A Procissão das Sanfonas 2021 celebra o centenário de Zé Dantas

O evento anual que se tornou uma tradição em Teresina, a Procissão das Sanfonas, desde o ano passado acontece virtualmente e tem um forte apoio dos músicos piauienses, além da população que acompanha seja presencialmente (como acontecia até 2019) ou na redes sociais o evento. A caminhada dos sanfoneiros ocorre há 13 anos pelas ruas do Centro de Teresina e é promovida pela Colônia Gonzaguiana do Piauí. No dia 2 de agosto, que marca a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga, os músicos e artistas da cultura popular piauiense se juntam nessa grande celebração que começará às 18:30 pontualmente e será transmitida do Museu do Piauí pelo canal do YouTube da Colônia Gonzaguiana e pela TV Assembleia.

Segundo Wilson Seraine, a proposta desse ano é convidar alguns amigos e simpatizantes da cultura gonzaguiana para celebrar o centenário do  José de Sousa Dantas Filho, mais conhecido como Zé Dantas. O compositor, poeta, folclorista e médico nasceu na cidade de Carnaíba, em Pernambuco. Muitas das suas composições se destacaram na voz de Luiz Gonzaga, que foi o seu grande parceiro. Com certeza você lembrará das músicas “Vem Morena”, “A volta da Asa Branca”, “Cintura Fina”, “Riacho do Navio”, “Sabiá”, entre outras que compõem o cancioneiro nordestino e brasileiro.

Neste ano teremos participação de Wagner Ribeiro que compôs a música tema do evento, Gonzaga Lu, Leo do Xenhenhém, Flávio Moura, Flaviano do Acordeon, Lázaro do Piauí e Tairo Silva, as Fulô do Sertão, Caju Pinga Fogo, entre outras atrações. Além disso, o evento terá um depoimento do filho de Zé Dantas e contará com participações virtuais de artistas de destaque nacional como Chambinho do Acordeon, Jaiminho de Exú, Targino Gondim, Poeta Pedro Sampaio, Reginaldo da Silva, entre outras.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas