Junta EXPANDIDO abre convocatória para Incubadora: ação de fomento à produção artística do Piauí

Serão selecionadas seis propostas, que vão receber três mil reais cada para desenvolver projetos artísticos

O Junta EXPANDIDO é o projeto de ocupação realizado pelo JUNTA Festival em parceria com a Escola Estadual de Dança Lenir Argento. Desde maio, a ocupação vem promovendo ações formativas e de fomento à criação em dança no Piauí.

Foto: Renata Fortes

Entre oficinas, residências e mostra de vídeos, a gente tem também uma incubadora, que é um processo para investir em artistas-criadores de Teresina, fomentando tanto financeiramente como através da formação desse lugar criativo, para que a gente possa, nesse contexto de isolamento social, fazer algum tipo de “manutenção” no trabalho dos artistas do nosso estado”, explica Jacob Alves, um dos curadores e diretores do JUNTA.

A curadoria da ocupação vai selecionar seis propostas para receber um incentivo financeiro no valor de R$ 3.000 (três mil reais) cada e desenvolver seus processos nas salas de aula da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, durante os meses de agosto e setembro de 2021. Ao final, haverá o compartilhamento público dos processos, em formato a ser definido em diálogo entre cada proposta e a curadoria da ocupação.

  

Uma incubadora é um ambiente fechado, temporário, criado para dar condições de crescimento e desenvolvimento a algo frágil. É fazer crescer, brotar, surgir. A incubadora do Junta EXPANDIDO abrigará artistas de diversas linguagens e seus processos, com foco nas artes vivas, oferecendo espaço, tempo e incentivo financeiro para que possam desenvolver suas investigações. Vamos criar um espaço-tempo dedicado a criação, num momento em que a produção artística local enfrenta os desafios impostos pela pandemia. Aqui, o foco será no processo!”, comenta Janaína Lobo, também curadora e diretora do JUNTA.

Foto: Renata Fortes

A convocatória está aberta até o dia 11 de julho. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível no endereço www.linklist.bio/expandido. Ao se inscrever, a/o artista deverá assumir o compromisso de estar em Teresina durante o período da Incubadora. A análise das propostas será feita entre 12 e 23 de julho, e o resultado será divulgado no dia 25 de julho, nas redes sociais do JUNTA (@juntafestivalteresina no Instagram e @JuntaFestival no Facebook).

O Junta EXPANDIDO, na modalidade OCUPAÇÃO, é financiado pela Lei Aldir Blanc através do edital/prêmio Maria da Inglaterra, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, Governo do Piauí, SIEC, Ministério do Turismo, Governo Federal e tem apoio da Escola Estadual de Dança Lenir Argento – EEDLA.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas