Arrasta pé orgulho LGBTQIA+, acontece nesta terça-feira (28) em Teresina

O Grupo Matizes está organizando um lindo passeio temático que acontecerá nesta terça (28) na avenida Frei Serafim. Com o tema: Arrasta Pé, Orgulho LGBTQIA+, se avexe, sim coisa boa é AMAR a passeata promete reunir uma galera animada.

Para Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes a data é feita para celebrar as lutas por direitos igualitários. “Para nós do Grupo Matizes, a data de 28 de Junho é uma data para celebrar o orgulho de ser o que somos, é um dia de resistência e de luta, pelo próprio marco histórico da data nos remete a 1968 em Nova York, quando várias pessoas LGBTs enfrentaram a polícia da cidade e se insurgiram contra a opressão, contra a repreensão das batidas policiais recorrentes no Bairro Stonewall, então na data de hoje nós vamos para as ruas de Teresina no arrasta pé do orgulho LGBTQIA+”, afirmou.

Segundo Marinalva o arrasta pé será a base de tradições culturais nordestinas. “Nós vamos ter bois, vamos ter quadrilha, brincantes das juninas, Dj’s, shows de Drags, Wagner Ribeiro e o Valor de PI. “É uma mistura de vários ritmos e várias cores para celebrar o orgulho de ser o que somos, e para dizer também que a nossa reivindicação é por igualdade de direitos, e a gente resume essa reivindicação no mood ‘Direitos iguais, nenhum a menos’”, explicou.

Marleide Lins uma das organizadoras do evento explica que “A importância de celebrarmos o dia 25 de junho, Dia do Orgulho LGBTQI+ é dar visibilidade para este segmento sociocultural, suas lutas, conquistas e novos desafios, pois vivemos em uma sociedade androcêntrica. LGBTfóbica. A comunidade precisa construir uma rede de resistência e afeto contra as políticas de retrocessos socioculturais e identitários. Teremos neste encontro no passeio da Frei Serafim apresentação do Boi Mimo de São Jorge, quadrilhas, drags, Trupe de mulheres, Grupo Valor de PI e o Dj Hiperbolar, entre outras manifestações culturais”, pontuou.

A Drag Queen Ysis Malaphaya afirma que o Arrasta Pé, Orgulho LGBTQIA+ emprega dentre suas bandeiras, o respeito. “O momento está sendo realizado para fermentar a nossa luta, pois fazemos parte da sigla, por direitos iguais e respeito como todos. Esse evento serve como símbolo de resistência pra todos nós LGBTQIA+. Resistência de poder ser quem somos sem precisar usar máscaras e moldes que a sociedade impõe. É um grito de liberdade. Num país onde se tem o maior índice de mortes à LGBTQIA+, esse movimento realizado é o que nos motiva a sermos mais fortes e não desistir dos nossos direitos. Não irei performar, mas, irei com uma produção lilás, que representa o RESPEITO. O que TODES NÓS, PRECISAMOS”, explicou.

Ysis Malaphaia – Drag Queen

Richard Henrique é Publicitário, Produtor Cultural, Multiartista e Idealizador do Centro Multicultural Stouradas, e fará uma apresentação para abrilhantar o evento. “Hoje é um dia conscientemente e duplamente político para a comunidade LGBTQIAP+. Celebraremos nossa existência e nossas corpas na rua a favor da diversidade, do amor e do respeito. Ao mesmo tempo, a passeata será um manifesto ao atual governo genocida que nunca nos representará. Pra mim é muito importante fazer parte desta história através da apresentação da minha arte para a cidade. Hoje é dia de dançar, se divertir e vivenciar diversas outras atrações durante esse ato lindo que acontecerá na Frei Serafim. Parabéns ao Matizes e a todes os envolvides pela celebração deste 28 de Junho!”, relatou.

Marinalva Santana convida a toda a sociedade teresinense para estar presente no passeio da avenida Frei Serafim que já está tomada de cores. “A concentração começa às 16 horas, próximo a igreja São Benedito com uma caminhada até a avenida Coelho de Resende onde já temos um palco com decoração e nossas bandeiras, e mais tarde será tomada pela alegria, a irreverência e pelo reencontro”.

Fotos: Grupo Matizes

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas