Conheçam Aero: Mergulhos sinceros em ondas violentas

Capa do álbum Espasmos da banda Aero.

A AERO (@aerband), banda de rock alternativo/shoegaze de Teresina, está de volta à cena musical após um hiato de quase quatro anos. Formada em 2007, a banda apenas lançou o primeiro álbum, “Tempestade & Ímpeto” em 2019, resultado dos dois primeiros EPs, “Ímpeto” e “Tempestade”, ambos com temáticas inspiradas no movimento literário alemão “Sturm und Drang”. A sonoridade do grupo é marcada por influências de shoegaze, dreampop e noise pop, elementos que consolidaram sua presença nos principais eventos alternativos da capital piauiense até a separação do grupo em 2019.

Em 2024, o grupo volta a se reunir para tirar do papel projetos e composições inacabadas e espantar alguns fantasmas do passado. Em seu novo trabalho, intitulado Espasmos, o tema escolhido foi o retorno em si, sob a perspectiva do decurso do tempo. O EP aborda o reencontro mais maduro dos integrantes e o papel que a música tem na vida de cada um.

A gravação foi realizada no estúdio Mundo Fechado do produtor musical Marcos Santana (@mundofechadohomestudio), já a arte da capa é da designer Sarah Soares (@croma.teca). Pela primeira vez, todos do grupo participaram ativamente na elaboração das letras, além das contribuições nos arranjos e na idealização das texturas, estruturas e efeitos que dão sentido ao som.

O nome das duas primeiras faixas (“Sustine” e “Abstine”) foram baseadas no princípio estoico “Sustine et Abstine” (em tradução livre: “suporta e abstém-te”), que também se relaciona conceitualmente com o tema escolhido, em virtude da necessária abordagem da aceitação da passagem do tempo, compreendendo os ciclos que envolvem as idas e vindas de um grupo de rock independente e do processo de amadurecimento.

O vocalista e guitarrista do grupo Victor Maia (@victormaia), explica como ocorreu o processo de reencontro da AERO:

“O processo de volta da banda foi meio engraçado, quando a banda rompeu em 2019 todo mundo meio que ‘se intrigou’ um pouco, e o tempo foi sarando essas feridas.

Daí eu e Yuri (@_yukerd) começamos a conversar, vimos que ainda tínhamos algumas histórias pra contar. Fomos pro estúdio e depois de uma sessão de gravação senti que a coisa estava incompleta. Aí eu e ele concordamos que o que faltava era o André (@and_re.oli). Falamos com ele. E aparentemente a gente faltava pra ele também, e ele topou voltar, e cá estamos.

A recepção do nosso novo trabalho tem sido ótima, legal ver a galera que curtia gente em 2019 ainda com a gente ver novos ouvintes chegando”, disse.

Os talentosos artistas da Aero retornam a cena musical local visando trazer um som diferenciado e alternativo. As guitarras de Yuri e Victor estão mais barulhentas do que nunca, formando um tsunami sonoro que abre espaço para delicados dedilhados, respirando por alguns instantes antes de serem esmagados pela onda sonora que nos arrebata em pouco mais de quatro minutos e meio.

“Uma banda alternativa em Teresina é invariavelmente uma banda independente, assim como a gente tem várias outras aí fazendo seus corres: Cidade Devastada, Növa e etc. E toda essa independência movimenta uma parte grande do mercado da arte da cidade. Seja o designer que faz um logo de banda, um fotógrafo pra um conteúdo pra rede social, o estúdio que grava as músicas da galera, o vídeo maker que faz o reels/clipe e etc.

Então a importância do rock alternativo e independente pra cultura de uma cidade como a nossa (que se sabota o tempo todo) é imensurável. O conjunto de artistas locais independentes presta papel mais relevante que qualquer órgão que se destina a isso”, completa Victor Maia.

 

Ouça Espasmos! O mais novo EP da banda AERO está disponível no Spotify e demais plataformas.

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas