FestLuso 2021 acontece no final de novembro em Teresina com vasta programação

No período de 22 a 28 de novembro, Teresina sedia a 11ª edição do FestLuso, evento internacional que reúne artistas e grupos teatrais de territórios que tem a língua portuguesa como idioma oficial. O evento vai acontecer de forma híbrida, mas seguindo todos os protocolos sanitários e de saúde relacionados à Covid-19, com apresentações presenciais e transmissões promovidas pelo FestLuso e pelo Grupo Hárem de teatro que comemora 35 anos de existência.

Castro, um dos organizadores, ressalta que estão “acertando alguns pontos” para que o evento seja um sucesso mais uma vez.

“A divulgação do material inicia a partir do dia 10. Além do formato híbrido, o festival promove transmissões por meio das redes sociais do grupo Harém de Teatro e do FestLuso, as apresentações acontecerão no Espaço Cultural Trilhos na Estação e em uma única apresentação no teatro 4 de Setembro”, afirma Castro.

Além de atrações nacionais, vindas do Rio de Janeiro, Bahia e Ceará, em 2021, o Festival de Teatro Lusófono recebe espetáculos de Portugal e Moçambique. O elenco do Grupo Harém de Teatro, realizador do FestLuso, também sobe ao palco com a peça “Abrigo São Loucas II – A Quarentena”. O grupo baiano Vilavox abre o evento com o monólogo “Medeia Negra – um grito, épico, lírico e musical”, que faz uma releitura da tragédia grega a partir do olhar de uma mulher encarcerada. A programação do festival conta ainda com oficinas e shows musicais.

Em 2021, o FestLuso tem o patrocínio da Equatorial Piauí, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A distribuidora já investiu cerca de R$ 10 milhões na cultura local, financiando projetos de norte a sul do estado. “Estamos passando por mais um ano pandêmico e não poderíamos deixar de seguir com nossa política de patrocínio, contemplando uma das categorias mais impactadas por esse cenário. Já são mais de 100 projetos patrocinados, que assim como o Festival de Teatro Lusófono, fomentam a cultura em todo o território piauiense”, declara Joaquim Milhomem, Gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí.

O Organizador ainda destaca sobre a importância da existência de um evento grandioso como o FestLuso para a arte e cultura piauiense. “O Festival Luso tem grande importância, pois ele traz para Teresina e o Brasil pessoas que discutem, debatem, que falam e trabalham com a língua portuguesa e o teatro, em vários países. Então, acontece esse diálogo com os brasileiros e assim vamos construindo cada vez mais uma rede, um intercâmbio, um melhor relacionamento de pessoas que trabalham com a Língua Portuguesa, fortalecendo esse idioma tão importante, tão rico pra nós e para o mundo,” completa.

@festluso_oficial

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas