Que chique! Ponte Estaiada ficará ainda mais aprontada com uma linda escultura de um anjo em homenagem ao poeta Piauiense Torquato Neto

Anjo Torto de Braga Tepi

E aí negrada! Essa é para ficar besta. Teresina terá uma escultura de um anjo com três metros de altura por dez metros de envergadura de asas, em homenagem a Torquato Neto, poeta teresinense, jornalista e letrista de música popular. A peça, assinada pelo artista Braga Tepi, chegará no mês de março, em comemoração aos 10 anos de inauguração da Ponte Estaiada João Isidoro França.

Braga Tepi

Já o arretado escultor e artista visual mais conhecido como Braga Tepi, nasceu em Buritizinho, zona rural de Teresina. Fez o curso profissionalizante para torneiro mecânico que possibilitou ao artista cabuetar as bases para explorar a arte de moldar metais. Braga Tepi tem no currículo exposições estrondantes como “Molibdênio” (2010), realizada no Shopping Cassino Atlântico e “Alma Vazada” (2012), que aconteceu na Galeria Hrocha, ambas no Rio de Janeiro. Além de ter imendado exposições fora do Brasil, como na Alemanha (2004) e Nova York (2007). O artista também já foi homenageado pelo 18 º Salão de Artes Plásticas de Teresina (2011) e ganhou diversos prêmios locais. As suas obras ultrapassaram fronteiras e encantam o público por onde passam.

Vejam alguns trabalhos do Braga Tepi:

Cunversa! A escultura ficará imendada no espaço da alça direita da ponte. O Local passará a ser chamado de Praça do Anjo. O fuxico para o nome veio do poema de Torquato Neto “Let’s Play That”, onde o poeta fala sobre um “anjo louco, torto” e com “asas de avião” veio lhe visitar.

Legenda: Torquato Neto

A obra é uma iniciativa apapagaiada da Semdec tendo a execução por conta da SDU/Leste, que já está realizando a estruturação para receber a obra de arte. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação ficará responsável pela iluminação do local.

Então minha gente, Torquato Neto foi um importante jornalista, compositor, cineasta e ator brasileiro. Ele nasceu em novembro de 1944, em Teresina (Piauí). Em 1961 mudou-se para Salvador (BA). No mesmo ano Torquato resolveu deixar Salvador e mudou-se para o Rio de Janeiro, arredou o pé para cursar jornalismo na Faculdade Nacional de Filosofia. Enquanto trabalhava como jornalista Torquato escrevia poesia e música. Ele desenvolveu amizade e trabalhou junto aos arretado(a)s Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. O artista foi um dos percussores do movimento Tropicalista.

Ar Maria! Muito linda essa homenagem, eternizando em nossa bela Teresina, uma figura arretada para nossa história, arte e cultura, Salve Anjo Torto! Salve Torquato Neto construído pelas mãos sensacionais de Braga Tepi. Salve o Piauí!

Braga Tepi
Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas