Começa hoje a I Feira do Livro da Diversidade – FLID, veja a programação

Material de divulgação da FLID, Feira do Livro da Diversidade. O fundo é formado por listras em tons de cor de rosa que vão do mais escuro á direita ao mais claro à medida que as listras vão indo para a esquerda. A logo da FLID é formada por FLI em preto e o D é feito por um disco nas cores: amarela, verde, azul, rosa, vermelha e laranja. Ao lado da logo está escrito: Feira do Livro da Diversidade, 27, 28 e 29 de maio de 2022. Complexo Clube dos Diários, Teresina, Piauí. Homenageadas: Amara Moira, Letícia Carolina e Marinalva Santana, cada nome é acompanhado de uma foto de cada homenageada.

A I FEIRA DO LIVRO DA DIVERSIDADE – FLID, organizada pela AVANT GARDE EDIÇÕES e PRODUÇÕES através da escritora e produtora Cultural Marleide Lins, em parceria com o Núcleo de Estudos Literários e Piauiense coordenado pela Profa. Dra. Algemira Mendes – NELIPI/UESPI, CNPQ será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Complexo Cultural Clube dos Diários.

A Feira surge como uma ação de política positiva que versa sobre a temática LGBTQI+, com objetivo de fomentar estratégias de visibilização dessas identidades consideradas “não normativas”. Sabe-se que, nesse país em retrocesso, sem um incentivo a essas resistências culturais, esses segmentos sociais podem minguar dentro da necropolítica que vivenciamos na atualidade.

No Piauí, muito se conquistou e é um estado exemplo para o país. A sociedade civil organizada, especialmente, o grupo Matizes, tem sido de fundamental importância ao lançar questões voltadas para esse tema, contribuindo com o Legislativo e o Executivo por meio de proposições bem fundamentadas. O Núcleo de Literatura e Gênero – NELIPI/UESPI, também, muito tem contribuído, discutindo e investigando este segmento de forma acadêmica, desde artigos a teses de doutoramento.

A Avant Garde Edições em parceria com as instituições citadas desenvolve projetos editorias sobre identidades e diversidade editando obras denominadas “Letras da diversidade”, entre outras séries. Esta parceria pretende realizar mais uma ação coletiva, a FLID, contemplando as letras, as artes e a pesquisa sobre a temática LGBTQI+.

O evento dará visibilidade aos escritores/escritoras, pesquisadores/pesquisadora, artistas com atuações em outras áreas, em simbiose com o grande público LGBTQI+ que representa uma parcela significativa na sociedade.

Considera-se de relevante importância, nestes dias atuais que vivenciamos, com tantas perdas de direitos identitários, avançarmos para não retroceder ao sistema patriarcalista, lgbtfóbico, excludente, que coloca na invisibilidade grandes nomes, apenas por sua oriental sexual e/ou identidade de gênero.

Como enfretamento ao sistema androcêntrico difundirá a CULTURA LGBTQI+ por meio de atividades como CONFERÊNCIAS e MESAS em diálogo com a comunidade acadêmica, artistas e segmento LGBTQI+. Também haverá lançamentos de livros no “Papo Q Vinga”, espetáculos de teatroperformance e DJ.

Para mais informações (clique aqui).

Veja a programação do evento:

 

Dia 27 de maio

18h Solenidade de abertura

Certificação das homenageadas: Amara Moira, Letícia Carolina e Marinalva Santana.

19h Conferência “Transfeminismo” – Dra Letícia Carolina Nascimento

20h  Performance e DJ / Coquetel

Dia 28 de maio

10h Mesa com “Cultura como enfrentamento da LGBTFOBIA”

Noé filho, Avelar Amorim e Marinalva Santana

16h a 18h Papo q vinga com Ítalo Damasceno

17:30h  Mesa “Letras da diversidade”

19h Conferência “Literatura como ferramenta de combate à transfobia”, com Amara Moira.

20:15 DJ HIPERBOLAR

Dia 29 de maio

10h Diálogos de produção e exibição do curta “Hortelã”

Com Ítalo damasceno – produtor

11:30 Balroom

 

Quer Sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas