Hoje inicia o Festival Sociocultural de Cabeceiras do Piauí 2022

Construído pelo esforço da própria comunidade e resistindo com poucos recursos o Festival Sociocultural de Cabeceiras do Piauí vem transformando a vida de jovens desde 2015 com ações e produções socioculturais cujo objetivo é valorizar as comunidades da região de Cabeceiras do Piauí.

A sétima edição do Festival Sociocultural de Cabeceiras do Piauí acontece hoje, com visitas às comunidades tradicionais, e amanhã, dia 16 de dezembro com o tema “Juventude do campo, das águas e das florestas: resistindo por meio da cultura e na luta por respeito e direitos!”.

Conheça a história do projeto

Criado em outubro de 2015, O PROJETO SARAU CULTURAL iniciou as atividades fornecendo oficinas gratuitas para crianças e adolescentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Cabeceiras do Piauí. Um projeto que nasce da necessidade de discutir e defender o patrimônio histórico, cultural e ambiental do nosso território. Nasce da necessidade de lutar em coletivo por uma cidade mais inclusiva, justa e totalmente livre de preconceitos. Além de se propor a escutar, acolher e incluir crianças, adolescentes, jovens e as suas famílias em vulnerabilidade na sociedade, tornando-os protagonistas da sua própria história.

O Festival Sociocultural de Cabeceiras do Piauí defende a cultura como caminho revolucionário dos gostos, dos gestos, dos afetos e da política.

No ano de 2016 organizou-se e realizou-se a primeira edição do festival com o tema “Uma cidade inclusiva e digna para se viver é possível com luta, cultura, livros e poesia”, onde se apresentou a história da nossa cidade e a cultura do povo e território.

No ano de 2017 o coletivo buscou promover diálogos entre as diferentes linguagens artísticas e ações culturais, estimulando em crianças, adolescentes e jovens o interesse pela música, dança, teatro, poesia, literatura e demais discursos com foco na diversidade cultural. Aqui discutiu-se o poder da descentralização da produção e o acesso à cultura, fortalecendo e desenvolvendo as cidades dos municípios piauienses que estão mais afastados da capital. Com isso realizou-se a segunda edição do festival com o tema “Criar, Realizar e Sonhar: Lutar e mudar as coisas nos interessa mais”.

No ano de 2018 eles mostraram como é importante as diversas atividades culturais que foram realizadas no município e a terceira edição do festival veio com o tema “A transformação social pela arte e pela tolerância!”.

No ano de 2019 deu-se continuidade ao projeto com a política de formação e de difusão cultural no município mantendo a proposta de unir arte e educação nas discussões. Por isso a quarta edição do festival veio com o tema “Arte que afeta, transforma e educa”.

No ano de 2020, o projeto se torna a Associação Cultural ProSarau. E o evento teve que ser reformulado para se adaptar a nova realidade ocasionada pela PANDEMIA de Covid-19. E quinta edição do festival aconteceu de maneira on-line com o tema “Arte e voz das comunidades e povos ribeirinhos”.

No ano de 2021 e em formato híbrido realizou-se a sexta edição do festival com o tema “Da luta pela terra, pela arte a educação do campo”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas