“Rumores na terra sobre as feras da chuva”, o novo álbum de ÁSPERO

Tons de azul turquesa, preto e cinza e a “(…) chegada de chuvas fora de época na caatinga trazendo enormes criaturas nos céus de um povoado”. É com esta atmosfera que o ÁSPERO, projeto de narrativas instrumentais radicado no semiárido piauiense, lança o seu quinto (5o) álbum, sendo seu segundo (2o) álbum/fita: o Rumores na terra sobre as feras da chuva.

Diferentemente do álbum/fita anterior, A comitiva de notícias e outras estórias (2021), onde a fita cassete esteve presente especialmente no processo de finalização do álbum, o álbum/fita Rumores na terra (…) foi planejado e executado integralmente em fita cassete. Trata-se de um álbum profundamente analógico, feito à mão – desenhado, escrito, tocado, narrado.

O álbum, pensado como uma narrativa completa, é uma jornada instrumental de música modal e microtonal – usando intervalos de microtons – com a viola de dez cordas. As melodias que povoam a narrativa do álbum oscilam entre inspirações pela música de arte persa iraniana (Dastgah, Tasnifs), bois e toadas nordestinas brasileiras.

Os desenhos que retratam a narrativa se misturam às escrituras das paisagens e pensamentos de personagens; tudo isso rabiscado em uma brochura (livreto) que acompanha a jornada musical.

Apesar do álbum/fita ser, de fato, uma fita cassete acompanhada de uma brochura (livreto), ambos podem ser ouvidos-lidos-vistos digitalmente no website do ÁSPERO ( https://aspero.rainermb.art ), no canal do Youtube e na página do Bandcamp.

Um versão física limitada (30 unidades) do álbum – fita cassete + brochura (livreto) em A5 – estará disponível para encomenda e começará a ser enviada aos que reservarem suas fitas no website do ÁSPERO.

* ÁSPERO é um projeto de narrativas instrumentais com a viola de dez cordas criado por Rainer Miranda Brito. O projeto é um mergulho em pontes culturais e criações de atmosferas imaginárias para explorar tradições e rumores de lugar algum.

 

Informações
Álbum: Rumores na terra sobre as feras da chuva
Formato: Físico (fita cassete) / Digital (fita cassete digitalizada)
Artista: ÁSPERO – narrativas instrumentais (Rainer M B)
Lugar: Caatinga, Piauí (São Raimundo Nonato PI)
Website: https://aspero.rainermb.art 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas