“Destina”uma obra da artista piauiense inspirada na lenda da Num-Se-Pode

Fotos: Carlos Corrêa Moro (@carlos_correa_moro)

Levita é uma artista que transita entre a dança, a performance, o audiovisual e a música. Bacharela Interdisciplinar em Artes pela UFBA, a travesti piauiense vive entre Salvador e Teresina e tem trabalhos como “Existência LTDA”, “Vazio Amarelo” e “O Cabelo”. A artista voltou ao Piauí para lançar seu primeiro single “Destina” que já está disponível em todas as plataformas digitais e no YouTube.

Design Capa: Wanderson Lima (@wandalo_)

 

“Entre o cortejo e a cortesia, mansidão e valentia, violência e apatia, quem são aquelas que não se podem ser nomeadas, humanizadas, amadas?”, completa.

 

A música tem como inspiração a lenda da Num-Se-Pode, e ressignifica a história através de uma abordagem que busca falar sobre corpos trans e Travestis. Em uma tentativa de recontar essa lenda do imaginário social piauiense e do mundo através de uma perspectiva dissidente de uma história popular, o single da artista mistura elementos regionais nordestinos com batidas eletrônicas e com o ravefunk, compondo uma sonoridade híbrida contemporânea somada com visuais extravagantes.

“Destina é uma música baseada na lenda piauiense que se chama “Num-Se Pode” Através de uma proposta de ressignificação do imaginário social refletido na história marcada pelo cristianismo e pelo provincianismo, questiono quais corpas hoje são as que (desde muito tempo) não se podem”, frisa.

Segundo a artista, o trabalho nasceu através de uma gravação de um vídeo performance em que a visualidade veio antes mesmo da produção e da gravação da música. “Destina” nasce por meio do reconhecimento da “Num-Se-Pode” que existe dentro de si mesma. Através de escritas que compõem uma música que leva o nome da lenda, “Destina” surge de uma composição já preexistente, mas que se transforma ao longo da feitura do projeto, realizada de forma independente com artistas teresinenses e soteropolitanos.

Fotos: Carlos Corrêa Moro (@carlos_correa_moro)

 

“Minhas referências artísticas vêm de muitos lugares, mas acho importante filtrar o que de fato é referência e o que é uma inspiração. Enquanto referências eu prefiro ter artistas brasileiros como Torquato Neto, Stella Simpson, Pabllo Vittar, Caetano Veloso, Neftara, Tertuliana Lustosa, Getúlio Abelha, Linn da Quebrada, Liniker, Caju Pinga Fogo, Calcinha Preta, Ney Matogrosso e Nara Costa. Nesse lugar de inspiração vem muito de Madonna, Joelma, Britney Spears, Mylla Karvalho, Beyonce, Desejo de Menina, Michael Jackson, que foram meus primeiros ídolos quando eu era criança.”

O processo de criação do “Destina” surgiu a partir de uma pesquisa de moda e de um vídeo que a artista gravou que posteriormente se transformou em um vídeo performance, então surgiu a música. E ela comenta que seus processos de criação geralmente acontecem quando surge uma melodia e depois a letra da canção vai sendo construída, o que pode variar, acontecer o inverso, mas de qualquer forma essa letra surge em forma de poesia.

 

Sobre a Levita

Levita é uma travesti não binária, seu nome é fruto de uma luta diária para que seja reconhecido e tem muitos significados como a sensação de vida, do “levitar”. Natural de Teresina, Levita cresceu em Teresina, mas sem se restringir a uma única região, pois desde muito cedo transitava pelos bairros, até porque se mudou de residência muitas vezes.

As maiores referências da artista são os artistas nordestinos piauienses, com destaque para a Tertuliana da banda “A Travestis” e o Getúlio Abelha. No âmbito privado Levita destaca a importância que a sua mãe e avó tiveram na sua vida, pois as matriarcas da família eram mulheres a frente de seus tempos e inspiram muito a artista. A artista já está morando em Salvador há quase 5 anos, mas sempre com um pezinho em Teresina, sua terra natal.

Acompanhe a Levita:

https://instagram.com/elalevita?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Fotos: Carlos Corrêa Moro (@carlos_correa_moro)
Design Capa: Wanderson Lima ( @wandalo_)

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas