Festival de Artes Integradas Piaga nos dias 22 e 23 de novembro em Teresina

Nos dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de novembro, às 14 horas, Teresina celebrará o Festival de Artes Integradas Piaga no Espaço Osório Júnior, Clube dos Diários e Teatro Torquato Neto com exposição de vários seguimentos artísticos.

“Piaga tem três significados:  O que adotamos foi a de ancestral piauiense. O segundo significado é o de pajé ou sacerdote, aqui podemos pensar que as pessoas são salvas por meio da arte, o que não deixa de ser um curandeirismo. E o terceiro significado é o que faz referência a religião politeísta dos povos antigos”, destaca Alexandra Teodoro.

Rafael Nolêto, jornalista, escritor e artista, comenta que o termo Piaga é originário do idioma Macro-Jê e significa “Pajé”, “Curandeiro”, “Feiticeiro”. Como os antigos habitantes do Piauí possuíam práticas xamânicas e se comunicavam no tronco linguístico Jê, o termo piaga também é utilizado para se referir a esses nativos do período pré-colonial. Por isso o termo piaga se refere ao que é nativo do Piauí.

“Na contemporaneidade, assumir-se enquanto “piaga”, nativo do Piauí, representa conectar-se à essa herança ancestral do nosso povo, enaltecendo a riqueza e a diversidade da nossa cultura, fortalecendo nossa identidade… O Festival Piaga, dessa forma, reúne múltiplas expressões artísticas do dos piagas contemporâneos, revelando ao público que somos um povo produtivo, criativo, com uma identidade própria e com muito talento para mostrar.” Rafael Noleto

O evento contará com exposições de artes visuais, fotografia, intervenções, música, além de diversas outras artes que compartilharão do mesmo espaço possibilitando ao público uma imersão na produção de diversos artistas piauienses. O Festival tem como objetivo divulgar e fortalecer a cultura piauiense.

Segundo Alexandra Teodoro, produtora do evento, o Festival é uma oportunidade de perceber o quanto é rica a cultura do Piauí.  O evento também é uma oportunidade de diálogo entre artistas de áreas e estilos variados, além de indiretamente ser uma forma de mesclar públicos amantes de vários tipos de artes.

No dia 22/11 (sexta-feira) terá a apresentação do grupo de Capoeira Mestre Bobby na Galeria do Clube dos Diários, exibições de curtas no Teatro Torquato Neto e apresentações nos palcos André Russo e Piaga das Bandas Florais de Terra Quente, Realnarcoliricista, Transtorno, Sundogs (CE), Fronteira Blues, Ell Griff e Opera Decay. Já no dia 23/11 (sábado), não tem desculpa para faltar ao evento, terá transmissão da Final da Libertadores no telão, já no Teatro Torquato Neto o Grupo de Teatro da UESPI apresentará a peça “O Santo Inquérito” e as atrações musicais dos palcos André Russo e Piaga ficarão com as bandas/ artistas Modstock, Caju Pinga Fogo, Cami Rabelo, Radiofônicos, Neanderthais, Phunk Buda (Parnaíba) e Cochá.

São diferentes espaços que atenderão aos mais diversos gostos. Serão 28 expositores no espaço destinado para Exposição de Obras de Arte, terá o Espaço Terra com tenda mística, apresentações de duas peças de teatro e curtas metragens no Teatro Torquato Neto, além de 14 atrações musicais no palco André Russo e no Palco Piaga (no Espaço Osório Júnior ).

Obra de Alana Santos 

O Festival de Artes Integradas Piaga terá a participação de vários artistas como Luciana Martins, Érico Ferry, Alana Santos, Rafael Nolêto, Jader Damasceno,  Amanda Coelho, Jota A., João Torres, Alisson Carvalho, Lis Andrade (lazy), Vai Sabrina, João Torres, Raylane Raio, Luciana Martins, Inácio Portela, Fátima Guimarães, Robinson Levy, Zayze, Iane S., Josenildo, Sabino, Fernando Ramalho, Thais Diniz, Thyara Carvalho, Célia Lopez, Marcus Póvoas, Acácia Valéria, Lourrane Silva, Janaína Lages, entre outros.

A entrada é liberada e totalmente gratuita e os espaços serão abertos às 14 horas.

PROGRAMAÇÃO DO PIAGA FESTIVAL

DIA 22 DE NOVEMBRO:

🎨GALERIA:
14:00 ABERTURA
17:00 CAPOEIRA MESTRE BOBBY

🎬TEATRO TORQUATO NETO
15:00 EXIBIÇÃO DE CURTAS
16:00 ESPETÁCULO ImbirAções
17:40 DOROTHY

🔅PALCO ANDRÉ RUSSO
18:00 FLORAIS DE TERRA QUENTE
18:45 REALNARCOLIRICISTA

🔅PALCO PIAGA
19:30 O TRANSTORNO
20:30 SUNDOGS (CE)
21:30 FRONTEIRAS BLUES
22:30 ELL GRIFF
23:30 OPERA DECAY

DIA 23 DE NOVEMBRO:

🎨GALERIA:
14:00 ABERTURA
17:00 TRANSMISSÃO DA FINAL DA LIBERTADORES NO TELÃO

🎬TEATRO TORQUATO NETO
15:00 O SANTO INQUÉRITO (ELEITO MELHOR ESPETÁCULO PIAUIENSE DE 2019)

🔅PALCO ANDRÉ RUSSO
19:20 MODSTOCK
20:00 CAJÚ PINGA FOGO

🔅PALCO PIAGA
19:30 CAMI RABÊLO
20:30 RADIOFÔNICOS
21:30 NEANDERTHAIS
22:30 PHUNK BUDA (PHB)
23:30 COCHÁ

A GALERIA FICARÁ ABERTA DAS 14 ÀS 20 HORAS
TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA
VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA.

Fotos

Vídeos das Bandas

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas