Teresina sedia a 1° Edição do Festival Retalho

Teresina sedia a 1° Edição do Festival Retalho que acontece de outubro a janeiro com a pintura de murais, prédios e painéis de artistas piauienses e convidados por toda a cidade.

O QUE É O FESTIVAL RETALHO?

O projeto prevê criar um grande museu de arte urbana a céu aberto seguindo a prática muralista que promove a difusão da arte urbana e um novo olhar sob a cidade. A arte urbana, urbanografia ou street artt é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, diferenciando-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial.

Serão cerca de 10 artistas a compor a programação do festival, entre eles piauienses e artistas de outros estados. O evento também vai promover um bate papo com a artista Luna Bastos sobre o protagonismo da mulher no grafite além de possibilitar uma formação prática através do painel da artista. Luna, é artista urbana, ilustradora e tatuadora de 25 anos, nascida no Piauí e atualmente reside entre Rio de Janeiro e São Paulo.

CRONOGRAMA GERAL

Entre outubro e janeiro/2022, o projeto vai entregar 1 mural por semana. O evento recebeu duas intervenções prévias durante o mês de outubro que anunciaram o festival na cidade. O Hospital São Marcos recebeu a arte do artista Hudson Melo como forma de colaboração com a campanha Cultura do Bem, e a Ponte Estaiada, ponto turístico da capital, recebeu um contêiner como intervenção com arte feita pelos artistas WG, Malcom Jefferson e Hudson Melo.

A programação de novembro abre com a artista Línea, com um mural próximo à praça do Fripisa, que iniciou sua pintura nesta segunda-feira, 08/11 e deve finalizar até o final da semana.

Outra iniciativa do festival, é fomentar a participação das mulheres no cenário da arte urbana e por isso, vai promover um bate papo acontecerá de forma presencial no dia exclusivamente para mulheres com a artista Luna Bastos. As inscrições poderão ser feitas através do formulário que será disponibilizado nas redes do festival.

COMO ENTRAR EM CONTATO?

O Festival Retalhos é coordenado pelos artistas WG Mucambo, Malcom Jefferson e Hudson Melo, que já atuam há mais de 5 anos com artistas independentes da arte urbana. O projeto conta com apoio da Secretaria de cultura do estado do Piauí através do Siec e patrocínio da Equatorial Energia, e ainda dispõe de cotas de patrocínio para apoiadores.

Você pode entrar em contato por meio:

E-mail: retalhofestival@gmail.com

Assessoria de imprensa: 86 9832-7630

Telefones: (86) 8834-9841 ou (86) 99949-7873

Instagam: @festivalretalho

Conheça algumas obras dos artistas:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas