Hoje, dia 8, acontece a ocupação cultural “O Rex é Nosso”, com uma mostra de filmes em frente ao histórico Cine Rex, localizado na Avenida Senador Teodoro Pacheco, em frente à Praça Pedro II, no centro de Teresina. As exibições estão marcadas para as 18h40, mas os artistas começarão a se reunir às 17h, e o evento reunirá artistas e público em uma celebração pela revitalização do centro da cidade.
Segundo o poeta Marco Aurélio, a ideia original era projetar os filmes na fachada do Cine Rex, mas devido à intensa iluminação no local, a equipe optou por realizar a exibição na marquise do cinema, situada ao lado.
O destaque da noite será a exibição do filme “Conheça Timon através do poeta e de sua poesia”, uma produção de autoria do próprio Marco Aurélio, com patrocínio da LPG. Além deste curta, o evento também contará com animações do pioneiro quadrinista piauiense Arnaldo Albuquerque (1952-2015).
“Estamos unidos como um grupo de artistas que luta pela revitalização do Centro de Teresina. O Cine Rex, sendo um cinema tradicional da cidade e futuro local de uma escola de cinema, é o espaço ideal para uma mostra de filmes que representem todos os artistas engajados nesta causa”, afirmou Marco Aurélio.
O Cine Rex, com uma área de 535 m² e um perímetro de 112 metros, foi recentemente desapropriado por decreto publicado na última segunda-feira. O local será transformado em uma Escola de Cinema e ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação (Seduc).
A ocupação cultural “O Rex é Nosso” celebra a desapropriação do Cine Rex e traz uma programação diversificada, que inclui exibição de filmes, apresentações musicais, poesia, teatro, literatura e outras manifestações artísticas.