Braga Tepi e a arte de dar vida ao metal

Braga Tepi

Criar é o maior dom do artista, é por meio da criação que conhecemos ou procuramos compreender as suas subjetividades. E pelas mãos desses criadores somos arremessados em diversos universos, instigados a expandir nossas percepções. Muitas vezes a arte transforma e se propõe a transformar, assim é a proposta de Francisco de Oliveira Braga que faz do metal verdadeiros universos, adicionando vida, criando personagens, histórias e ressignificando sucatas de ferro. O escultor e artista visual mais conhecido como Braga Tepi, nasceu em Buritizinho, zona rural de Teresina. Fez o curso profissionalizante para torneiro mecânico que possibilitou ao artista conhecer as bases para explorar a arte de moldar metais. Braga Tepi tem no currículo exposições como “Molibdênio” (2010), realizada no Shopping Cassino Atlântico e “Alma Vazada” (2012), que aconteceu na Galeria Hrocha, ambas no Rio de Janeiro. Além de ter participado de exposições fora do Brasil, como na Alemanha (2004) e Nova York (2007). O artista também já foi homenageado pelo 18 º Salão de Artes Plásticas de Teresina (2011) e ganhou diversos prêmios locais. As suas obras ultrapassaram fronteiras e encantam o público por onde passam.

“Eu gosto de colocar movimento na escultura, fazer uma linha mais orgânica, exigir mais do metal, pois o ferro, o bronze e o cobre são bem bonitos, não precisam ser pintados.” Braga Tepi

Nome Completo: Francisco de Oliveira Braga

Descrição: Artista visual e escultor

Data de Nascimento: 22/06/1972

Local de Nascimento: Teresina

Escrito por: Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley

O esboço do metal

Tudo se inicia nos rabiscos, nos rascunhos e esboços que precedem a feitura da obra de arte. A obra começa ali na parte do projeto e requer um longo ensaio, cujos resultados são percebidos já na fase do processo. E, esboçando a trajetória do artista que se destaca com as esculturas de metal, é possível perceber que o começo da carreira de Braga Tepi já revelava o potencial da genialidade contida na imaginação do artista. Por volta dos seis ou sete anos de idade, Braga teve contato com a arte no ambiente escolar. Ele estudava em uma instituição filantrópica regida pela igreja católica, que dava aos alunos a formação escolar. Nessa instituição, o menino começou a observar uma das freiras, que, nas horas vagas, desenhava. Braga rememora que o que chamou a sua atenção não foram as outras disciplinas, mas os desenhos feitos pela professora. Ele foi instigado pela paixão de ver surgir sobre a folha vários tipos de desenhos e, então, começou a se sentir motivado para também rabiscar. E o menino passou a desenhar em todo lugar, principalmente nos seus cadernos, até começar a gostar dos seus rabiscos. Seus primeiros desenhos eram reproduções das histórias em quadrinhos. Posteriormente, o artista começou a frequentar outros espaços, nos quais circulavam diversos artistas, como a Praça Pedro II, onde acontecia o Salão de Humor de Teresina. Ao entrar em contato com o Salão e com outros artistas, os desenhos de Braga Tepi ganham outra perspectiva, voltando-se para as temáticas do Salão.

A trajetória do escultor

Bem antes de fazer esculturas, Braga Tepi já desenhava, criava e entendia o caminho para a criação das suas obras. E foi por isso que ele começou a conhecer o mundo das artes e deu de cara com o cenário da música local. Sua inclinação para a música o levou direto para o Rock Teresina, na década de oitenta, período em que, segundo o artista, houve grande efervescência das artes e foi quando o artista começou a desenhar cartuns para fanzines. Nessa época, Braga começou a participar do Salão de Humor, que mudou não só a sua perspectiva, mas também proporcionou ao artista um dos prêmios do concurso. Além disso, o Salão motivou Braga a continuar pesquisando e criando desenhos diversos para participar dos concursos. Contudo, a era digital também atingiu o Salão, que passou a dar muito espaço aos desenhos digitais e, na época, Braga Tepi não tinha condições de ter um computador. Essa barreira fez com que o artista se distanciasse do Salão e buscasse outro caminho. Então, Braga buscou um curso para aprender uma profissão, foi quando começou o curso de tornearia mecânica.

“Eu queria peças que a partir do movimento que as pessoas vissem elas sentiriam uma espécie de um mundo diferente ao redor. Então eu criei o personagem do homem acoplado à máquina.” Braga Tepi

As nuances do metal

Braga Tepi transitou por diversos espaços, demonstrando como dar vida e movimento ao metal. Inspirado no surrealismo e na ficção científica (principalmente no seu subgênero, o steampunk), as suas obras são um amalgama de ideias soldadas com a liga de criatividade que surpreendeu diversos públicos, inclusive a crítica especializada. A explosão de ideias foi sendo materializada na modelagem e construção das esculturas, forçando o artista a se especializar para dominar processos mais eficientes do uso das suas ferramentas de trabalho, como a soldagem. Baga Tepi fez da arte a sua vida e investe seu tempo na feitura das suas obras, na construção das ideias que nutrem cada peça. Segundo o próprio artista, sua arte é fruto da crítica à ideia de “homem máquina”, ao avanço tecnológico selvagem, sem controle e que traz como consequência a perda da humanidade. A manipulação do metal como obra de arte é perigosa e, ao mesmo tempo, bela. Além disso, revela a sua percepção sobre uma outra natureza, um personagem que nunca está estático, sempre estará em movimento. Para o artista autodidata, que aprendeu a viver e se expressar por meio das suas obras, a arte tem um efeito transformador e serve como uma terapia, um ofício que acalma o artista. As obras de Braga Tepi ganharam o mundo e despertam questionamentos, encantam, provocam espectadores de várias partes do mundo.

Contatos

facebook.com/br.bragatepi

instagram.com/bragatepi.oficial/

bragatepi.blogspot.com/

Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

 

Exposições

Molibdênio (2010);

Alma Vazada (2012.

Outras fontes

https://cidadeverde.com/noticias/191683/de-torneiro-mecanico-a-artista-plastico-teofilo-apresenta-braga-tepi

http://www.portalentretextos.com.br/materia/a-arte-de-braga-tepi,3403

https://www.meionorte.com/blogs/culturaeturismo/braga-tepi-da-leveza-e-movimento-ao-aco-281132

Última atualização: 01/10/2018

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas