Grupo Vagão representará o Piauí em um dos maiores festivais artísticos do País

Foto do Grupo Vagão, três palhaços rindo e erguendo instrumentos musicais: um tambor, uma sanfona e um triângulo.

Texto: Luan Rodrigues

Revisão: Joana Tainá 

 

Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Que o Grupo Vagão vem alcançando ares cada vez maiores a gente já sabe. O trio principal é formado por Jimmy Charles (Palhaço Beiju), Sandy Santana (palhaço batata) e Lucas Nunes (palhaço cuscuz), que recentemente foi selecionado para o Sesc Palco Giratório 2023.

Do Palco Giratório

Segundo Jimmy, o Palco Giratório do Sesc é o projeto mais importante de circulação de artes cênicas do Brasil, e um dos maiores do mundo. O Sesc é a instituição mais importante, organizada e estruturada que trabalha com cultura no país. Todos os grupos sonham em participar desse projeto.

O Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros desde 1998.

Além de apresentações para todas as faixas etárias, uma vasta programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras é realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito.

Os espetáculos selecionados pela curadoria coletiva com técnicos do Sesc de diversas regiões do país têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação.

A participação do Grupo Vagão

Jimmy Charles ressalta que a organização inicial do grupo para o evento se dá por meio de uma pesquisa científica.

“Pra gente é um sonho que vamos realizar. Artisticamente é um grande reconhecimento de excelência para o Grupo Vagão. E não apenas apresentações. São 2 ações: apresentações, pensamento giratório (onde conversamos com colegas e a plateia sobre nossa pesquisa) e intercâmbios (onde interagimos com grupos locais). Isso traz uma experiência hiper enriquecedora pra gente”, afirma Jimmy.

Jimmy celebra com alegria o feito de poder conhecer o universo circense espalhado pelo Brasil. “Somos muito gratos ao Sesc Piauí e ao Sesc Brasil pela oportunidade única de crescimento que estamos tendo. Poder viajar pelo nosso país nos ajudará demais a ter uma visão mais ampla sobre a realidade da arte circense no nosso país e conhecer vários grupos e reencontrar mestres, colegas, amigos e fãs”, pontua Jimmy.

O grupo Vagão vai apresentar o Espetáculo: “Clássicos de Palhaços”, que já é sucesso no circuito cultural infantil piauiense. “Vamos levar a nossa forma de ver e fazer palhaçaria, com simplicidade e nossa identidade cultural nordestina e piauiense. Com nossa alegria, música, timming de piada, de improvisação, ritmo de cena e técnica de arte pública (arte de rua) que encanta as plateias por onde passamos. Sempre respeitando as pessoas, acreditamos que podemos fazer rir sem machucar ninguém. Estamos muito felizes. Vamos fazer nosso melhor,” finaliza Jimmy Charles.

Sandy Santana, o Palhaço Batata, ressalta com felicidade a visibilidade que será dada ao grupo durante a participação no evento. “A importância de estarmos fazendo um evento tão grandioso como esse que é o Palco Giratório do Sesc, um dos maiores projetos do Sesc, é muito importante essa oportunidade de estarmos mostrando o nosso trabalho para boa parte do País, queríamos que fosse mais porque quanto mais sabemos do nosso potencial quanto ator, como artista e desse estudo que fazemos da cultura nordestina introduzida na palhaçaria é muito gratificante de vê o quão longe isso está chegando, e a importância disso é essa nossa troca de energia com outras regionais do Sesc de outros Estados, essa energia que estamos trocando com a nossa cultura, levando nossa cultura nordestina para outros Estados e aprendendo um pouco de lá também, de cada Estado que vamos passar”, afirma Sandy.

O grupo vagão desperta o riso por onde passa, Sandy Santana reconhece o quanto levar essa alegria para outras regiões, dentro de um projeto tão valioso, o deixa bastante feliz. “É muito gratificante e de extrema importância cultural pra gente enquanto ator, humorista, palhaço, só tenho a agradecer a essa oportunidade maravilhosa que teremos nesse ano de 2023, de estar realizando junto com o Sesc o Palco Giratório, o Grupo Vagão aí passando por vários Estados que estaremos levando um pouquinho do nosso trabalho, do humor, da palhaçaria, da nossa essência, apoio, educação, então, só agradecer ao Sesc e a todos que apoiam a nossa arte”, finaliza Sandy Santana.

Lucas Nunes, o palhaço cuscuz, define como “algo enriquecedor”, a participação do Grupo Vagão no Palco Giratório. “É uma grande alegria. O circo e o palhaço têm ganhado novos espaços, e o Sesc cada vez mais com o palco giratório tem proporcionado essas novas formas. E rodar com um espetáculo de palhaço é maravilhoso pois levamos um pouco da nossa terra e cultura nordestina pros outros estados além de beber da fonte das outras culturas, conhecer novos grupos e formas de fazer arte. Então, em todos os sentidos é enriquecedor. Tanto pra nós artistas como para os lugares que vão nos receber”, disse Lucas Nunes.

Apresentações do Grupo Vagão no Palco Giratório

1. Porto Alegre (RS) 25/05;
2. Macapá (AP) 27/05;
3. Fortaleza (CE) 06/08;
4. Crato (CE) 10/08;
5. Cruzeiro do Sul (AC) 12/08;
6. Rio Branco (AC) 15/08;
7. São Paulo (SP) 18/08;
8. São Paulo (SP) 19/08;
9. Arapiraca (AL) 21/08;
10. Maceió (AL) 23/08;
11. Rio de Janeiro (RJ) 30/08;
12. Caicó (RN) 07/10;
13. Poconé (MT) 12/10;
14. HSPC (MT) 15/10;
15. Caxias (MA) 20/10;
16. Salvador (BA) 28/10.

Foto Reprodução/ Grupo Vagão

Quer Sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas