Análise iconológica das obras de Akemi Morais

Artigo escrito por Akemi Morais

RELEASE “Quarto e crise”, 2019. Akemi Morais.

Essa obra transformou-se na terceira parte de uma série de representações do meu quarto, em conjunto com “Quarto em Teresina #2” e “A morte de Akemi”. Não foi planejado mas acabou virando uma narrativa, entretanto não a limito com um começo, um meio e um fim. Assim como essas obras anteriores “Quarto e crise” retrata um momento do meu ser e do ambiente palco de todas essas nuances de mim. Dessa vez não quero me ater aos detalhes da pintura, quero deixar essa narrativa acidental à novas possibilidades de interpretação e desfechos ou ramificações.

RELEASE “QUARTO EM TERESINA #2”, 2018. Akemi Morais.

Como inspiração para a construção de minha obra escolhi o pintor Vincent Van Gogh (1853-1890), por admiração e certo fascínio que sinto há anos por todo o seu trabalho e sensibilidade à sua trajetória de vida. Fiz uma releitura da obra “Quarto em Arles” (1888-1889) e trouxe para minha realidade, a ambientação da obra de Vincent é o seu quarto em Arles no sul da França, na minha pintura intitulada “Quarto em Teresina #2” retrato o meu quarto no pequeno apartamento onde vivo na cidade de Teresina. Tentei uma pintura que lembrasse a forma como Vincent pintava suas obras, com pinceladas fortes, uma paleta de cores que o azul e o amarelo quase sempre estavam presentes, e um contorno colorido em elementos da composição. Tive inspiração em outro quadro, “Noite estrelada” (1889), me utilizei das ondulações e adaptando também à minha realidade, retratei o calor, o sol e o dia da cidade onde vivo. O elemento que se olha no espelho e parece não existir, pois apenas o reflexo aparece, é algo mais intimista, que até intitulei de “the dead me”, onde procuro expressar alguns sentimentos que me recorrem. Outros elementos de minha composição que remetem o calor da cidade de Teresina são o ventilador e a rede e a janela aberta. A pintura “Quarto em Teresina #2” é a segunda que faço com a mesma temática e ambientação.

RELEASE “A morte de Akemi”, 2018. Akemi Morais.

Com inspirações nos quadros “A morte de Marat”, de Jacques-Louis David e “Quarto em Arles” de Vincent Van Gogh, me aproprio e trago para minha realidade a ideia de ambientação do quarto e uma figura humana morta com um escrito em mãos que parece importante. Na obra “A morte de Akemi” retrato o ápice da minha exaustão enquanto um ser existente no palco de todo o meu cansaço, solidão e tristeza, meu quarto. O gatilho para esta produção se deu quando percebi que minha vida acadêmica estava matando a arte em mim e desesperadamente anulei essa morte representando-a numa pintura. A figura “meu eu morto” aparece novamente, dessa vez, na janela observando o que acontece no quarto. A garrafa de vinho a derramar no chão representa o escape que encontrei para adormecer o sofrimento da minha mente, mas esse anestésico nunca tem efeito permanente, então, a figura que me representa aparece plena, deitada na rede, depois de tanta exaustão aquela figura encontra paz.

Obras expostas na “Exposição Narrativas” que aconteceu em 2019 na Galeria Louvre Tattoo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas