, é um conhecimento, é uma mudança.”

Estilo de vida e sucesso na internet

A artista plástica Lucia Lopes é caseira, gosta de estar com a família e amigos, e leva um estilo de vida zen. Uma maneira que encontrou de tornar seu trabalho conhecido por mais pessoas, foi divulgá-los via internet. O sucesso foi tanto, que não demorou muito para que surgissem convites para expor suas obras em revistas e programas de televisão.  Lucia não gosta de tanta exposição, prefere que todos os holofotes se voltem para suas pinturas, que ela define como retratações dos conflitos internos com os quais a sociedade – e ela se inclui nesse meio – tem que lidar diariamente. A artista revela em traços marcantes e cores vivas o que de mais oculto o ser humano guarda. Há em seus trabalhos uma forte discussão acerca desses temas contemporâneos. Suas referências são Josefina Gonçalves e Alexandra Teodoro, ambas artistas piauienses.

 “A minha arte não tem rótulos.” Lucia Lopes

Estilo da pintura e processo criativo

O trabalho da artista plástica Lucia Lopes é singular, e dotado de forte personalidade. Numa mistura de abstrato e figurativo, todos os seus quadros tem algo a dizer. “Todas as minhas telas têm muita história”, declara a artista.  Umas das coisas que Lucia mais defende é a liberdade criativa, para ela o artista tem que ser livre para desenvolver seus trabalhos sem ter que seguir regras. Ela fala de “arte livre de rótulos” para definir. seu estilo de trabalho, e diz que se deixa guiar totalmente por seus instintos na hora da criação. Seu ritual é ouvir músicas instrumentais, sentar em frente à tela e deixar que o desenho surja de forma natural. Substituindo o pincel pelo trabalho com a espátula e com mãos, cria obras de arte carregadas de autenticidade. E sobre o fato de usar cores fortes, ela diz que fez com a intenção de que as cores influenciem diretamente as pessoas. “O impacto está nessas cores vivas”, declara Lucia, revelando que escolhe tais cores em contraste às cores frias ainda tradicionalmente utilizadas nas pinturas atuais, e que não correspondem ao modo como quer que seus trabalhos sejam vistos

A arte de cada um

A arte ilustrativa tão fortemente carregada de abstração é reflexo dos sentimentos que a artista plástica Lucia Lopes, assim como muitos outros artistas, exporta do seu interior para a superfície das telas. O impacto causado pelas pinturas de Lucia torna-se tão mais forte e profundo com a maior expressão desse “eu” interior da artista, necessariamente combinado com a significação dada por cada apreciador do trabalho. Ainda assim, sendo algo totalmente resultante de um processo interno, não há como julgar a arte em bela ou grotesca. Arte é apenas arte. A artista plástica Lucia Lopes é defensora dessa ideia. “Não existe arte melhor ou pior, existe apenas arte”, pontua a artista. Para Lucia é preciso que tanto amantes da arte quanto curiosos se deixem tocar por aquilo que estão vendo. “Olhe bem, olhe mais de perto. Há sempre algo incrível por trás de um monte de tinta”, a teresinense enfatiza. É por querer que as pessoas olhem mais de perto, que Lucia defende a ideia de ocupação dos espaços de arte pela população, e acredita que nesses locais artistas consagrados e iniciantes devam tenham igual oportunidade de expor seus trabalhos.

A artista livre

A artista plástica Lucia Lopes diz que para ela a pintura é um exercício tranquilizador. “A arte é tão zen, ela me acalma”, declara. Se a artista se sente bem ao exercer seu trabalho, quem vê seus quadros certamente consegue enxergar todo o sentimento fixado em cada tinta aplicada, em cada mínimo detalhe gerado pela liberdade de criar que Lucia tanto defende. “A minha arte é sem rótulos”, declara a teresinense. Se antigamente as pessoas estranhavam seus desenhos, hoje em dia já desenvolveram outra visão. Passaram a observar que há muito para ser dito por meio da pintura, que mais para além de preencher uma tela, os vermelhos, pretos e amarelos contam histórias sobre cada um de nós. E são capazes de tocar a alma humana. Por isso, ao se deparar com um trabalho de Lucia, ou de qualquer outro artista, exercite a observação. Olhe, olhe um pouco mais. Sinta a arte tocar em você.

Contatos

http://instagram.com/lucia.lopes.1238

http://facebook.com/lucia.lopes.1238

Fotos

Vídeo

Exposições

“Reflexos do amor” (2017);

“Singularidades”;

“Traços Eras”;

“Linhas”.

Outras fontes

http://oabpi.org.br/noticia/2687/galeria-montmartre-organiza-exposicao-sobre-o-amor

 

Data de atualização: 07/05/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas