Francineto Saraiva

Francineto Saraiva

Francineto Saraiva é natural de São Miguel do Tapuio-PI e graduado em Letras Português pela UESPI, com pós-graduação. É artista plástico e tem como principal tema o Nordeste, seu povo, sua cultura. Mas também gosta de explorar uma arte mais universal, tendo como base a música e a dança, por exemplo. Quando iniciou nas Artes Visuais, já tinha certo domínio do desenho. Sempre admirou as belas obras através da mídia e livros ilustrados e sonhava um dia pintar daquele jeito. Felizmente, decidiu desenvolver seu talento, principalmente ao perceber demanda por suas obras e sua arte. Hoje, tem trabalhos espalhados por vários estados do país, na Alemanha (Frankfurt) e Noruega.

Nome Completo Francineto Saraiva

Descrição: Artista plástico

Data de Nascimento:

Local de Nascimento: São Miguel do Tapuio-PI

As  cores do nordeste

Francineto Saraiva utiliza basicamente como técnica o óleo sobre tela. Com telas bem coloridas, Francineto ilustra personagens da cultura piauiense e nordestina, e nos conta que deseja, por meio de sua arte, expressar suas fraquezas, grandezas, sonhos, vida, divulgar as potencialidades do Piauí para o mundo e deixar sua existência figurada em sua arte. Para ele, a arte é algo espetacular, como uma linguagem universal de inspiração divina, mas que deve ser compartilhada e ensinada às novas gerações. E por persistir e acreditar na sua arte, hoje com certeza é uma das principais referências das artes plásticas de São Miguel do Tapuio e do Piauí.

O tradutor do Nordeste

 Francineto Saraiva, ou Neto Saraiva, como também é conhecido, participou de várias exposições com suas obras que transbordam a alma sertaneja e nordestina. Seguem abaixo as principais:

2008: Festival de Inverno de Pedro II;

2010: Exposição individual no espaço de exposição da Biblioteca da UFPI, em Teresina, cujo tema era “Dança dos Pontos”; 2013: Exposição coletiva também na UFPI de Teresina;

2014: Participou com dez obras do Artes de Março do Teresina Shopping;

2015: Mostra coletiva no Clube dos Diários.

Pintar sempre!

O sol. O sertanejo. A natureza. A cultura nordestina. São elementos bastante presentes na arte de Francineto Saraiva, como você pode observar nesta tela. Em outras obras, também pode-se observar a música e a culinária do Nordeste, entre outros elementos, em um cenário de muita cor, luz e vida. Sobre seu maior sonho, Francineto nos conta que é continuar fazendo o que mais gosta: pintar. E chegar aos 90 anos bem ativo nesta arte.

A identidade do artista

Na arte de Francineto Saraiva, é possível ver as fortes influências do Cubismo e Pontilhismo. O Cubismo é um movimento artístico caracterizado pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. Já o Pontilhismo, é uma técnica em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador. Além, das influências da arte moderna, resultando em um estilo próprio que dá luz a obras lindas e inspiradoras.

As inspirações do artista

Dos artistas que conheceu por meio de seus estudos sobre a história da arte, Francineto Saraiva se inspira em artistas extraordinários como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Pablo Picasso, Salvador Dali, Degas, Gauguin e Van Gogh. E dos artistas plásticos piauienses, ressalta Nonato Oliveira, seu conterrâneo de São Miguel do Tapuio, Portelada e Dora Parentes. Francineto acredita que o piauiense ainda não despertou inteiramente pela arte, fazendo com que muitos artistas tenham de sair para buscar reconhecimento em outros locais. Para os jovens artistas plásticos, ele recomenda ter paciência com os resultados, porque às vezes demoram, e também aconselha focar no desenvolvimento de uma identidade artística própria, evitando plágio.

Contatos

facebook.com/francinetosaraiva.francineto

Fotos

Vídeos

Exposições

2008: Festival de Inverno de Pedro II;

2010: Exposição individual no espaço de exposição da Biblioteca da UFPI, em Teresina, cujo tema era “Dança dos Pontos”; 2013: Exposição coletiva também na UFPI de Teresina;

2014: Participou com dez obras do Artes de Março do Teresina Shopping;

2015: Mostra coletiva no Clube dos Diários.

Outras fontes

https://www.meionorte.com/cidades/pi/sao-miguel-do-tapuio/nonato-oliveira-e-francineto-saraiva-expoem-obras-de-artes-em-sao-miguel-do-tapuio-245322

http://tudoderevista.blogspot.com.br/2010/12/arte-francineto-saraiva.html

 

Última atualização: 11/09/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas