Dalson Carvalho

Dalson Carvalho – Foto José Ailson (Um Zé)

O cineasta Dalson Carvalho nasceu em Teresina-PI, no dia 11 de setembro de 1983. Escreve, filma, edita e compõe a música dos seus filmes. Foi graduado pela AIC – Academia Internacional de Cinema e tem especialização em Edição. Trabalhou para diversas marcas como Tommy, Adidas, Farm, Natura, Kibon, Vale, Petrobras, tanto em produções nacionais e internacionais. Palestrante e professor experiente, já capacitou dezenas de novos entusiastas no audiovisual. Entre várias premiações se destaca o Golfinho de Ouro em Cannes, através da Conspiração filmes, com a edição do melhor filme empresarial para “Endesa: Brasil Pandeiro” (youtu.be/zQArUsrrPPU). Atualmente se dedica ao seu projeto pessoal de vídeo-poesia, uma mistura de cinema, poesia literária e composição musical, expandindo as formas de expressão através do vídeo.

Nome Completo: Dalson Carvalho

Descrição: Cineasta

Data de Nascimento: 11/09/1993

Local de Nascimento: Teresina-PI

De volta ao lar

O cineasta Dalson Carvalho está de volta a Teresina depois de ficar 7 anos distante, e já veio com muitas novidades. Entre elas, o foco no trabalho de base, na formação e capacitação de novos entusiastas no audiovisual e também sua mais recente oficina de cinema para crianças, um curso de cinema todo voltado para uso de celular e tablets com foto na criançada. Já no dia 11 de novembro (sexta) no auditório da TV antares, Dalson ministrará a palestra “O vazio das palavras: cinema + poesia”. Nessa palestra o cineasta Dalson Carvalho apresenta sua técnica de estudo de roteiros e as noções básicas da linguagem dos planos cinematográficos. A segunda parte do encontro é um workshop prático com a criação de um roteiro, filmagem e edição de um vídeo. Os participantes são conduzidos a pequenos exercícios de criação de roteiro, atuação, direção, filmagem e edição. O evento tem a duração de 4 horas e conta, além de exércitos práticos, com uma seção final de perguntas e respostas.

O olhar do cineasta

O olhar do cineasta Dalson Carvalho​ é único, transgressor, libertador. Por meio da sua arte, Dalson se propõe a nos levar a conhecer o seu mundo particular, propõe uma viagem de descobertas em um mundo pujante de liberdade, poesia e criticidade. Dalson explora desde temáticas de crítica social (bastante forte em seu primeiro filme, “Sem Sentir”) e sexualidade (como no filme “Corpos Humanos”) até vídeos-poesia, seu foco atualmente. É um diretor de cinema tipicamente experimental e autoral, escreve, filma, edita e compõe a música dos seus filmes, proporcionando uma experiência única para quem tem o prazer de entrar em contato com sua arte. Tudo começou com o curta “Sem Sentir”, em 1998. A primeira experiência de Dalson Carvalho já mostra sua originalidade e seu viés crítico. Todo filmado em fitas e editado em videocassete VHS. O diretor surge com um corte rápido, quase que impossível para a tecnologia disposta. A fúria no ritmo e a leveza dos movimentos de câmera revelam o talento do jovem cineasta, que conseguiu uma bolsa na Academia Internacional de Cinema (AIC) graças a esse curta. Abaixo segue parte da Filmografia de Dalson Carvalho.

As referências do cineasta

Dalson Carvalho nos conta que uma das suas maiores influências é o livro “On the Road”, “Pé na estrada” em português, de Jack Kerouac, que leu ainda adolescente. Foi a primeira vez que teve a sensação de que não era ele que estava lendo o livro, mas sim o livro o lendo. Ele descreve essa experiência como uma descoberta da magia, algo que o transformou e o influenciou profundamente na sua vida e na sua arte.

As bases do cineasta

Outras grandes referências de Dalson Carvalho​ são os cineastas Godfrey Reggio e Ron Fricke, cineastas estadunidenses também experimentais e bastante originais. A princípio, as principais influências culturais de Dalton são do exterior, como o rock indie, a geração Beatnik, e afirma conhecer pouco da produção cultural piauiense, apesar de estar muito impactado pela produção artística de Hugo dos Santos​, que teve a chance de conhecer recentemente. No entanto, agora de volta a Teresina, Dalson afirma estar se dedicando a estudar a cultura piauiense, pesquisa esta que futuramente irá virar um filme em homenagem ao Piauí. E já está produzindo um vídeo-poesia sobre Teresina, imaginando como seria Teresina se Teresina fosse uma pessoa. Quais características ela teria? Que idade teria? Com qual personalidade?

Conhecimento é poder

Para quem deseja ser cineasta ou trabalhar com cinema, Dalson Carvalho recomenda estudar! Investir na formação, adquirir conhecimento, aprender a base, e aproveitar todo o conhecimento que hoje em dia está disponível na internet, no youtube. Cursos online, entrevistas com grandes nome do cinema, PESQUISAR! E justamente por acreditar na importância do conhecimento, da formação, Dalson está com uma extensa programação de cursos e workshops para várias idades e perfis para quem deseja entender mais do cinema e da linguagem audiovisual. Para mais informações, acompanhe Dalson em suas redes sociais:

Contatos

http://www.instagram.com/dalson_jr/

http://youtube.com/dalsoncarvalho

http://fb.com/dalsonjr

Fotos

Vídeo

http://youtube.com/user/dalsoncarvalho

Longas

Depois de Nós (Ficção – São Paulo 2006 – Direção Roteiro)

Todos os Dias (Comédia – São Paulo 2006 – Fotografia)

Curtas

Sem Sentir (Experimental – Teresina 1998 – Direção, Foto, Roteiro)

Limítrofe (Drama – Curitiba 2005 – Direção)

Tormenta (Ficção – Curitiba 2005 – Roteiro)

Zilá (Drama – São Paulo 2006 – Fotografia)

A Conquista do Espaço (Ficção – São Paulo 2006 – Roteiro, Fotografia)

A Casa Rosa às 5inco Horas (Experimental – Teresina 2007 – Direção, Foto, Roteiro)

Corpos Humanos (Ficção – Teresina 2007 – Direção, Foto, Roteiro)

Quem São Os Mestres? (Documentário Experimental – Teresina 2007- Direção, Foto, Roteiro)

Primeira Camada (vídeo-dança, rodado na Floresta Fóssil – Teresina 2013)

I Feel So Sad This Evening (clip para banda Validuaté com a poesia de Torquato Neto – 2013)

Número 5 (Vídeo-Poesia – 2015)

7 Recomeços (Vídeo-Poesia – 2015)

Outras fontes

https://www.google.com.br/search?q=Dalson+Carvalho%5B&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&dcr=0&ei=M6HoWbayG82vwgTo8IeQBw

https://www.google.com.br/search?q=Dalson+Carvalho%5B&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&dcr=0&ei=M6HoWbayG82vwgTo8IeQBw

 

Última atualização: 06/11/2016

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Pode Gostar
Leia mais

Maria da Inglaterra

Maria Luiza dos Santos Silva, mais conhecida como “Maria da Inglaterra”, nasceu em Luzilândia em 1940. Começou a…
Leia mais

Lais Rosa

Ela é um sucesso nas redes sociais, seus textos ultrapassaram as fronteiras e conquistaram admiradores de todas as…