12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões – Floriano – 8 a 12/11/2017

O SERTÃO EM PIXELS

O encontro entre o cinema e o sertão tem data marcada. Serão cinco dias de uma imersão no imaginário atual do Cinema Brasileiro, e trará as mais belas imagens produzidas pelos cineastas que se comprometem em modernizar o fazer cinematográfico

Cartaz oficialO SERTÃO EM PIXELS encontro entre o cinema e o sertão tem data marcada. Serão cinco dias de uma imersão no imaginário atual do Cinema Brasileiro, e trará as mais belas imagens produzidas pelos cineastas que se comprometem em modernizar o fazer cinematográfico. O Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões traz ao Piauí diversas ações voltadas à produção cinematográfica, que incluem exibições, premiações, seminários e palestras, ocorrerá de 08 a 12 de novembro de 2017 em Floriano/PI com entrada franca.

Um dos destaques da programação será a exibição  do longa-metragem Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, do Rio de Janeiro, do diretor Eduardo Ades e Marcus Fernando, que traz o universo do Anjo Torto para as telas do cinema nacional, e diz-nos das possibilidades de inovar o cinema, o filme conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí e do Governo do Estado do Piauí.Outros longas-metragens que farão parte do Encontro Nacional de Cinema são: Bye Bye Jaqueline, do Paraná, A Repartição do Tempo, de Brasília, A Fera na Selva, do Rio Janeiro, e Divinas Divas, também do Rio de Janeiro.

O público poderá conferir os curtas-metragens documentários: O Elo Perdido, do estado de São Paulo, que abrirá o Encontro no dia 08/11; depois virão os filmes: Cabelo Bom, do Rio de Janeiro, Antes da chuva, de São Paulo, Cine Rio Branco, da Bahia, e o filme Maria, do Amazonas.

Vampiros é um filme de Filipi Silveira, que abre a Mostra Competitiva de Curtas-metragens Ficção, produzido no Mato Grosso do Sul, depois virão nos dias seguintes os filmes: Roleta Russa em Trânsito, do Piauí, Diamante, O Bailarina, de São Paulo, Intocável, do Goiás, e Através de Ti, do Rio Grande do Sul.

As animações: Uma Aventura na Caatinga, da Paraíba, No Caminho da Escola, do Espírito Santo, A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina, do Rio Grande do Sul, O Violeiro Fantasma, do Goiás; e, Meu Vaqueirão, do Piauí.

O Piauí estará bem representado este ano, com mais cinco filmes que farão parte da Mostra Competitiva de curtas-metragens documentários “Piauí na Tela”, com as produções: Reação do Gueto, Estado da Arte (Adriano Abreu), Mistérios e Encantos da Cidade de Pedra, Além das Barracas, Mosaico de Memórias, Na Feira Livre de Picos e Galeria Rua.

“Hoje é considerado o maior festival de cinema do sertão e um dos maiores do Brasil. Com a dimensão do encontro temos grandes cineastas do país que já passaram por aqui, hoje ele tem proporções enormes, temos mais de trezentas inscrições por edição, a importância é inestimável, pois o encontro acontece em uma cidade com apenas 60 mil habitantes e fica a 240 km da capital Teresina no sul do Piauí, uma cidade que não tem cinema por sinal, mas que está cada vez mais apaixonada pelo encontro, todas as edições são lotadas, a verdade é que as casas já não comportam mais a dimensão do evento. Ganhamos força graças ao governo do estado e a Secretaria de Estado da Cultura – SECULT e continuamos na luta com muita garra para que o evento melhore a cada ano e continuar fazendo dele um dos melhores do país.” Afirma Alisson Rocha coordenador do evento.

O público também poderá conferir a programação paralela do Piauí Mix, com os músicos e bandas: Nilton Veloso, Retrohard, Rosinha Amorim, Maurício e Banda e Ícaro e Avelã. Sempre no Cineteatro Maria Bonita, após as exibições dos filmes.

E para os que pretendem investir na própria formação, o Encontro dos Sertões oferecerá gratuitamente oficinas, palestras e workshop, de 09 a 11 de novembro, com temas: Direção, Direção de Arte e Produção, ministrante Fabi Penna; Animação, ministrante – Jackson Abacatu e Workshop de Roteiro, ministrante Paulo Betty.

As inscrições já estão abertas das 8h às 13h no Cineteatro Cidade Cenográfica.

Serviços:

(89) 99419 1989
Cineteatro Cidade Cenográfica
Rodovia PI 05, 2747
Bairro: Santa Rita
Floriano/PI

Por Edson Oliveira.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas