No Bairro Monte Castelo, moradores e artistas embelezam tradicional escadaria em nome da arte

Foto: G1 Piauí Regis Falcão

Rua Tote Carvalho, bairro Monte Castelo. Uma rua que tem o seu charme próprio e se difere de tantas outras, no cenário urbano de Teresina. É que a via até começa como uma rua comum, mas termina em uma escadaria de mais de 30 degraus. O local diferente, que estava abandonado pelo poder público, está ganhando um trabalho de pintura e revitalização custeado por empresários, e feito pelas mãos de grafiteiros da capital e moradores do próprio bairro.

Foto: G1 Piauí Regis Falcão

 

Subir a escadaria da Rua Tote Carvalho dá acesso à Dota Oliveira. E essa esquina entre as duas vias é um ponto bem elevado e desse local é possível ter uma vista privilegiada do céu da capital e também dos prédios residenciais de outras zonas de Teresina. Por isso, um dos objetivos da revitalização é tornar as escadas um ponto de visitação turística, tanto pela vista quanto pelas escadas em si, a exemplo da Escadaria Seláron, no Rio de Janeiro.

As paredes das casas ao redor também estão ganhando novas cores e frases. “Ame +, Julgue –“, “O Amor Cura” e a palavra “Liberdade” enfeitam o ponto mais alto da escadaria, transmitindo mensagens de respeito e tolerância. Uma das grafiteiras responsáveis pela obra, a Maria Simone, conta que o convite para participar da melhoria do espaço a orgulha como artista.

Foto: G1 Piauí Regis Falcão

“A obra não foi terminada, só será concluída no domingo que vem. Mas foi muito bonito de ver a rua no domingo passado cheio de crianças e suas famílias, ocupando o local, se divertindo e aproveitando o novo momento da rua e da escadaria”, celebrou a artista, que junto à outros grafiteiros.

Contam os moradores mais antigos que a construção dos degraus foi feita em uma das gestões do prefeito Wall Ferraz, na década de 80. A intenção do então chefe do executivo municipal seria usar o ponto mais alto daquela rua como uma espécie de Mirante, já que o local oferecia uma vista bem localizada da capital, que se urbanizava aceleradamente.

Parabéns aos idealizadores e artistas envolvidos pela linda iniciativa, precisamos de mais revitalizações como essa por cada canto do nosso Piauí, como forma poética de representar a nossa arte.

Fonte: o dia

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas