As fotografias de Jefferson Damacena

Nordestino com orgulho e criado no interior piauiense, Jefferson Damacena é natural de Uruçuí-PI, mas rompe as fronteiras geográficas com as suas criações postadas nas redes sociais. Formado em Técnico em Agroindústria. Ele é conhecido nas artes e redes sociais como Damacena e atua como fotógrafo mobile, ou seja, fotografa usando o celular. Tem 3 exposições, a última está disponível no Instagram do fotógrafo. Damacena é um fotógrafo inquieto, sempre preocupado em pesquisar novas maneiras de fotografar, um apaixonado pelas pessoas, principalmente por retratos.

“A fotografia é arte, pois tudo que você cria é arte.” Jefferson Damacena

Nome Completo: Jefferson de Sousa Damacena
Descrição: Fotógrafo
Data de Nascimento: 27/03/2000
Local de Nascimento: Uruçuí- Piauí
Escrito por: Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley

Um amante das imagens

A produção de imagens era uma das formas de criação que mais chamavam a atenção de Jefferson Damacena, afinal ele sempre esteve muito próximo da fotografia. Por isso, mesmo sem ter influência familiar, Jefferson começou a se aproximar das artes de maneira espontânea e autodidata. “Eu lembro que quando eu era criança e ia para as festas familiares a galera me pedia para eu tirar fotos e elogiavam as minhas fotos. Eu tinha sete anos e para mim era só clicar no botão, mas saíam diferentes.” O seu contato com a arte de modo mais sistemático aconteceu no ambiente escolar. E foi no novo ano do ensino fundamental, especificamente, que o artista se sentiu instigado pelas aulas de artes e pelas imagens diferentes, algumas abstratas e outras conceituais.

Quando o talento supera qualquer obstáculo

Jefferson Damacena conheceu a fotografia conceitual ainda no ensino médio e aquela estética atraiu o olhar do artista que procurou criar vínculos com esses profissionais e se aproximar para se aprofundar naquele estilo de fotografia. A aproximação com os fotógrafos da sua cidade foi o início dessa jornada em busca de absorver os conhecimentos para se desenvolver e ingressar no cenário. Jeferson Damacena encontra, nesse caminho, a pessoa que, de fato, se torna a sua madrinha da fotografia e começa a conversar, além de dar dicas para o que ele produzia. Contudo, a maior parte do que ele desenvolve surgiu de forma espontânea. Mesmo com as oficinas e cursos ofertados na escola, ele foi aprendendo a criar com o clique aleatoriamente e sem ter assistência ou equipamentos necessários. A falta de recurso criou uma brecha para que ele se especializasse com o que havia de disponível, com os seus próprios materiais, com a sua criatividade.

Os primeiros experimentos

Jefferson Damacena começou a experimentar os seus estudos de fotografia de forma empírica, na prática, com vários testes e experimentações. Assim, com essa ousadia de sair testando e experimentando as possibilidades do clique o fotógrafo convida algumas amigas da escola para fazer um ensaio. E a partir desse primeiro ensaio postado nas redes sociais é que os seus colegas começam a perceber e se encantar com o trabalho de Jefferson. Esse primeiro ensaio apresentou o fotógrafo para a cidade e ele afirma que a sua trajetória tem muita espontaneidade e foi sem grandes programações, pois ele foi desenvolvendo seus trabalhos baseado nas suas inspirações.

A identidade do artista

Com a ausência de um curso específico sobre fotografia, Jefferson Damacena começou a pesquisar tutoriais para aprender mais técnicas de fotografias e conta que nessa pesquisa acabou encontrando um conteúdo que ajudou muito na composição das imagens que é o direcionamento de pessoas. A construção das suas fotografias é um diálogo não só com o espaço, mas com as pessoas envolvidas. “Eu procuro me inspirar em coisas aleatórias. As minhas ideias vêm de tudo que vejo, eu só procuro dar a minha identidade ao que faço”, pontua. Segundo Jefferson, sua criação parte de um estudo da própria modelo, ele procura perceber a característica da pessoa para pensar em como será a fotografia. Além disso, seu processo é aleatório e espontâneo, pois ele gosta de ir experimentando no momento do ensaio e se deixando disponível para as ideias que porventura surjam.

Jefferson tem como inspiração e referência a fotógrafa Marcela Velozo que ajudou o fotógrafo entender que não é o equipamento que faz o profissional e sim a vontade de querer aprender e experimentar.

Criando oportunidades

Como Jefferson Damacena queria ser fotógrafo ele se programou para comprar uma máquina fotográfica e nesse período ele já criava suas fotografias pelo celular, mas em 2018 o fotógrafo foi assaltado, perdendo o seu celular. Por isso, ele decidiu investir o que tinha guardado para adquirir outro celular já que precisava também se comunicar. Esse incidente foi responsável pela reestruturada que Jefferson passou, pois ele teve que continuar pesquisando. Além disso, o fotógrafo foi apresentado ao instagram e com o tempo começou a utilizar as redes sociais para a promoção da sua arte que se divide em duas partes: os retratos de modelos no perfil @o.damacena e os experimentos individuais e conceituais no perfil @damacenajeff_.

Contatos

telefone: (89) 988170088

Facebook.com/jefferson.sousa.9883

Instagram.com/o.damacena

Instagram.com/damacenajeff_

Tiktok.com/@o.damacena

e-maildamacenajeff18@gmail.com

Fotos

Vídeo

Exposições

Ensaio Olhares – Uruçuí (2019 );
Ensaio Olhares Flor – Floriano (2019);
Ensaio Olhares The – Teresina (2019);
Exposição em movimento (2020);
Exposição virtual ( 2020 ).

Outras fontes

http://www.noticiasdeurucui.com.br/m/noticias/exposicao-de-fotografia-em-urucui-arrecadara-alimentos-para-criancas-carentes-18455.html

https://www.ifpi.edu.br/urucui/noticias/coral-do-campus-urucui-participa-de-evento-beneficente

https://180graus.com/noticias/exposicao-de-fotografia-arrecadara-alimentos-para-criancas-carentes-no-piaui

 

Última atualização: 26/10/2020

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas