Palácio da Música de Teresina

Em 2018 o Palácio da Música fará 9 anos, o espaço foi criado com a intenção de abrigar os músicos de Teresina, em especial a Orquestra Sinfônica de Teresina e a Banda 16 de agosto que não possuíam espaços adequados para os ensaios. A Banda 16 de Agosto uniu-se e conseguiu, junto com a prefeitura, construir um espaço dedicado especialmente para a música.

Endereço: Rua Santa Luzia, 1241, Centro Sul – https://goo.gl/maps/h7qvsL1GiA62

Telefone: (86) 3215-7848

O antigo Mercado do Cajueiro, que estava desativado, foi o local escolhido para a construção do Palácio da Música, localizado na Rua Santa Luzia, esquina com 13 de maio, centro da cidade. O Palácio da Música conta com salas de estudo, de ensaio e sala para concertos que recebeu o nome de “Possidônio Queiroz” com 140 lugares, além de biblioteca e espaço para apresentações musicais.

A casa que surgiu para abrigar os músicos de Teresina começou a receber outros grupos como a Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, Orquestra de Violões de Teresina, grupos de corais, entre outros. Com o tempo as gestões do Palácio da Música sentiram a necessidade de abrir o espaço para outros eventos, além de cursos voltados para a área musical.

O Palácio da Música tornou-se um espaço de formação, oferecendo oficinas e cursos voltados principalmente para crianças. E o investimento nessa faixa etária vem de uma preocupação que os gestores têm de se formar e criar um público que está em fase de formação, fazendo da música um meio para a transformação desse público, inclusive apresentando uma alternativa para muitos jovens que encontram na música um alento.

Os cursos oferecidos pelo Palácio da Música são Violão, Violino, Viola, Contrabaixo, Violoncelo, Acordeon e Guitarra. Os cursos acontecem nos três turnos e embora o foco seja as crianças e adolescentes existem algumas exceções e cursos voltados para um público de outra faixa etária. Tudo para tentar atender toda a comunidade.

Há mais de 20 anos existe o projeto da Orquestra Escola, que vem desde a Casa da Cultura. No Palácio da Música o projeto se dilatou, também com o objetivo de alimentar a formação dos músicos para a Orquestra Sinfônica.

A orquestra saiu da zona de conforto que é o Palácio da Música e invade a cidade, os espaços periféricos, os locais onde a comunidade frequenta, descentralizando-se e atingindo um público muito maior. Esse contato com a comunidade ampliou o olhar da plateia que cada vez mais procura o Palácio da Música.

Com o crescimento da procura por cursos, o Palácio da Música começou a apresentar outras opções de cursos e o espaço ficou pequeno para tanta demanda. Atualmente a procura para participar dos cursos do Palácio da Música é enorme.

O Palácio da Música tinha quarenta alunos e atualmente são mais de mil alunos, mesmo sem ser uma escola de música. O espaço tenta partilhar com a comunidade a experiência com a música, mas se depara com a limitação do espaço físico, o número de salas não é suficiente para comportar a quantidade de pedidos.

Foram muitas experiências positivas surgidas nessa casa de músicos, tais como os grupos “Quarteto de Sax”, “Ensaio Vocal”, “Orquestra Caneleiro” e as “Fulô do Sertão”. Além de muitos eventos e projetos, como o “Terças Maior” que é voltado para a música autoral piauiense e o “Concertos Matinais” que acontece sempre aos domingos e tem como objetivo compartilhar com o público música de forma gratuita e apresentar os trabalhos desenvolvidos na cidade, aproximando público e artista.

Hoje o grande desafio para a casa é a questão do espaço, tanto para cursos quanto para acolher um público maior. O sucesso dos projetos no Palácio da Música é tão grande que o espaço disponível atualmente não é suficiente para acomodar todo o público. A plateia tornou-se maior que a quantidade de lugares em projetos como “Concertos Matinais” que atrai um público de todas as idades.

“A nossa maior conquista é a presença dos artistas, pois a casa é deles, se eles não estivessem aqui a casa não seria nada. A casa é deles e eles utilizam quando querem, divulgam seus trabalhos, gravar seus DVDs, seus CDs, essa é nossa maior conquista”, comenta Adnayane Marins, Diretora do Palácio da Música.

Confira a programação cultural do Palácio da Música de Teresina: http://165.22.43.48/tag/palacio-da-musica

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas